domingo, 31 de julho de 2022

POEMA: CHÃO - ONDJAKI - COM GABARITO

 Poema: Chão

             Ondjaki

palavras para manoel de barros

apetece-me des-ser-me;
reatribuir-me a átomo.
cuspir castanhos grãos
mas gargantadentro;
isto seja: engolir-me para mim
poucochinho a cada vez.
um por mais um: areios.
assim esculpir-me a barro
e re-ser chão. Muito chão.
apetece-me chãonhe-ser-me.

      ONDJAKI. Há prendisajens com o xão (O segredo húmido da lesma & outras descoisas). Rio de Janeiro: Pallas Editora, 2002.

                Fonte: Livro Língua Portuguesa – Trilhas e Tramas – Volume 1 – Leya – São Paulo – 2ª edição – 2016. p. 197-8.

Entendendo o poema:

01 – O poeta brinca com as palavras e cria novas expressões. Que desejo o eu poético expressa com o uso das expressões des-ser-me; re-ser chão, chãonhe-ser-me?

      Desejo de deixar de ser quem é (des-ser-me); se transformar em chão/terra (re-ser chão) e se conhecer ou se reconhecer como tal: um homem da terra, do chão (chãonhe-ser-me). Comente que esses versos parecem sugerir a busca de raízes e a comunhão com a terra.

02 – Considerando a dedicatória e o contexto do poema, o que pode sugerir o verso: assim esculpir-me a barro?

      É uma reiteração do desejo de fusão com a terra. Pode também ser uma referência intertextual para sinalizar a influência que teve do poeta brasileiro Manoel Barros.

03 – No caderno, explique estes versos:

cuspir castanhos grãos

mas gargantadentro;

isto seja: engolir-me para mim

      O eu lírico deseja integrar-se com elementos da natureza, como as sementes.

04 – Explique o uso da conjunção mas e do termo explicativo isto seja nos versos acima.

      O verbo cuspir tem o sentido de expelir, pôr algo para fora. Com o uso da conjunção mas e da expressão explicativa isto seja o autor sinaliza que usou a palavra em sentido contrário ao dicionarizado: cuspir no sentido de engolir.

05 – Estabeleça uma relação entre o tema do poema e o título do livro em que foi publicado: Há prendisajens com o xão (O segredo húmido da lesma & outras descoisas).

      Pode sugerir o desejo de resgatar a origem, de comunhão com a terra e com outros seres vivos. O eu poético parece recuperar a História do povo africano, especialmente o angolano. Chame atenção para a grafia das palavras prendisajens, xão e húmido. As palavras lesma e descoisas são também muito usadas por Manoel de Barros em seus poemas: que falam geralmente sobre a terra, a natureza do pantanal mato-grossense.

06 – Você já leu ou ouviu algum poema do poeta angolano Ondjaki?

      Resposta pessoal do aluno.

07 – Para você, qual seria o tema de um poema com o título Chão?

      Resposta pessoal do aluno.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário