sexta-feira, 19 de abril de 2019

NOTÍCIA: COM TRIO INSPIRADO, SELEÇÃO RESSURGE - PAULO COBOS - COM GABARITO

NOTÍCIA: Com trio inspirado, seleção ressurge
      
   Após quase 3 anos, Brasil reúne Kaká, Robinho e Adriano, que ditam vitória sobre Venezuela e dão respiro a Dunga
                                                                                PAULO COBOS    

        Bastaram 19 minutos para mostrar que quase três anos sem eles juntos foi muito ruim para a seleção brasileira.
        No reencontro do trio Kaká, Robinho e Adriano, a seleção brasileira goleou ontem, em San Cristóbal, a Venezuela por 4 a 0 e recuperou a vice-liderança (perdida na véspera para a Argentina) nas eliminatórias. 
        Os quatro primeiros garantem vaga automaticamente para a Copa da África do Sul, em 2010.
        "Atravesso um bom momento no Milan e procuro fazer lá o que faço aqui. Nem sei se consigo, mas foi muito bom voltar para a seleção", disse Kaká, que retornou ao time após 11 meses.
        Antes da metade do primeiro tempo, o Brasil já vencia por 3 a 0, com um gol de cada um dos integrantes do trio que em 2005 produziu as melhores atuações do time nacional em muitos anos –com eles titulares desde o início dos jogos, a equipe teve média de gols superior a três por jogo naquele ano.
        Pena para Dunga, que ganha mais crédito para seguir no comando da seleção, que o trio ofensivo, que tinha atuado junto desde o início pela última vez em novembro de 2005, não será repetido contra a Colômbia, na quarta. Adriano recebeu o segundo cartão amarelo e vai cumprir suspensão -Jô é o favorito para substituí-lo. "Voltei a jogar bem na Inter [de Milão], e isso tem me ajudado aqui. Hoje [ontem] pude coroar minha recuperação", falou Adriano.
        Além da qualidade, Kaká, Robinho e Adriano foram beneficiados pela frouxa marcação da Venezuela, que tinha grandes pretensões depois de ter vencido o Brasil pela primeira vez na história – em junho passado, 2 a 0, num amistoso nos EUA.
        "A velocidade e a qualidade técnica de nosso time fizeram diferença", analisou Dunga.
        O time anfitrião deixava enormes espaços entre a sua área e o meio-campo. E por eles o Brasil construiu sua vitória.
        Logo aos 6 min, Robinho puxou contra-ataque e tocou para Kaká chutar forte a abrir o placar. Depois de comemorar com os companheiros, o meia-atacante foi até o banco e abraçou Dunga, com quem trocou farpas durante todo o ano.
        Na sua volta ao time, Kaká se igualou a Luís Fabiano como principal goleador brasileiro nas eliminatórias (cada um marcou quatro vezes).
        Mais quatro minutos e o treinador ganhou abraço de outro astro. Com muito espaço para dominar e avançar, Robinho chutou forte de fora da área para fazer o segundo do Brasil.
        Aos 19 min, foi a vez de Adriano marcar o seu, após cruzamento de Elano pela esquerda.
        A vantagem fez o Brasil reduzir o ritmo até o fim do primeiro tempo. Na volta do intervalo, sem Juan, contundido (entrou Thiago Silva), o Brasil viu a Venezuela pressionar, como em um lance que exigiu uma série de defesas de Júlio César.
        Mas os espaços livres seguiam sobrando, e o time de Dunga perdia seguidas chances para ampliar o placar.
        Não foi o que aconteceu aos 22 min, quando Robinho recebeu preciso lançamento de Kléber na área e fez o quarto.
        A seleção embarcou ontem mesmo de volta para o Brasil, em viagem prevista para durar cerca de 12 horas entre a saída do estádio e a chegada ao hotel no Rio, palco do jogo contra os colombianos, no Maracanã.
        As eliminatórias seguem lideradas pelo Paraguai, que tem quatro pontos a mais (20 a 16) que brasileiros e argentinos.

                  Folha de São Paulo. In: www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk1310200802.htm,
                 Acesso em 12/1/2009.
Entendendo o texto:
01 – Após a leitura desse texto, você é capaz de dizer qual o assunto principal dele?
      O assunto principal é a vitória da Seleção Brasileira de Futebol num jogo contra a Venezuela.

02 – Resuma, em um parágrafo escrito em seu caderno, as informações do texto.
      Resposta pessoal do aluno.

03 – As matérias jornalísticas em geral, há a descrição de um fato e a apresentação das circunstâncias em que ele ocorreu. Nessa matéria, qual é o fato e quais são suas circunstâncias?
      O fato: a vitória da seleção brasileira contra a Venezuela. As circunstâncias: no estádio de San Cristóbal, em 12 de outubro de 2008.

04 – A data de publicação dessa matéria é, conforme indicado antes do início dela, 13 de outubro de 2008. Em sua opinião, porque a indicação dessa data é importante? Explique.
      Resposta pessoal do aluno.

05 – Lendo a matéria, você é capaz de saber ou imaginar como se passou o fato relatado? Por que isso ocorre, em sua opinião?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, porque o texto da matéria relata o fato noticiado, explicando-o e descrevendo como se passou.

06 – Em seu caderno, elabore um “esquema” do texto lido, utilizando verbos que traduzem ações. Indique o agente de cada ação. Se quiser, continue a partir do início que sugerimos:
        “Kaká (agente) marca (ação) o primeiro gol aos seis minutos. Em seguida...”
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Selecionar as ações principais referente ao que aconteceu durante a partida.

07 – Essa matéria jornalística foi publicada com destaque num dos importantes jornais do país. Por que, em sua opinião, o jornal decidiu publicar uma matéria sobre esse assunto e com tanto destaque?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Porque trata-se de um assunto de interesse público. A notícia dá destaque à atuação positiva obtida após a reunião de três atletas importantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário