terça-feira, 2 de abril de 2019

FÁBULA: O BURRO E O GRILO - ESOPO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Fábula: O Burro e o Grilo
           Esopo
                                          
  Vinha um burro, certa vez, alegremente a trotar quando parou, de repente, pra ouvir um grilo cantar:
        -- Que canto maravilhoso! Cante outra vez para mim! Eu tudo, tudo faria pra poder cantar assim. “Ele canta muito bem, eu só consigo zurrar. Se eu comesse o que ele come, talvez pudesse cantar”. -- Escute aqui, amiguinho, você, quando está com fome, também gosta de capim? Diga-me: o que você come?
        -- Ora – ora, eu como pouco; isso nem me dá trabalho. Minha comida aqui está: eu me alimento de orvalho.
        -- Só de orvalho... Ó, muito bem! Pois vou comê-lo também.
        E desse dia em diante o coitado do burrinho, de tanto beber orvalho, ficou magrinho, magrinho! E depois tentou cantar, mas só conseguiu zurrar. E o grilo que, nesse instante, do seu galho, tudo ouvia, perguntou:
        -- Que foi que houve? Por que essa gritaria?
        -- Ai, amigo, estou tão fraco, estou magro como o quê de tanto comer orvalho pra cantar como você.
        -- Ora essa, que tolice! Não queira igualar-se a mim! Os burros devem zurrar e devem comer capim. Pois que lhe sirva a lição e que aprenda de uma vez: Cada qual com seu destino, cada qual como Deus fez.

        Moral: Devemos ser o que somos, não imitar o outro.

                                                                                             ESOPO
Entendendo a fábula:
01 – Por que o burro parou no meio do caminho de repente?
      Para ouvir um grilo cantar.

02 – O burro queria muito cantar em vez de zurrar. O que ele imaginou que o grilo usava pra cantar tão bem assim?
      Ele achou que era a comida que o grilo comia.

03 – Qual era o alimento do grilo?
      Ele se alimentava de orvalho.

04 – Como o burro ficou após algum tempo se alimentando só de orvalho?
      Ficou muito magrinho.

05 – Ele conseguiu cantar igual ao grilo? Comente.
      Não. O máximo que conseguiu foi continuar a zurrar.

06 – O que o grilo falou para o burro? Justifique com trecho do texto.
      “-- Ora essa, que tolice! Não queira igualar-se a mim! Os burros devem zurrar e devem comer capim.”   

07 – O que você entendeu desta frase: “Cada qual com seu destino, cada qual como Deus fez.”
      Resposta pessoal do aluno.

08 – Você concorda com a moral da fábula? Qual você acha que deveria ser? Justifique.
      Resposta pessoal do aluno.




8 comentários: