domingo, 17 de julho de 2022

MÚSICA(ATIVIDADES): BORBOLETA PEQUENINA - CANTIGAS POPULARES - COM GABARITO

 Música(Atividades): Borboleta pequenina

                Cantigas populares

Borboleta pequenina
Saia fora do rosal.
Venha ver quanta alegria,
Que hoje é noite de Natal.

Eu sou uma borboleta,
Pequenina e feiticeira.
Ando no meio das flores,
Procurando quem me queira.

Borboleta pequenina,
Venha para o meu cordão.
Venha cantar o hino,
Que hoje é noite de Natal.

Domínio popular.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 226.

Entendendo a música:

01 – Localize a metáfora que ocorre no trecho lido e explique por que ela deve ser considerada como tal.

      Ocorre uma metáfora na segunda quadrinha, porque o eu lírico se compara implicitamente a uma borboleta: “Eu sou uma borboleta pequenina e feiticeira”. Assim, uma palavra de certo campo semântico (borboleta, um inseto) é usada em outro campo (seres humanos).

02 – Quais semelhanças entre os seres comparados serviram de base à construção da metáfora?

      O eu lírico sente-se tão “pequenino e feiticeiro” quanto a borboleta e também se imagina, como ela, andando no meio das flores e “paquerando”, procurando quem lhe queira.

03 – Se quisesse criar uma comparação entre você mesmo e um animal, qual animal você escolheria? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Com base na sua resposta ao item anterior, crie, no caderno, uma quadrinha rimada, semelhante à última quadrinha do trecho lido. Ela deve conter uma metáfora envolvendo o animal escolhido. Veja um exemplo:

Eu sou um lindo gavião,

De asa grande e poderosa.

Voo com os meus amigos,

Vivo sempre todo prosa.

·        Quando terminar, leia seus versos para os colegas e ouça os deles também.

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: “Sou uma ovelhinha / do cabelo enrolado. / Todo o mundo que é bacana / quer estar sempre ao meu lado”.

05 – Como você deve ter percebido neste capítulo, as metáforas são comuns em poemas e letras de canção.

·        Examine seus poemas e letras preferidos e verifique se eles contêm metáforas. Copie três delas no caderno e explique, em cada caso, qual semelhança entre os seres comparados serviu de base à construção da metáfora.

Resposta pessoal do aluno.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário