terça-feira, 19 de julho de 2022

TIRA: MEU DOCINHO - FERNANDO GONSALES - NÍQUEL NÁUSEA - COM GABARITO

 Tira: Meu docinho

 

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVkJNAARrS-nrzpmjk2qIS9uiCcw4BlkCJB-U1i1X34Ti4Dy3Ik8tHJf4HHSq9uXS_TzcICgGTDQXagfcA9QNC88qVTtn8IOwXxr8IOj6N62yd2rbbkg3CX-qQ1Y3XYKIW2SEyuqaCF-viB6ostAU2f9zC7kstjnUUtgJA-pD4MsMyRceXHYmsk6E3/s320/DOCINHO.jpg

Fernando Gonsales. Níquel Náusea.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 225.

Entendendo a tira:

01 – As palavras pudim, quindim, doce de leite e algodão-doce compõem um campo semântico. Que nome você daria a esse campo? Lembra-se de considerar o que elas têm em comum.

      O campo semântico dos alimentos doces.

02 – O que pode haver de semelhante entre as personagens da tirinha, o pudim, o quindim, o doce de leite e o algodão-doce?

      Por serem namorados, eles veem um ao outro como doces, deliciosos, deleitantes, adoráveis...

03 – Podemos dizer que foi feita uma metáfora nessa tira? Por quê?

      Sim, porque palavras de determinado campo semântico (alimentos doces) foram usadas em outro campo semântico, o dos seres humanos, passando a designar um homem e uma mulher.

04 – Por que as formigas atacaram o casal de namorados? O que elas entenderam da conversa deles?

      Porque elas consideraram o que foi dito ao pé da letra. Não entenderam a metáfora. Elas acharam que os namorados eram doces e, como gostam de doces, atacaram o casal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário