Tira: Barata Fliti
Fernando Gonsales.
Níquel Náusea. A barata Fliti.
Fonte: Livro Língua
Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição.
São Paulo, 2015 – Moderna. p. 249.
Entendendo a tira:
01 – Quando alguém diz que
comeu algo estragado, como as pessoas ao redor costumam reagir?
Costumam ficar penalizadas pelo mal-estar
da pessoa, ou enojadas, ao pensar no alimento deteriorado.
02 – Por que, então, a
reação das colegas de Fliti foi surpreendente e, por isso, pode provocar o riso?
Porque elas
reagiram com grande entusiasmo diante da revelação da amiga, querendo saber
onde estava a comida estragada.
03 – No caderno, reescreva a
primeira fala da barata Fliti, substituindo a palavra estragado por outra de sentido equivalente.
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Comi um rango beeeeem podre.
04 – A que classe gramatical
pertence a palavra que você usou no lugar de estragado?
É um adjetivo.
05 – Observe, agora, esta
frase:
Fliti não se importou quando percebeu
que a comida tinha estragado.
·
Nesse caso, também é possível fazer a
substituição por uma palavra pertencente à classe gramatical que você apontou
no item anterior? Por quê?
Não, porque a palavra estragado está fazendo parte de uma locução
verbal.
06 – No último quadrinho, a
barata diz: “Não devia ter revelado
meu segredo!”
·
A palavra revelado pertence à mesma
classe gramatical da palavra estragado na tira ou à classe da palavra estragado
no exemplo da questão anterior? Por quê?
Trata-se de um caso semelhante à frase que demos como exemplo na
questão anterior, porque a palavra também está fazendo parte de uma locução
verbal e, portanto, não pode ser trocada por um adjetivo.
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