terça-feira, 2 de abril de 2019

FILME(ATIVIDADES): AS BRUXAS DE SALÉM - NICHOLAS HYTNER - COM QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): AS BRUXAS DE SALÉM

Data de lançamento 1996 (2h 00min)
Criador(es): Nicholas Hytner
Gênero Drama
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES

Não recomendado para menores de 12 anos
        Em Salem, Massachusetts, 1692, algumas jovens fazem "feitiços". Uma delas, Abigail Williams (Winona Ryder), tinha se envolvido com John Proctor (Daniel Day-Lewis), um fazendeiro casado, quando trabalhou para ele, mas após o fim do caso foi despedida. Assim, desejava a morte de Elizabeth Proctor (Joan Allen), a esposa deste. Elas são descobertas no seu "ritual" e, acusadas de bruxaria, provocam uma histeria coletiva que atinge várias pessoas, sendo que Abby, a jovem desprezada por John, faz várias acusações até ver Elizabeth ser atingida.
Entendendo o filme:
01 – Por que você acredita no que você acredita? 
      As pessoas acreditam em suas próprias crenças por conta da difusão da cultura no meio onde vivem.

02 – Quais os perigos de julgar outros com base em crenças religiosas particulares? Analise com base o filme (bruxas de Salem) 
     Não devemos em nenhuma hipótese julgar as outras pessoas pela sua religião, justamente pelo fato de que cada indivíduo defende aquilo que lhe convém e lhes foi ensinado como verdade.

03 – Qual a importância de um estado laico e como assegurá-lo?
      É importante a existência de um estado laico, pelo fato de que um governante deve atuar de maneira que seus atos sejam livres de dogmas e estigmas religiosos.

04 – O que o filme mostra inicialmente?
      Mostram as superstições de algumas jovens do vilarejo, que se reúnem na floresta fazendo uma espécie de ritual para “trazer o homem amada”, sob a orientação da escrava Tibuna.

05 – Por que este ritual tomou ares de magia negra?
      Porque uma garota chamada Abigail, notadamente a mais velha do grupo, tomada de ciúmes de seu amado, John Proctor – Por o mesmo ser casado – distorce a trama do ritual matando e bebendo o sangue de uma galinha, enquanto pede a morte da mulher do homem que ama.

06 – Por que o Reverendo Hale foi chamado?
      Porque os pais de Ruth e o pastor acreditam que Ruth e Betty estão sob os feitiços de uma bruxaria ligada ao demônio e numa reunião na Igreja com todos os membros influentes daquele povoado, decidem chamar o Reverendo Hale para exorcizá-las.

07 – Quando investigadas por seus atos de bruxaria, por que os acontecimentos se desdobram numa histeria coletiva?
      Porque várias pessoas foram acusadas injustamente.

08 – Que termos são abordados no filme?
      Bruxaria, histeria coletiva, justiça e religião.

Um comentário: