domingo, 7 de abril de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): CHOVE CHUVA - JORGE BEN JOR - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Chove Chuva

                                  Jorge Ben Jor
Chove Chuva
Chove sem parar...(2x)

Pois eu vou fazer uma prece
Prá Deus, nosso Senhor
Prá chuva parar
De molhar o meu divino amor...

Que é muito lindo
É mais que o infinito
É puro e belo
Inocente como a flôr...

Por favor, chuva ruim
Não molhe mais
O meu amor assim...(2x)

Chove Chuva
Chove sem parar...(2x)

Sacundim, sacundém
Imboró, congá
Dombim, dombém
Agouê, obá
Sacundim, sacundém
Imboró, congá
Dombim, dombém
Agouê
Agouê, oh! oh! oh! obá
Agouê, oh! oh! oh! obá
Agouê, oh! oh! oh! obá...

                              Composição: Jorge Bem

Entendendo a canção:

01 – No trecho: “Chove chuva / Chove sem parar”, em destaque, observa-se “ch” repetido, esse recurso é utilizado para:
a)   Reproduzir na música o fenômeno da chuva.
b)   Sugerir ao leitor a sonoridade da chuva.
c)   Facilitar a memorização da canção.
d)   Mostrar a continuidade da chuva.
e)   Enfatizar o tema da canção.

02 – No verso: “Pra Deus, nosso Senhor, ...” a expressão destacada exerce a função sintática de:
a)   Sujeito.
b)   Aposto.
c)   Vocativo.
d)   Predicativo.
e)   Adjunto adnominal.

03 – “Chove Chuva
         Chove sem parar...(2x)

         Pois eu vou fazer uma prece
         Prá Deus, nosso Senhor
         Prá chuva parar
         De molhar o meu divino amor...

         Que é muito lindo
         É mais que o infinito
         É puro e belo
         Inocente como a flôr...

         Por favor, chuva ruim
         Não molhe mais
         O meu amor assim.”

        Considerando os termos destacados na música, de acordo com a classificação dos vícios de linguagem e figuras de linguagem, são respectivamente:
a)   Cacófato, pelo mau som da proximidade de “CH”; personificação da flor, atribuindo-lhe características humanas em “puro e belo”
b)   Pleonasmo e personificação da flor, atribuindo-lhe características humanas em “puro e belo”.
c)   Pleonasmo e também aliteração ao repetir o som consonantal; comparação do amor com características da flor.
d)   Nenhuma das alternativas.

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