Infográfico: Consumo humano de água no mundo
Disponível em: www.planetasustentavel.abril.com.br/download/stand2-painel5-agua-por-pessoa2.pdf.
Acesso em: 19 jan. 2016.
Fonte: Livro Língua Portuguesa –
Trilhas e Tramas – Volume 1 – Leya – São Paulo – 2ª edição – 2016. p. 65-6.
Entendendo o infográfico:
01 – Qual é o tema do
infográfico que você leu?
O consumo de água
em diferentes países, continentes e regiões do planeta.
02 – Explique as seguintes
informações, apresentadas por meio da linguagem não verbal.
a) Linha ondulada separando a área amarela da área azul.
Remete à superfície da água.
b) Imagens de figuras humanas.
Habitantes de diferentes países, continentes e regiões do mundo.
c) Escala em azul-claro sobre os desenhos das pessoas.
Indica a quantidade de água consumida.
d) Bandeiras.
A nacionalidade das pessoas; países, continentes ou regiões de
origem.
e) Balão vermelho.
Dá destaque à informação sobre a quantidade de pessoas sem acesso à
água potável.
03 – Nos infográficos, a
função informativa da linguagem costuma predominar. Essa é a função
predominante desse texto? Explique.
Não. Apesar de
esse infográfico cumprir a função informativa de apresentar informações a
respeito do consumo de água no mundo, predomina a função conativa, apelativa, o
que se nota em: 1) Convencer o público-alvo da necessidade de economizar água;
2) Alertar o público-alvo para o consumo desigual da água e para a necessidade
de distribuição mais igualitária, dessa riqueza natural.
04 – De acordo com o
infográfico, o consumo de água é maior nos países ricos ou pobres? Explique.
O consumo é maior nos países mais ricos:
Canadá, Estados Unidos, Japão, países da Europa. O Brasil gasta 187 litros (por
dia, em média por pessoa) e os países da África Subsaariana até 29 litros. Isso
mostra a desigualdade de acesso à água, que é indispensável à vida humana.
05 – Quando esse infográfico
foi produzido, a população mundial era de cerca de 7,4 bilhões de pessoas e a
população sem acesso à água potável era de 1,1 bilhão de pessoas, ou seja, 15%
do total. Pesquise e atualize essas informações. Depois, com um colega,
analisem se a distribuição de água potável está sendo feita de maneira
igualitária. Socializem as descobertas de vocês.
Resposta pessoal do aluno.
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