domingo, 28 de abril de 2019

EDITORIAL: MENSAGEM PARA O UNIVERSO - BETH VOLPI - COM QUESTÕES GABARITADAS

EDITORIAL: Mensagem para o Universo
                
           Beth Volpi

        Dia desses, Ana Holanda chega com uma sugestão para o site de BONS FUÍDOS: “Vamos criar um espaço em que as pessoas expressem seus desejos e mandem para o Universo seus pedidos”. A ideia é favorecer a reflexão – se você tem claras as exigências da alma, dê um voto de fé, pois o vento tende a soprar a favor.
      A tal ferramenta na internet já nascia com um nome simpático: Mensagem na Garrafa. Claro, a sugestão foi aceita de pronto pela equipe. E não demorou nem meio dia para que as pessoas começassem a redigir seus recados.
        É interessante navegar nesse mar de intenções. Ali tem-se mesmo um panorama sobre os horizontes que almejamos. Encontros genuínos, afeto nas parcerias, convivência pacífica, auto aceitação, trabalho à vista para ser desenvolvido com dignidade... Há mudanças anunciadas, coragem prometida, pactos firmados consigo mesmo e sabedoria compartilhada.
        Vou aqui, então, ecoar tantos bons anseios e reproduzir a mensagem de algumas internautas. Uma descreve a felicidade: “Saber falar de si mesmo e ter coragem para ouvir um ‘não’. Ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas. Um dia vou construir u castelo”. Outra imagina um tempo “Onde todas as almas gêmeas possam se encontrar”. E outra ainda põe fé: “Se os amigos estiverem do nosso lado, tudo vai bem”.
        Nós, da redação, não duvidamos: os sonhos são como deuses e ganham realidade quando acreditamos neles. Até já!

                                   Beth Volpi. Revista Bons Fluídos, jun. 2007.
Entendendo o texto:
01 – Você já teve oportunidade de ler alguma edição da revista Bons Fluídos? Em caso afirmativo, o que você achou?
      Resposta pessoal do aluno.

02 – Se você não conhece essa revista, é possível saber pelo editorial aqui transcrito, e pelo título da publicação, de quais temas ou assuntos ela trata? Explique.
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Pelo editorial, é possível apenas inferir que a revista trata de assuntos ligados ao bem-estar das pessoas. Verifique apenas a coerência entre a resposta e a explicação fornecida.

03 – De acordo com o texto, o que é Mensagem na Garrafa?
      É o nome de um site em que internautas podem “depositar” suas mensagens.

04 – Por quem foi escrito o texto? Onde foi publicado?
      Beth Volpi. Publicado na Revista Bons Fluídos.

05 – Para você, o que a autora quis dizer com “Pedras no Caminho”? Explique.
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Você concorda com a frase: “Se os amigos estiverem do nosso lado, tudo vai bem”. Justifique.
      Resposta pessoal do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário