Música(Atividades): O Amor É Filme
Cordel Do Fogo Encantado
O amor é filme
Eu sei pelo cheiro de menta e pipoca que dá quando a gente ama
Eu sei porque eu sei muito bem como a cor da manhã fica
Da felicidade, da dúvida, dor de barriga
É drama, aventura, mentira, comédia romântica
O amor é filme
Eu sei pelo cheiro de menta e pipoca que dá quando a gente ama
Eu sei porque eu sei muito bem como a cor da manhã fica
Da felicidade, da dúvida, dor de barriga
É drama, aventura, mentira, comédia romântica
Um belo dia, a gente acorda e hum...
Um filme passou por a gente
E parece que já se anunciou o episódio dois
É quando a gente sente o amor
Se abuletar na gente tudo acabou bem,
Agora o que vem depois
O amor é filme
Eu sei pelo cheiro de menta e pipoca que dá quando a gente ama
Eu sei porque eu sei muito bem como a cor da manhã fica
Da felicidade, da dúvida, dor de barriga
É drama, aventura, mentira, comédia romântica
É quando as emoções viram luz,
E sombras e sons, movimentos
E o mundo todo vira nós dois,
Dois corações bandidos
Enquanto uma canção de amor persegue o sentimento
O Zoom In dá ré e sobem os créditos
O amor é filme e Deus, espectador!
LIRINHA. In: trilha
sonora do filme Lisbela e o prisioneiro. Natasha Records, 2003. Disponível em: http://letras.terra.com.br/cordel-do-fogo-encantado/153398/.
Acesso em: 28 jan. 2015. Fragmento.
Fonte: Livro Língua
Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição.
São Paulo, 2015 – Moderna. p. 181-2.
Entendendo a música:
01 – O compositor da canção
se inspirou no jeito que se pronuncia a palavra aboletar e por isso escreveram abuletar.
· O que será que ela pode significar na canção? Indique suas hipóteses.
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Na variação linguística é muito
comum a troca o pelo u, no diálogo oral.
02 – Consulte o verbete aboletar em um dicionário e procure,
entre os significados esperados, aqueles que ajudariam a dar sentido a essa
palavra no verso em que ela aparece.
A ideia de “alojar-se, instalar, fazer
morada”.
03 – Segundo a canção,
depois que o amor “se abuleta” na gente, vem a continuação do filme.
·
Indique o verso que faz referência aos
recursos próprios da linguagem cinematográfica para expressar como se sente
quem ama.
“É quando as emoções viram luz, e sombras e sons, movimentos”.
04 – Veja a definição de
zoom in em um glossário de termos técnicos da linguagem do cinema.
·
Releia o verso: “E o mundo todo vira nós
dois”. Pode-se dizer que esse verso imita, com palavras, o movimento de zoom in
do cinema? Por quê?
Sim, pois é como se, pelos olhos de quem ama, acontecesse um zoom
in: o foco vai fechando, fechando, até que o mundo (o plano geral) se torne
apenas os dois amantes (com foco no particular).
05 – Você se lembra de
alguma metáfora para o amor? Ela é boa ou ruim? Conte-a para seus colegas.
Resposta pessoal
do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário