sexta-feira, 8 de julho de 2022

TEXTO: MEIO AMBIENTE E GRAFITE - ZEZÃO NO BRÁS - COM GABARITO

 Texto: Meio ambiente e Grafite

 Grafite de Zezão no Brás, região central da cidade de São Paulo, SP. 2013.

        PSIU!

        Psiu! É com você mesmo: Quantas vezes você passa pelas ruas de sua cidade observando o que há nelas? Quantas vezes, aliás, você se lembra de que é parte dela? Para pensar melhor sobre isso, observe novamente a fotografia acima e depois converse com sua turma e professor.

        Boxe “Quem é”

        José Augusto Capela, Zezão, aprendeu a ser artista nas ruas de São Paulo. Ele faz seus flops, mistura de grafite e arte abstrata, quase sempre na cor azul, apenas em lugares deteriorados, escombros de prédios abandonados, becos embaixo de viadutos ou em corredores do sistema de águas pluviais de São Paulo. Ícone da arte urbana contemporânea, participou de exposições individuais no Brasil e de mostras coletivas no exterior.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 116-7.

Entendendo o texto:

01 – Qual é o estado de conservação da construção fotografada? O que você observou para chegar a essa conclusão?

      Construção abandonada. Como sugere o acúmulo de lixo e entulho.

02 – Na sua cidade há espaços como esse?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Que problemas espaços assim podem trazer?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Em espaços assim, os problemas são: proliferação de insetos e pragas urbanas, contaminação do solo, práticas ilícitas, como uso de drogas.

04 – O que esses espaços revelam sobre atitudes e comportamentos de pessoas com o meio ambiente e com outras pessoas?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Ao colocarem lixo e/ou entulho em um espaço como esse, as pessoas se comportam de forma irresponsável com o meio ambiente e, por consequência, de maneira desrespeitosa com outras pessoas.

05 – O que se destaca na parede? Estabeleça relação com as informações do boxe “Quem é”.

      Trata-se de um flop, mistura de fonte de grafite e de arte abstrata, do artista Zezão.

06 – Você acha que a presença do grafite nessa parede pode provocar reações diferentes daquelas que as pessoas comumente poderiam ter ao passar por esse lugar? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Porque o grafite está em contraste, por seu colorido e beleza, com a cena de descuido, o que possivelmente faz com que as pessoas deem mais atenção para a cena de degradação.

07 – Em sua opinião, espaços assim são interessantes para manifestações artísticas? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, fazer arte como forma de intervenção justamente em espaços periféricos, degradados, como denúncia desses problemas.

08 – Pense em seu bairro, especialmente na rua em que você mora.

a)   O que você vê nesses espaços que, em sua opinião, pode prejudicar a vida das pessoas?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, reflexão seguinte, com parâmetros de outros problemas ambientais.

b)   Faça uma lista desses problemas no caderno. Dica: deixe uma linha entre um problema e outro, para acréscimos que você fará depois.

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A lista é o gênero em que indicamos elementos sem detalhá-los, para facilitar a leitura rápida, e ilustre com situações de uso do gênero.

09 – Que outras formas de chamar a atenção para esses problemas seriam possíveis, além da que vimos, a artística?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Intervir nos problemas ambientais, permitindo que compartilhem o que já sabem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário