sexta-feira, 8 de julho de 2022

REPORTAGEM: ATÉ ONDE A MÍDIA INFLUENCIA NA ESCOLHA DO GOSTO MUSICAL? LEILANE ANDRADE - COM GABARITO

 Reportagem: Até onde a mídia influencia na escolha do gosto musical?

Leilane Andrade

  Uma hora da tarde. Um grupo de dez estudantes discute um tema em comum: a preferência musical. “Eu gosto de escutar forró porque é bom pra dançar”, diz P., 15. “Eu sei a letra também, mas aquelas que têm muito palavrão eu não canto não”, completa. “Essas músicas com palavrão nem deveriam ser tocadas nas rádios. Eu gosto de pop-rock, mas não vejo muito na mídia. Queria que tivesse mais espaço”, afirma E., 15. “Ah!, mas eles tocam mais forró porque dá mais audiência”, rebate Y., 15. “Nem gosto de tudo que passa na TV, era para ter um programa só de música”, fala outro participante. E assim, a discussão continua...

        É com a ideia de mostrar e identificar a influência da mídia na escolha dos gostos musicais nos jovens entre 13 e 18 anos, que os estudantes do curso de Comunicação Social, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Patrícia Paz e Higo Lima, estão desenvolvendo o projeto “Grupo de Pesquisa e Extensão em Mídia e Música Popular Massiva” em escolas de Mossoró.

        “Queremos aferir até que ponto a mídia interfere na construção do gosto musical dos jovens. Acreditamos que o consumo de música pelos adolescentes reflete estratégias da indústria fonográfica, cuja principal fonte de êxito é a divulgação nos meios de comunicação de massa”, explica Patrícia Paz.

        A mídia costuma ditar regras e também tem a mania de incentivar determinadas escolhas pessoais. Seguir modas ou tipos são atitudes comuns entre os jovens de hoje. Diariamente a população recebe uma grande quantidade de informações sobre o que comprar e a tendência a ser seguida. Roupas, celulares, carros, artigos de beleza, bebidas, e por que não dizer, a música? Sim, a música é vista também como um produto a ser vendido para a grande massa. Raras são as vezes em que os jovens buscam formas alternativas de estilo musical diferente daquele costumeiramente veiculado.

        Geralmente, a mídia consegue impor um consentimento acrítico para artistas que não se destacam no cenário musical pela qualidade, mas sim pela demasiada exposição em esfera pública. A ideia principal do projeto é ampliar o referencial de cultura musical de um grupo de estudantes para minimizar a influência da mídia em suas escolhas.

        [...]

        “Erroneamente, eles pensam que a mídia é boazinha e só toca o que pedem. Eles não percebem que por trás há vários interesses financeiros e econômicos”, destaca Patrícia.

        Segundo o aluno D., 15, o projeto trará bons resultados. “Vai ser bom porque a gente vai poder pensar e discutir sobre todos os estilos musicais. Podemos até começar a gostar de outras músicas depois que conhecer”, ressalta.

        [...]

        “A principal contribuição do projeto é possibilitar uma mudança de atitude do nosso público-alvo em relação às estratégias de sedução da mídia, provocando discussões e assim, fazer com que o grupo ofereça resistência às imposições da mídia”, finaliza Patrícia Paz.

O Mossoroense. Disponível em: http://www2.uol.com.br/omossoroense/301107/conteudo/cotidiano.htm.  Acesso em: 3 mar. 2015. (Fragmento).

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 78-80.

Entendendo a reportagem:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Mídia: meios de comunicação social de massas como o rádio, o cinema, a televisão, a internet, a escrita imprensa em livros, revistas, boletins, jornais, etc.

·        Aferir: examinar, medir.

·        Indústria fonográfica: o conjunto das empresas especializadas em gravação e distribuição de mídia sonora (como CD, vinil e mp3).

·        Êxito: sucesso.

·        Meios de comunicação de massa: todos os suportes de divulgação e distribuição da informação como rádio, cinema, televisão, imprensa, etc.

·        Grande massa: grande quantidade de pessoas; multidão de pessoas.

·        Impor um consentimento acrílico [...]: obrigar que as pessoas aceitem artistas sem avaliar sua qualidade.

·        Demasiada: excessiva, exagerada.

02 – Qual foi o fato ou acontecimento que gerou essa reportagem?

      O desenvolvimento do projeto “Grupo de Pesquisa e Extensão em Mídia e Música Popular Massiva” em escolas de Mossoro, pela UERN.

03 – De acordo com a reportagem, qual era o estilo musical que mais tocava na mídia em 2007, data em que a reportagem foi produzida, na cidade de Mossoró?

      O estilo musical mais tocado era o forró.

04 – Que explicação um dos entrevistados dá para esse fato?

      O jovem Y. disse que o forró era o ritmo mais tocado porque era o que dava mais audiência.

05 – De acordo com o quarto parágrafo, o que levaria os jovens a ouvir mais certo estilo de música?

      O fato de eles costumarem ouvir apenas o que está mais na mídia.

06 – Qual é o objetivo do projeto?

      Medir até que ponto a mídia interfere no gosto musical dos jovens.

07 – Você costuma ouvir só o que circula na mídia (rádio, TV, inclusive na internet) ou descobre novos cantores por outros meios? Explique sua resposta.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Descobrem novos cantores por outros meios, amigos, familiares e buscas em rádios de diferentes estilos musicais.

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