sexta-feira, 8 de julho de 2022

MÚSICA(ATIVIDADES): NEGRO GATO - ROBERTO CARLOS - COM GABARITO

 Música(Atividades): Negro Gato

                Roberto Carlos

Eu sou um Negro Gato de arrepiar
E essa minha vida
É mesmo de amargar
Só mesmo de um telhado
Aos outros desacato
Eu sou um Negro Gato!
Eu sou um Negro Gato!...

Minha triste história
Vou lhes contar
E depois de ouvi-la
Sei que vão chorar
Há tempos eu não sei
O que é um bom prato
Eu sou um Negro Gato!
Eu sou um Negro Gato!...

Sete vidas tenho para viver
Sete chances tenho para vencer
Mas se não comer
Acabo num buraco
Eu sou um Negro Gato!
Eu sou um Negro Gato!...

Um dia lá no morro pobre de mim
Queriam minha pele para tamborim
Apavorado desapareci no mato
Eu sou um Negro Gato!
Eu sou um Negro Gato!...

[...]

Composição: Getúlio Cortes. Negro Gato. In: Roberto Carlos. Eu te darei o céu. Rio de Janeiro: Sony BMG, 1966. 1 CD. Faixa 7.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 88-9.

Entendendo a música:

01 – Do que se fala nessa letra de canção?

      A letra da canção fala das dificuldades da vida de um gato de pelos pretos.

02 – De quem é a voz que fala na letra de canção?

      É a do gato.

03 – Explique o que você entendeu das duplas de versos a seguir.

a)   “Eu sou um Negro Gato de arrepiar”

Esse primeiro verso pode ser relacionado ao medo “folclórico” que se tem dos gatos pretos (muitas pessoas se arrepiam quando veem um gato preto).

b)   “Só mesmo de um telhado / aos outros desacato”

Nesses versos, o gato se refere à sua coragem, que se limita ao momento em que está longe das pessoas: ele só desrespeitaria alguém estando longe, em um telhado, onde não pudesse ser alcançado.

04 – Considerando a letra, levante uma hipótese sobre o ritmo da canção: ele é mais lento ou mais agitado? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Mais agitado – quando a letra for engraçada e Mais lenta – quando fala do sofrimento do gato.

05 – Depois de analisar essa canção, você diria que as canções são feitas do quê? Que elementos ajudam a dar sentido a uma canção?

      É feita de letra. Os elementos que dão sentido a canção:  o ritmo, o arranjo instrumental, a interpretação vocal e os movimentos corporais.

06 – Em uma entrevista com Getúlio Cortes, autor da versão brasileira de “Negro Gato”, um jornalista afirmou que esta seria uma música sobre racismo. Veja a pergunta e. logo abaixo, a resposta dada pelo letrista.

        [...]

        Mas “Negro Gato” é interpretada por muita gente como uma música sobre racismo.

        Getúlio – Um dia o Erasmo chegou pra mim e disse que a música tinha duas conotações, que falava da história do negro na sociedade brasileira. Instintivamente, ela pode até ser baseada no esquema social, na discriminação. Mas não tem nada a ver. Eu escrevi por causa de um gato que me perturbava! Aí vi que o gato daria um bom tema, gato sofre pra caramba, dizem que dá azar... Eu nunca pertenci a movimento contestador nenhum. Aliás, quem discriminou mais a gente foram esses caras da MPB, que fizeram um monte de gracinha. Mas é problema deles. Nós continuamos nosso caminho e estamos aí há 40 anos. Isso que é bom! [...].

                                  Disponível em: http://www.freakium.com/edicao2_getulioentrevista.htm. Acesso em: 22 dez. 2011.

a)   Na sua opinião, o que há na letra da canção que teria levado Erasmo Carlos e tantos outros leitores ou ouvintes a essa interpretação?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Eles consideraram a letra uma metáfora das condições do negro no Brasil.

b)   Você acha que a explicação do compositor invalida a possibilidade de se considerar a música como sendo sobre o racismo, como muita gente pensou? Por quê?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Não. Porque o autor não pode “controlar” todos os sentidos que eles vão construir sobre o texto.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário