terça-feira, 30 de abril de 2019

POEMA: CANTIGA DE AMIGO - MARTIM CODAX - QUESTÕES GABARITADAS

Poema: Cantiga de amigo
  
            Martim Codax

Ondas do mar de Vigo,
Se vistes meu amigo!
E ai, Deus, se verrá cedo!

Ondas do mar levado,
Se vistes meu amado!
E ai Deus, se verrá cedo!

Se vistes meu amigo,
O por que eu sospiro!
E ai Deus, se verrá cedo!

Se vistes meu amado,
Por que hei gram cuidado!
E ai Deus, se verrá cedo!

                                    In: Elsa Gonçalves. Op. cit. pág. 261.

Entendendo o poema:

01 – Qual a semelhança mais evidente entre esse poema e o poema de Cacaso?
      A semelhança mais evidente entre os dois, é a repetição de versos e o uso de refrão.

02 – A voz que fala na cantiga é uma voz masculina ou feminina?
      A voz que fala no poema é de uma mulher.

03 – A quem essa voz se dirige?
      Ela dirige-se às ondas do mar, na baía de Vigo.

04 – Qual a sua insistente pergunta?
      Ela pergunta se as ondas viram seu namorado.

05 – Qual o desejo expresso no refrão?
      No refrão a moça exprime o desejo de que o namorado retorne brevemente.



Um comentário: