Soneto: Ó
Virgens!
Ó virgens que passais, ao sol-poente,
Pelas estradas ermas, a cantar!
Eu quero ouvir uma canção ardente
Que me transporte ao meu perdido lar...
Cantai-me, n'essa voz omnipotente,
O sol que tomba, aureolando o mar,
A fartura da seara reluzente,
O vinho, a graça, a formosura, o luar!
Cantai! cantai as límpidas cantigas!
Das ruinas do meu Lar desaterrai
Todas aquelas ilusões antigas.
Que eu vi morrer num sonho, como um ai.
Ó suaves e frescas raparigas;
Adormecei-me nessa voz... Cantai!
Pelas estradas ermas, a cantar!
Eu quero ouvir uma canção ardente
Que me transporte ao meu perdido lar...
Cantai-me, n'essa voz omnipotente,
O sol que tomba, aureolando o mar,
A fartura da seara reluzente,
O vinho, a graça, a formosura, o luar!
Cantai! cantai as límpidas cantigas!
Das ruinas do meu Lar desaterrai
Todas aquelas ilusões antigas.
Que eu vi morrer num sonho, como um ai.
Ó suaves e frescas raparigas;
Adormecei-me nessa voz... Cantai!
In A. Soares Amora. Presença
da literatura portuguesa.
“O Simbolismo”. São
Paulo, Difel, 1974.
Entendendo o soneto:
01 – Que características do
Simbolismo percebemos na expressão “ao meu perdido Lar”?
Duas características: o uso de letras
maiúsculas em substantivos comuns, dando-lhes um sentido de transcendência, de
valor absoluto e a ideia de um “lar” metafísico, distante, de uma origem
nostálgica, sobrenatural, idealizada.
02 – Com o sujeito lírico
vislumbra o seu “transporte” a esse “perdido Lar”? Trata-se de um transporte
real ou imaginário?
A forma é o canto
ardente da Virgens que passam; este canto transporta o sujeito lírico ao seu
amigo lar imaginariamente, porque o evocam, fazem-no lembrar-se dele.
03 – Na segunda estrofe,
quais são os objetos do canto das Virgens e o que representam para o sujeito
lírico?
As virgens cantam
o sol, o mar, o campo (“A fartura da seara reluzente”) e o luar, isto é, os
elementos da natureza, que representam o vinho e a graça, ou seja, a embriaguez
e o encantamento, par o sujeito lírico.
04 – Transcreva o verso da
3ª estrofe em que melhor se perceba a musicalidade, presente em todo o poema.
O verso é: “Cantai! Cantai as límpidas
cantigas!”
05 – Que recursos sonoros
essencialmente simbolistas do verso transcrito são responsáveis por sua
musicalidade?
As repetições de palavras e de sons, como
as vogais a e i (assonância) e as consoantes c e t (aliterações).
06 – No desfecho do soneto
(as duas estrofes finais), como percebemos as seguintes características
simbolistas do poema:
a)
A recusa da realidade.
Percebemos a recusa da realidade pela expressão “... ilusões antigas
/ Que eu vi morrer num sonho...”.
b)
O desejo de evasão, a evocação da morte.
Ambas as ideias estão implícitas na vontade de adormecer, ouvindo o
canto das Virgens, com a qual o sujeito lírico termina o soneto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário