Reportagem: Até onde a mídia influencia na escolha do gosto musical?
Leilane Andrade Uma hora da tarde. Um grupo de dez
estudantes discute um tema em comum: a preferência musical. “Eu gosto de
escutar forró porque é bom pra dançar”, diz P., 15. “Eu sei a letra também, mas
aquelas que têm muito palavrão eu não canto não”, completa. “Essas músicas com
palavrão nem deveriam ser tocadas nas rádios. Eu gosto de pop-rock, mas
não vejo muito na mídia. Queria que tivesse mais espaço”, afirma E., 15. “Ah!,
mas eles tocam mais forró porque dá mais audiência”, rebate Y., 15. “Nem gosto
de tudo que passa na TV, era para ter um programa só de música”, fala outro
participante. E assim, a discussão continua...
É com a ideia de mostrar e identificar
a influência da mídia na escolha dos gostos musicais nos jovens entre 13 e 18
anos, que os estudantes do curso de Comunicação Social, da Universidade do
Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Patrícia Paz e Higo Lima, estão
desenvolvendo o projeto “Grupo de Pesquisa e Extensão em Mídia e Música Popular
Massiva” em escolas de Mossoró.
“Queremos aferir até que ponto a mídia
interfere na construção do gosto musical dos jovens. Acreditamos que o consumo
de música pelos adolescentes reflete estratégias da indústria fonográfica, cuja
principal fonte de êxito é a divulgação nos meios de comunicação de massa”,
explica Patrícia Paz.
A mídia costuma ditar regras e também
tem a mania de incentivar determinadas escolhas pessoais. Seguir modas ou tipos
são atitudes comuns entre os jovens de hoje. Diariamente a população recebe uma
grande quantidade de informações sobre o que comprar e a tendência a ser
seguida. Roupas, celulares, carros, artigos de beleza, bebidas, e por
que não dizer, a música? Sim, a música é vista também como um produto a ser
vendido para a grande massa. Raras são as vezes em que os jovens buscam formas
alternativas de estilo musical diferente daquele costumeiramente veiculado.
Geralmente, a mídia consegue impor um
consentimento acrítico para artistas que não se destacam no cenário musical
pela qualidade, mas sim pela demasiada exposição em esfera pública. A ideia
principal do projeto é ampliar o referencial de cultura musical de um grupo de
estudantes para minimizar a influência da mídia em suas escolhas.
[...]
“Erroneamente, eles pensam que a mídia
é boazinha e só toca o que pedem. Eles não percebem que por trás há vários
interesses financeiros e econômicos”, destaca Patrícia.
Segundo o aluno D., 15, o projeto trará
bons resultados. “Vai ser bom porque a gente vai poder pensar e discutir sobre
todos os estilos musicais. Podemos até começar a gostar de outras músicas
depois que conhecer”, ressalta.
[...]
“A
principal contribuição do projeto é possibilitar uma mudança de atitude do
nosso público-alvo em relação às estratégias de sedução da mídia, provocando
discussões e assim, fazer com que o grupo ofereça resistência às imposições da
mídia”, finaliza Patrícia Paz.
O Mossoroense.
Disponível em: http://www2.uol.com.br/omossoroense/301107/conteudo/cotidiano.htm. Acesso em: 3 mar. 2015. (Fragmento).
Fonte: Livro Língua
Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição.
São Paulo, 2015 – Moderna. p. 78-80.
Entendendo a reportagem:
01 – De acordo com o texto,
qual o significado das palavras abaixo:
·
Mídia: meios de comunicação social de massas como o rádio, o cinema,
a televisão, a internet, a escrita imprensa em livros, revistas, boletins,
jornais, etc.
·
Aferir: examinar, medir.
·
Indústria
fonográfica: o conjunto das
empresas especializadas em gravação e distribuição de mídia sonora (como CD,
vinil e mp3).
·
Êxito: sucesso.
·
Meios
de comunicação de massa: todos os
suportes de divulgação e distribuição da informação como rádio, cinema,
televisão, imprensa, etc.
·
Grande
massa: grande quantidade de pessoas;
multidão de pessoas.
·
Impor
um consentimento acrílico [...]: obrigar
que as pessoas aceitem artistas sem avaliar sua qualidade.
·
Demasiada: excessiva, exagerada.
02 – Qual foi o fato ou
acontecimento que gerou essa reportagem?
O desenvolvimento
do projeto “Grupo de Pesquisa e Extensão em Mídia e Música Popular Massiva” em
escolas de Mossoro, pela UERN.
03 – De acordo com a
reportagem, qual era o estilo musical que mais tocava na mídia em 2007, data em
que a reportagem foi produzida, na cidade de Mossoró?
O estilo musical mais tocado era o forró.
04 – Que explicação um dos
entrevistados dá para esse fato?
O jovem Y. disse
que o forró era o ritmo mais tocado porque era o que dava mais audiência.
05 – De acordo com o quarto
parágrafo, o que levaria os jovens a ouvir mais certo estilo de música?
O fato de eles costumarem ouvir apenas o
que está mais na mídia.
06 – Qual é o objetivo do
projeto?
Medir até que
ponto a mídia interfere no gosto musical dos jovens.
07 – Você costuma ouvir só o
que circula na mídia (rádio, TV, inclusive na internet) ou descobre novos
cantores por outros meios? Explique sua resposta.
Resposta pessoal do aluno. Sugestão:
Descobrem novos cantores por outros meios, amigos, familiares e buscas em
rádios de diferentes estilos musicais.
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