terça-feira, 30 de abril de 2019

ROMANCE: URUPÊS - (FRAGMENTO) - MONTEIRO LOBATO - COM GABARITO

ROMANCE: Urupês – fragmento
              Monteiro Lobato
        [...]
        Jéca Tatu é um piraquara do Paraíba, maravilhoso epítome de carne onde se resumem todas as características da espécie.
        Hei-lo que vem falar ao patrão. Entrou, saudou. Seu primeiro movimento após prender entre os lábios a palha de milho, sacar o rolete de fumo e disparar a cusparada d'esguicho, é sentar-se jeitosamente sobre os calcanhares. Só então destrava a língua e a inteligência.
        "Não vê que...
        De pé ou sentado as ideias se lhe entramam, a língua emperra e não há de dizer coisa com coisa.
        De noite, na choça de palha, acocora-se em frente ao fogo para "aquentá-lo", imitado da mulher e da prole.
        Para comer, negociar uma barganha, ingerir um café, tostas um cabo de foice, fazê-lo noutra posição será desastre infalível. Há de ser de cócoras.
        Nos mercados, para onde leva a quitanda domingueira, é de cócoras, como um faquir do Bramaputra, que vigia os cachinhos de brejaúva ou o feixe de três palmitos.
        Pobre Jéca Tatu! Como és bonito no romance e feio na realidade!
        Jéca mercador, Jéca lavrador, Jéca fisólofo...
        Quando comparece às feiras, todo mundo logo advinha o que ele traz: sempre coisas que a natureza derrama pelo mato e ao homem só custa o gesto de espichar a mão e colher – cocos de tucum ou jissara, guabirobas, bacuparis, maracujás, jataís, pinhões, orquídeas ou artefatos de taquara-poca – peneiras, cestinhas, samburás, tipitis, pios de caçador ou utensílios de madeira mole – gamelas, pilõesinhos, colheres de pau.
        Nada Mais.
        Seu grande cuidado é espremer todas as consequências da lei do menor esforço – e nisto vai longo.
        Começa na morada. Sua casa de sapé e lama faz sorrir aos bichos que moram em toca e gargalhar ao joão-de-barro. Pura biboca de bosquimano. Mobília, nenhuma. A cama é uma espipada esteira de peri posta sobre o chão batido.
        Às vezes se dá ao luxo de um banquinho de três pernas - para hospedes. Três pernas permitem equilíbrio inútil, portanto, meter a Quarta, o que ainda o obrigaria a nivelar o chão. Para que assentos, se a natureza os dotou de sólidos, rachados calcanhares sobre os quais se sentam?
        Nenhum talher. Não é a munheca um talher completo – colher, garfo e faca a um tempo?
        No mais, umas cuias, gamelinhas, um pote esbeiçado, a pichorra e a panela de feijão.
        Nada de armários ou baús. A roupa, guarda-a no corpo. Só tem dois parelhos, um que traz no uso e outro na lavagem.
        Os mantimentos apaióla nos cantos da casa.
        Inventou um cipó preso à cumieira, de gancho na ponta e um disco de lata no alto, ali pendura o toucinho, a salvo dos gatos e ratos.
        Da parede pende a espingarda pica-pau, o polvarinho de chifre, o S. Benedito defumado, o rabo de tatu e as palmas bentas de queimar durante as fortes trovoadas. Servem de gaveta os buracos da parede.
        Seus remotos avós não gozaram maiores comodidades. Seus netos não meterão Quarta perna ao banco. Para que? Vive-se bem sem isso.
        Se pelotas de barro caem, abrindo seteiras na parede, Jéca não se move a repô-las. Ficam pelo resto da vida os buracos abertos, a entremostrarem nesgas de céu.
        Quando a palha do teto, apodrecida, greta em fendas por onde pinga a chuva, Jéca, em vez de remendar a tortura, limita-se, cada vez que chove, a aparar numa gamelinha a água gotejante...
        Remendo... Para que? Se uma casa dura dez anos e faltam "apenas " nove para que ele abandone aquela? Esta filosofia economiza reparos.
        Na mansão de Jéca a parede dos fundos bojou para fora um ventre empanzinado, ameaçando ruir; os barrotes, cortados pela umidade, oscilam na podriqueira do baldrame. Afim de neutralizar o desaprumo e prevenir suas consequências, ele grudou na parede uma Nossa Senhora enquadrada em moldurinha amarela – santo de mascate.
        -- Por que não remenda essa parede, homem de Deus?
        -- Ela não tem coragem de cair. Não vê a escora?
        Não obstante, "por via das dúvidas", quando ronca a trovoada Jéca abandona a toca e vai agachar-se no ôco dum velho embirussu do quintal – para se saborear de longe com a eficácia da escora santa.
        Um pedaço de pau dispensaria o milagre! mas entre pendurar o santo e tomar da foice, subir ao morro, cortar a madeira, atorá-la, baldeá-la e especar a parede, o sacerdote da Grande lei do Menor Esforço não vacila. É coerente.
        Um terreirinho descalvado rodeia a casa. O mato o beira. Nem árvores frutíferas, nem horta, nem flores – nada revelador de permanência.
        Há mil razões para isso; porque não é sua a terral porque se o "tocarem" não ficará nada que a outrem aproveite; porque para frutas há o mato; porque a "criação" come; porque...
        -- "Mas, criatura, com um vedozinho por ali... A madeira está à mão, o cipó é tanto..."
        Jéca, interpelado, olha para o morro coberto de moirões, olha para o terreiro nu, coça a cabeça e cuspilha.
        -- "Não paga a pena".
        Todo o inconsciente filosofar do caboclo grulha nessa palavra atravessada de fatalismo e modorra. Nada paga a pena. Nem culturas, nem comodidades. De qualquer jeito se vive.
        [...].

                         22. ed. São Paulo: Brasiliense, 1978. p. 147-50.

Entendendo a crônica:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:
·        Biboca: casa pequena, com cobertura de palha.
·        Bosquímano: relativo aos bosquímanos, povo sul-africano.
·        Espipado: repuxado.
·        Gamela: vasilha de madeira ou de barro.
·        Grulhar: tagarelar.
·        Modorra: prostração, preguiça.

02 – O texto descreve Jéca Tatu em três papéis: o de mercador, o de lavrador e o de filósofo. Como se sai Jéca nesses papéis?
      Sai-se mal, pois não planta (o lavrador), só vende o que a natureza oferece (o mercador) e pensa (o filósofo) que “nada paga a pena”, pois a terra não é sua.

03 – Que comportamentos de Jéca comprovam a afirmação do narrador de que “Seu grande cuidado é espremer todas as consequências da lei do menor esforço?
      O fato de consumir e vender apenas o que a natureza oferece e de não promover melhorias em sua casa.

04 – O Romantismo brasileiro, em sua vertente regionalista, enalteceu o homem rural, tanto o do Sul quanto o do Norte, idealizando-o como herói. A personagem Jéca Tatu, de Lobato, confirma ou nega o tratamento romântico dado ao homem rural?
      Nega, pois Jéca é o oposto do herói romântico. Lobato prega um nacionalismo crítico.

05 – Em suas obras, Lobato busca compreender as causas do comportamento desinteressado do caboclo paulista e acaba atribuindo à preguiça a responsabilidade principal. Contudo, o narrador, ou o próprio Lobato, afirma no texto lido: “Nada revelador de permanência”. Conforme esse dado com o texto que segue, do crítico Silviano Santiago:

        “Para se chegar ao diagnóstico sobre o atraso do Jéca Tatu, o médico [Lobato] neutralizou os efeitos nocivos causados por ele e seus pares na constituição do miserável objeto de estudo e, por isso, Lobato posava de libertador do povo e, no entanto, era injusto e impiedoso para com esse povo. Lobato se esqueceu de que ele e demais latifundiários amigos eram os verdadeiros parasitas dos antepassados dos atuais agregados, como o tinham sido dos velhos escravos. É na condição de também parasita que competia a ele diagnosticar os males do caboclo-parasita. Os defeitos do explorador do trabalho alheio (do latifundiário) se escondem para que mais salientem a indolência do explorado (do caboclo).”
                                   Um dínamo em movimento. Folha de São Paulo, 28/6/1998.

a)   Relacionando o comentário de Lobato ao do crítico Silviano Santiago, responda: Que outra causa social é responsável pela falta de apego do caboclo à terra?
A falta de uma reforma agrária que garantisse a posse da terra ao pequeno trabalhador rural.

b)   Explique este trecho de Silviano Santiago: “Lobato posava de libertador do povo e, no entanto, era injusto e impiedoso para com esse povo.”
Lobato gostaria de modificar o comportamento do caboclo e libertá-lo de sua inércia, porém, deixa de lembrar que há outras causas, sociais, responsáveis por esse comportamento, entre as quais a má distribuição de terras.

Um comentário: