sábado, 20 de abril de 2019

POEMA: DESPROPÓSITO GERAL - PAULO LEMINSKI - COM GABARITO

Poema: Despropósito geral
              Paulo Leminski

Esse estranho hábito,
Escrever obras-primas,
Não me veio rápido.
Custou-me rimas.
Umas, paguei caro,
Liras, vidas, preços máximos.
Umas, foi fácil.
Outras, nem falo.
Me lembro duma
Que desfiz a socos.
Duas, em suma.
Bati mais um pouco.
Esse estranho abuso,
Adquiri, faz séculos.
Aos outros, as músicas.
Eu, senhor, sou todo ecos.
                            Paulo Leminski. Melhores poemas.
                         São Paulo: Global, 1997.
Entendendo o poema:

01 – Leminski, em “Despropósito geral”, trata da composição de poemas, segundo o eu lírico, obras-primas. Essa função da linguagem – no caso, a poesia que fala do fazer poético – denomina-se Função:
     a) Fática.
     b) Poética.
     c) Referencial.
     d) Metalinguística.

02 – Como o eu lírico analisa sua experiência como escritor?
       Segundo o eu lírico, a arte de versejar foi um trabalho penoso para ele. Ironicamente ele fala sobre a difícil composição das rimas, muitas vezes forçada e artificial, sem nenhum propósito, sem que valesse realmente a pena tanto sacrifício. De maneira crítica, ele condena o poema tecnicamente elaborado e considera musical a poesia espontânea. 

03 – Em que verso há um pronome relativo? Que palavra ele substitui?
      No 10° verso: “Que desfiz a socos.” O pronome que substitui a palavra rima. (“Me lembro duma [rima] que desfiz a socos”.)

04 – Classifique os demais pronomes presentes no texto.
      Esse: pronome demonstrativo adjetivo.
      Me: pronome pessoal oblíquo, átono, substantivo.
      Umas, outras, outros: pronomes indefinidos substantivos.
      Que: pronome relativo.
      Eu: pronome pessoal reto.
      Senhor: pronome de tratamento, substantivo.

05 – Identifique as funções sintáticas dos pronomes relativos nas frases a seguir.
a)   Os acordos que foram firmados entre os países da América Latina continuam em vigor.
Sujeito.

b)   A maneira firme como defendeu os direitos humanos causou admiração entre os jurados.
Adjunto adverbial de modo.

c)   Carlos Drummond de Andrade, poeta mineiro, nasceu em Itabira, cujas lembranças lhe foram constantes.
Adjunto adnominal.

d)   O presidente viajou para a Argentina, onde participará de um debate sobre Sociologia.
Adjunto adverbial de lugar.

e)   Visitamos a cidade de Bilbao, na Espanha, local em que se construiu um belíssimo museu de arte.
Adjunto adverbial de lugar.

f)    A substituição a que os torcedores eram favoráveis, finalmente foi feita.
Complemento nominal.

g)   O anúncio publicitário ao qual se referiu nesta reportagem ganhou prêmio por criatividade.
Objeto indireto.

h)   Alguns produtos perecíveis que compramos no supermercado, não tinham prazo de validade.
Objeto direto.

i)     A doce criança que ainda és parece-me eterna.
Predicativo do sujeito.

j)     Todas quantas desfilaram esta noite vestiam modelos da linha Versage.
Sujeito.

k)   Apresentou-me os pais, por quem demonstrava um afeto profundo.
Objeto indireto.

l)     A companhia aérea pela qual viajamos oferece um excelente serviço de bordo.
Adjunto adverbial de modo.

m)  O médico selecionou as pessoas por quem seria feita a doação de sangue.
Agente da passiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário