sexta-feira, 19 de abril de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): EU - ARNALDO ANTUNES - COM GABARITO

Música(Atividades): Eu
                                 Arnaldo Antunes

Eu
Coberto de
Pele
Coberta de
Pano
Coberto de
Ar

E debaixo de meu pé cimento
E debaixo do cimento terra
E sob a terra petróleo correndo
E o lento apagamento do

Sol
Por cima de
Tudo e depois do Sol
Outras estrelas se apagando
Mais rapidamente que a chegada
De sua luz até aqui.
                                     Composição: Arnaldo Antunes / Enzo Banzo

Texto: Eu coberto de pele coberta de pano coberto de ar e debaixo de meu pé cimento e debaixo do cimento terra e sob a terra petróleo correndo e o lento apagamento do sol por cima de tudo e depois do sol outras estrelas se apagando mais rapidamente que a chegada de sua luz até aqui.

                                            As coisas. São Paulo, Iluminuras, 2002.

Entendendo a canção:

01 – Você conhece muitos poemas e talvez até saiba alguns de cor. Que diferenças mais nítidas você percebe entre a música e o texto?
      O texto foi escrito num único bloco, sem divisão de versos e estrofes. Estrutura-se em um único período, que se desenvolve, sem qualquer sinal de pontuação, da maiúscula inicial até o ponto final. Já na música foi dividida em estrofes e versos.

02 – E quantas estrofes e quantos versos possui a canção?
      Possui 03 estrofes e 17 versos.

03 – O pronome Eu é a palavra central do texto.
a)   Interprete e explique como o eu lírico se vê sem relação ao mundo.
O eu lírico se vê envolvido, por baixo e por cima, como se o mundo se dispusesse em torno dele, em camadas cada vez mais distantes, desde a sua pele até as estrelas mais longínquas.

b)   A palavra eu é a primeira do poema. Que outra retoma o significado desse pronome? Que interpretação se pode dar à localização do pronome e dessa palavra no texto?
A palavra é o advérbio aqui. A interpretação, é que o poema se abre com o eu e se encerra com o aqui.

04 – A expressão das emoções na poesia lírica não é necessariamente direta e explícita. Que sentimentos do eu lírico em relação ao seu “ser/estar no mundo” podemos interpretar em nossa leitura?
      Podemos interpretar o sentimento de solidão e as sensações de encerramento e de pequenez. Até a luz do sol e das estrelas se apaga, impedida de transpor tantas camadas que o envolvem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário