terça-feira, 23 de abril de 2019

CRÔNICA: PAUSA - MÁRIO QUINTANA - COM GABARITO

Crônica: PAUSA
       
      MÁRIO QUINTANA

        Quando pouso os óculos sobre a mesa para uma pausa na leitura de coisas feitas, ou na feitura de minhas próprias coisas, surpreendo-me a indagar com que se parecem os óculos sobre a mesa.
        Com algum inseto de grandes olhos e negras e longas pernas ou antenas?
        Com algum ciclista tombado?
        Não, nada disso me contenta ainda. Com que se parecem mesmo?
        E sinto que, enquanto eu não puder captar a sua implícita imagem-poema, a inquietação perdurará.
        E, enquanto o meu Sancho Pança, cheio de si e de senso comum, declara ao meu Dom Quixote que uns óculos sobre a mesa, além de parecerem apenas uns óculos sobre a mesa, são, de fato, um par de óculos sobre a mesa, fico a pensar qual dos dois – Dom Quixote ou Sancho – vive uma vida mais intensa e portanto mais verdadeira...
        E paira no ar o eterno mistério dessa necessidade da recriação das coisas em imagens, para terem mais vida, e da vida em poesia, para ser mais vivida.
        Esse enigma, eu o passo a ti, pobre leitor.
        E agora?
        Por enquanto, ante a atual insolubilidade da coisa, só me resta citar o terrível dilema de Stechetti:
        "Io sonno un poeta o sonno un imbecile?"
        Alternativa, aliás, extensiva ao leitor de poesia...
        A verdade é que a minha atroz função não é resolver e sim propor enigmas, fazer o leitor pensar, e não pensar por ele.
        E daí?
        -- Mas o melhor – pondera-me, com a sua voz pausada, o meu Sancho Pança –, o melhor é repor depressa os óculos no nariz.

Do livro A vaca e o hipogrifo. By Elena Quintana. São Paulo, Globo.
Entendendo a crônica:

01 – Quais as duas atividades que o autor interrompe ao pousar os óculos sobre a mesa? Responda traduzindo o trocadilho do primeiro parágrafo.
      O autor interrompe a leitura de obras alheias (“leitura de coisas feitas”) ou a criação de suas próprias obras (“feituras de minhas próprias coisas”).

02 – Que imagem ocorre ao poeta ao contemplar os óculos sobre a mesa?
      A imagem de um inseto de grandes olhos e negras e longas pernas ou antenas e a de um ciclista tombado.

03 – A inquietação provocada pela necessidade de captar a “imagem-poema” dos óculos leva o autor a pensar em sua profissão de escritor e de poeta. Mais ainda que isso, leva-o a pensar na função da poesia. Seu senso comum (Sancho Pança) entra em conflito com o seu senso poético (Dom Quixote).
a)   O que são os óculos, segundo o senso comum?
Segundo o senso comum, os óculos são apenas aquilo que parecem ser: duas lentes fixadas em uma armação.

b)   Segundo o autor, por que existe em nós a necessidade de recriar as contas e a vida em imagens?
Para que as coisas tenham mais vida e para que a vida seja vivida mais intensamente.

c)   O autor consegue explicar essa necessidade?
Não, para ele essa necessidade é um “eterno mistério”, um “enigma”.

04 – Diante da “insolubilidade da coisa”, o autor resolve passar o problema para o leitor. Segundo ele, qual é a função do poeta?
      O poeta não tem a função de resolver e sim de propor enigmas; de fazer o leitor pensar, e não de pensar por ele.

05 – “... o melhor é repor depressa os óculos no nariz”. Qual o significado desse conselho?
      É o senso prático do autor aconselhando-o a retomar o trabalho e deixar de lado as questões insolúveis como a função do poeta e da literatura que lhe ocorrem à mente.
     

11 comentários:

  1. Mt bom as respostas me ajudaram muito

    ResponderExcluir
  2. Qual é o tema central da crônica?
    No texto qual é a pergunta que traduz esse tema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero essas respostas.

      Qual é o tema central da crônica?

      No texto,qual é a pergunta q traduz esse tema de modo radical?

      Como você responderia a essa pergunta? por quê?

      Que outras perguntas vc formulário para traduzir esse tema?

      Excluir
  3. No texto qual e a pergunta que traduz esse tema?

    ResponderExcluir
  4. Explique o trocadilho que está no primeiro parágrafo do texto.
    Quando pouso os óculos sobre a mesa para uma pausa na leitura de coisas feitas, ou
    na feitura de minhas próprias coisas, surpreendo-me a indagar com que se parecem
    os óculos sobre a mesa.

    ResponderExcluir
  5. Que fato inspirou a escrita da crônica de Mário guintana

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado mim ajudou muito ❤❤

    ResponderExcluir
  7. Me ajudou um pouco, porque ainda tem mais quatro questões pra mim responder e não estou conseguindo encontrar aqui 😅

    ResponderExcluir