domingo, 17 de julho de 2022

CONTO: O VEADO E A ONÇA - PARTE 2 - ANA MARIA MACHADO - COM GABARITO

 Conto: O veado e a onça – Parte 2 

              Ana Maria Machado

        O veado bem que ficou com medo, afinal onça é onça... Mas ele tinha trabalhado muito para fazer aquela casa e não ia entregar assim, para a primeira valentona que aparecesse:

        – Desculpe, Dona Onça, mas deve haver algum engano. Essa casa é minha, fui eu que fiz. Quem sabe a senhora não se enganou de lugar, assim, no escuro?

        Primeiro, a onça ficou ainda mais furiosa ao ouvir aquilo. Rosnou e berrou:

        – Está achando que eu sou idiota, é? Que não sei onde foi que eu mesma trabalhei tantas noites?

        Mas o veado ficou firme:

        – A senhora me desculpe, mas quem trabalhou aqui fui eu, muitos dias. Limpei o terreno, finquei os esteios, levantei as paredes, preparei o telhado, o encanamento, as portas e as janelas...

        A onça foi desconfiando de alguma coisa e respondeu, já berrando menos:

        – E eu cortei as varas e as taquaras, completei as paredes, botei a palha no telhado, fiz o encanamento, fechei as portas e as janelas...

        Ouvindo isso, o veado entendeu alguma coisa. Os dois se olharam ressabiados, cada um deu um sorriso sem graça...

        – E o tempo todo eu achava que era o deus da mata me ajudando... – disse o veado.

        – Pois é... Eu também achava – confessou ela.

        – Então eu trabalhava de dia e a senhora trabalhava de noite...

        Os dois entenderam tudo. Mais havia um problema: de quem era a casa, agora que estava pronta?

        Todos os dois achavam que eram donos da casa, e não queriam desistir.

        – Tenho uma ideia! – exclamou a Onça – Se nós fizemos a casa juntos, podemos morar juntos. Somos sócios.

        “Morar com uma onça?”, pensou o veado. “Não pode dar certo...”

        – Acho até que vai ser muito bom – insistiu ela – Você sai de dia para pastar, eu saio de noite para caçar. Nós não vamos nos encontrar nunca. E vai ter sempre alguém na casa, ela vai estar sempre bem cuidadinha...".

        “Vai ser perfeito”, pensava a onça. “Fico com uma casa ótima, que nem deu muito trabalho, e ainda guardo uma reserva de comida dentro dela. Se algum dia não encontrar caça, créu! É só comer o sócio!”

        O veado acabou concordando, porque não queria entregar a casa que lhe dera tanto trabalho. Mas sabia que aquela sociedade era muito arriscada e tratou de ficar atento ao perigo.

        Durante alguns dias, a combinação deles funcionou. Mas a onça não aguentava mais de vontade de comer o veado e resolveu começar a assustá-lo, pensando que se ele tivesse medo dela, não ia lutar quando ela avançasse nele um dia. E para mostrar que era forte e sabia matar, passou a trazer para casa os restos da caçada da noite.

        O veado acordava cedo, ia saindo, e lá vinha a onça com um coelho, uma paca ou um quati que ela mesma tinha caçado.

        O Veado foi ficando cada dia mais preocupado e acabou contando para os amigos o que tinha acontecido. Todos resolveram ajudar. Um deles disse:

        – Eu vi lá na aldeia do homens uma pele de onça esticada para secar no sol. Podíamos pedir emprestada...

        – Isso mesmo! – concordou o veado – Vou dizer que é um tapete novo para a casa.

        E assim fizeram.

        Quando vinham voltando com a pele de onça, aí, sim, foi que o deus da mata ajudou. Porque encontraram no caminho o cadáver de uma onça que tinha despencado de uma ribanceira e morrido. Resolveram levar também.

        Era pesadíssima! Precisavam juntar quatro veados forte para conseguir levar, e toda hora ela escorregava, eles tinham que aparar com a ajuda dos chifres, e ela foi ficando toda espetada. Finalmente, quando já estava anoitecendo, chegaram perto da casa.

        O dono da casa foi na frente, com a pele da onça. Os quatros amigos vinham mais atrás, devagar.

        Chegando no quintal, com a pele enrolada, ele viu duas onças, e a que dividia a casa com ele foi dizendo:

        – Você não se incomoda, não é? Chamei uma amiga para vir jantar comigo hoje...

        Ele levou um susto, ficou com o coração batendo apressado. Mas aguentou firme, e respondeu como se não ligasse:

        – Me incomodar? Por quê? Acho ótimo! Eu estava mesmo querendo dar uma festa hoje, para inaugurar este tapete novo que eu trouxe para nossa casa...

        E desenrolou a pele

        As duas onças esperavam por tudo, menos por aquilo. A dona da casa engoliu em seco e perguntou:

        – Onde foi que o senhor conseguiu isso, compadre?

        E o veado reparou que, pela primeira vez na vida, ela o chamava de senhor... Sinal de respeito. Respondeu, com um ar distraído, aproveitando para chamar a onça de você:

        – Cacei lá para as bandas da figueira-brava... Como você deve saber, nós, os veados, temos um jeito secreto de dar chifradas em onça, que é tiro e queda. Ela morre na hora. Por isso é que casa de veado é sempre quentinha, toda forrada de pele de onça, bem macia. Você não sabia?

        As duas se entreolharam. Ele continuou:

        – Mas vocês não precisam ficar com medo. Acho que com estas duas peles já dá para forrar quase todo chão da casa...

        – O senhor disse duas? Mas é uma só...

        – Uma aqui na minha mão, já pronta... A outra onça eu larguei ali no terreiro, e os meus amigos me ajudar a esfolar... – disse ele, apontando para o cadáver todo marcado de chifradas, no chão do quintal, com quatro veados enormes ao lado.

        As duas onças começaram tremer, e um dos veados olhou para elas e exclamou:

        – Oba! Mais dois tapetes!

        O dono as casa se adiantou, com um ar protetor, e disse:

        – Não, nestas aqui ninguém toca. Uma é minha sócia, outra é minha hóspede...

        Mas as onças foram recuando, meio sem graça, e a dona da casa disse:

        – Na verdade, compadre, eu estava só esperando o senhor chegar para me despedir. Eu estou de mudança, sabe?

        – É... – confirmou a outra. – Ela vai morar comigo. Eu tenho uma caverna muito jeitosa, fresquinha, com bastante espaço, e ando querendo companhia...

        Na mesma hora, o veado aprovou a ideia:

        – Bom, se é assim, seja feliz! E não me leve a mal, mas confesso que até acho bom, porque meus amigos podem vir morar comigo, e num instante vamos conseguir as outras peles que faltam para forrar as paredes e o resto do chão...

        Fez uma pausa e perguntou:

        – Aliás, você não quer deixar o endereço novo, explicar bem explicado onde fica essa caverna?

        A onça foi s afastando com a amiga. Já saindo da clareira, se virou para trás e disse:

        – É muito longe, compadre, muito longe. O senhor não ia achar... Muito longe!

        Deve ser. Porque elas nunca mais voltaram. Nunca mais mesmo.

     MACHADO, Ana Maria. Histórias à brasileira. A moura torta e outras. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002, p. 39-42.

           Fonte: Língua portuguesa – Coleção Brasiliana – 5° ano – Ensino Fundamental – IBEP – 2ª ed. São Paulo – 2011. p. 43-9.

Entendendo o conto:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Bandas: lados.

·        Inaugurar: usar pela primeira vez, estrear.

·        Ressabiados: desconfiado, assustado.

02 – Você gostou da forma como a onça e o veado resolveram a situação? As suas expectativas foram confirmadas ou você imaginou um desfecho trágico?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – No começo da conversa com a onça, o veado tinha um motivo para fugir e outro para não desistir da casa. Explique esses dois motivos.

      Motivo para fugir da onça: Medo. Porque onça é onça.

·        Motivo para não desistir da casa: Porque ele trabalhou muito na construção da casa, sem contar que foi ele quem achou o local.

04 – De que forma os dois animais entenderam o que havia acontecido durante a construção da casa?

a)   Um vizinho que viu tudo apareceu e explicou para eles que cada um havia feito uma parte da casa.

b)   O deus da mata apareceu e contou como ajudou a ambos.

c)   Eles foram conversando e puderam esclarecer tudo.

05 – Em seus pensamentos, de que modo a onça se refere ao veado?

a)   Reserva de comida.

b)   Deus da mata.

c)   Caça.

d)   Compadre.

e)   Sócio.

f)    Amigo.

06 – Explique as expressões destacadas:

a)   “A dona da casa engoliu em seco...”.

Porque foi um susto, as onças jamais esperariam que os veados pudessem matar uma onça.

b)   “... temos um jeito secreto de dar chifradas em onça, que é tiro e queda”.

Quer dizer que as chifradas seriam certeira sem chance de vida para onças.

07 – Por que a onça disse ao veado que convidou uma amiga para o jantar?

      Porque tinham a intensão de jantar o veado.

08 – O que fez a onça decidir ir embora de vez com a amiga e deixar a casa para o veado?

      Medo de ser atacadas pelos veados, depois de tudo o que elas viram.

09 – Os contos populares podem ser classificados de acordo com o tema da história ou com a mensagem que eles transmitem. Como você classificaria o conto “O veado e a onça”? Explique sua resposta.

      Resposta pessoal do aluno.

a)   Conto de esperteza.

b)   Conto de travessura.

c)   Conto de amizade.

d)   Conto da origem das coisas.

e)   Conto de assombramento / assombração.

10 – Ao perceber que não seria fácil decidir a quem pertencia a casa que ambos construíram, a onça teve uma ideia.

a)   Que ideia foi essa?

Se nós fizemos a casa juntos, podemos morar juntos. Somos sócios.

b)   Quais foram os dois argumentos que ela usou para convencer o veado a aceitar sua proposta?

Você sai de dia para pastar, eu saio à noite para caçar.

E vai ter sempre alguém na casa, ela vai estar sempre bem cuidadinha.

c)   Qual era a verdadeira intenção da onça?

“Vai ser perfeito”, pensava a onça. “Fico com uma casa ótima, que nem deu muito trabalho, e ainda guardo uma reserva de comida dentro dela. Se algum dia não encontrar caça, créu! É só comer o sócio!”

11 – Durante alguns dias, o acordo entre a onça e o veado funcionou, mas a onça começou a ter dificuldades para cumprir o combinado. As informações abaixo resumem o que aconteceu a partir desse momento de tensão, mas estão fora de ordem. Sua tarefa será a de indicar a sequência correta delas. Dica: a 1ª é a letra “C”.

a)   Ela começou a trazer para casa os restos da caçada da noite. 2.

b)   Ele acabou contando para os amigos o que tinha acontecido. 4.

c)   A onça resolveu assustar o veado para que ele ficasse com medo dela. 1.

d)   Os amigos do veado resolveram ajuda-lo e elaboraram um plano para assustar a onça. 5.

e)   O veado foi ficando cada dia mais preocupado. 3.

f)    No caminho, os amigos encontraram o cadáver de uma onça que tinha despencado de uma ribanceira. 7.

g)   Ao ser carregada pelos veados, a pele da onça foi ficando toda espetada. 8.

h)   Eles pediram uma pele de onça emprestada aos homens da aldeia. 6.

12 – Os trechos seguintes são do conto lido. Copie apenas a fala do narrador de cada trecho e observe os verbos destacados.

a)   – Quer dizer que era você... – disse a onça.

b)   – Pois é... Eu também achava – confessou ela.

c)   – Tenho uma ideia! – exclamou a onça. – Se nós fizemos a casa juntos, podemos morar juntos. Somos sócios.

d)   – Isso mesmo! – concordou o veado. – Vou dizer que é um tapete novo para a casa.

e)   As duas começaram a temer, e um dos veados olhou para elas e exclamou:

Resposta pessoal do aluno.

13 – Junto com os colegas e com a ajuda do professor, analise o exercício anterior e relacione os itens referentes aos trechos em que ocorre:

·        A fala do narrador aparece antes da fala da personagem.

·        A fala do narrador aparece no meio da fala da personagem.

·        A fala do narrador aparece depois da fala da personagem.

Resposta pessoal do aluno.

14 – Copie os verbos destacados nos trechos do exercício 12, explique para que servem esses verbos no texto.

        Os verbos que indicam a fala de personagens são chamados verbos dicendi, ou verbos de dizer.

      Resposta pessoal do aluno.

15 – Quanto ao tipo de narrador, copie a afirmação correta.

a)   Nesse conto, o narrador participa da história, é narrador personagem.

b)   Nesse conto, o narrador não participa da história, é narrador observador.

 

 

 

Um comentário: