Texto: Meio ambiente e Grafite
PSIU!
Psiu! É com você mesmo: Quantas vezes
você passa pelas ruas de sua cidade observando o que há nelas? Quantas vezes,
aliás, você se lembra de que é parte dela? Para pensar melhor sobre isso,
observe novamente a fotografia acima e depois converse com sua turma e
professor.
Boxe
“Quem é”
José Augusto Capela, Zezão, aprendeu a
ser artista nas ruas de São Paulo. Ele faz seus flops, mistura de grafite e
arte abstrata, quase sempre na cor azul, apenas em lugares deteriorados,
escombros de prédios abandonados, becos embaixo de viadutos ou em corredores do
sistema de águas pluviais de São Paulo. Ícone da arte urbana contemporânea,
participou de exposições individuais no Brasil e de mostras coletivas no
exterior.
Fonte: Livro Língua
Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição.
São Paulo, 2015 – Moderna. p. 116-7.
Entendendo o texto:
01 – Qual é o estado de
conservação da construção fotografada? O que você observou para chegar a essa
conclusão?
Construção abandonada. Como sugere o
acúmulo de lixo e entulho.
02 – Na sua cidade há
espaços como esse?
Resposta pessoal
do aluno.
03 – Que problemas espaços
assim podem trazer?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Em espaços assim, os problemas são: proliferação de insetos
e pragas urbanas, contaminação do solo, práticas ilícitas, como uso de drogas.
04 – O que esses espaços
revelam sobre atitudes e comportamentos de pessoas com o meio ambiente e com
outras pessoas?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Ao colocarem lixo e/ou entulho em um espaço como esse, as
pessoas se comportam de forma irresponsável com o meio ambiente e, por
consequência, de maneira desrespeitosa com outras pessoas.
05 – O que se destaca na
parede? Estabeleça relação com as informações do boxe “Quem é”.
Trata-se de um
flop, mistura de fonte de grafite e de arte abstrata, do artista Zezão.
06 – Você acha que a
presença do grafite nessa parede pode provocar reações diferentes daquelas que
as pessoas comumente poderiam ter ao passar por esse lugar? Por quê?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Porque
o grafite está em contraste, por seu colorido e beleza, com a cena de descuido,
o que possivelmente faz com que as pessoas deem mais atenção para a cena de degradação.
07 – Em sua opinião, espaços
assim são interessantes para manifestações artísticas? Por quê?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Sim, fazer arte como forma de intervenção justamente em
espaços periféricos, degradados, como denúncia desses problemas.
08 – Pense em seu bairro,
especialmente na rua em que você mora.
a) O que você vê nesses espaços que, em sua opinião, pode prejudicar a vida das pessoas?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, reflexão seguinte, com
parâmetros de outros problemas ambientais.
b) Faça uma lista desses problemas no caderno. Dica: deixe uma linha entre um problema e outro, para acréscimos que você fará depois.
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A lista é o gênero em que
indicamos elementos sem detalhá-los, para facilitar a leitura rápida, e ilustre
com situações de uso do gênero.
09 – Que outras formas de
chamar a atenção para esses problemas seriam possíveis, além da que vimos, a
artística?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Intervir nos problemas ambientais, permitindo que
compartilhem o que já sabem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário