terça-feira, 30 de abril de 2019

TEXTO: A SURPRESA PAULISTA - REVISTA OS CAMINHOS DA TERRA - COM GABARITO

Texto: A surpresa paulista

           Metade das cidades campeãs de preservação de mata Atlântica está em São Paulo

        O estado com a maior população, indústria e desenvolvimento da nação é aquele que tem a maior quantidade de municípios entre os campeões de preservação da mata Atlântica. Um estudo feito pelo Instituto de Pesquisas Espaciais e pela organização S.O.S. Mata Atlântica revelou que cinco cidades paulistanas figuram entre as “Top 10” com maior área preservada da floresta que recobria a costa e parte do interior brasileiro do Sul ao Nordeste quando os portugueses aqui chegaram, em 1500. O município campeão é Ilhabela, no litoral norte, com 92% da sua mata Atlântica original. Mas, segundo os especialistas da S.O.S. Mata Atlântica, não há motivos para ninguém comemorar. No geral, o estado de São Paulo mantém apenas 15% da superfície original da floresta. Esse número é ainda pior para o resto do Brasil: 7,6%.
                                       Revista Os Caminhos da Terra. Ago. 2004.

Entendendo o texto:

01 – Em seu caderno escreva os verbos do texto que indicam processos atuais (presente) e os verbos que indicam processos que já aconteceram (passado)
      Atuais: é; tem; figuram; é; há; mantém; é.
      Passado: revelou; recobria; chegaram.

02 – Baseando nos verbos que você encontrou no item anterior, compare a porcentagem de mata Atlântica atual com a do passado.
      As estatísticas revelaram que o município de Ilhabela tem ainda hoje 92% da mata Atlântica original; o estado de São Paulo mantém apenas 15% e no restante do Brasil é pior: a superfície original da floresta é de apenas 7,6%.

03 – Entre os verbos que você encontrou, há verbos que indicam estado ou mudança de estado?
      Estado: é.

04 – Qual o sentido do verbo haver, escrito na forma há, no trecho: “Não há motivos para ninguém comemorar”? Reescreva no caderno a frase, substituindo esse verbo por outro com o mesmo sentido.
      indica existência, e pode ser substituído por existem.

05 – Pelo sentido geral do texto, você consegue explicar o que é uma cidade “Top 10”?
      Resposta pessoal do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário