domingo, 28 de abril de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): CAMBAIO - CHICO BUARQUE - COM GABARITO

Música(Atividades): Cambaio      
                                 Chico Buarque

Eu quero moça que me deixe perdido
Procuro moça que me deixe pasmado
Essa moça zoando na minha ideia
Eu quero moça que me deixe zarolho
Procuro moça que me deixe cambaio
Me fervendo na veia

Desejo a moça prestes
A transformar-se em flor
A se tornar um luxo
Pro seu novo amor
Moça que vira bicho


Que é de fechar bordel
Que ateia fogo às vestes
Na lua-de-mel

Eu quero moça que me deixe maluco
Moça disposta a me deixar no bagaço
Essa moça zanzando na minha raia
Eu quero moça que me chame na chincha
Com sua flecha que me crave um buraco
Na cabeça e não saia
Que não abaixe a fronte
Que vai por onde quer
Que segue pelo cheiro
Quero essa mulher
Que é de rasgar dinheiro
Marido detonar
Se arremessar da ponte
E me carregar

Vejo fulana a festejar na revista
Vejo beltrana a bordejar no pedaço
Divinais garotas
Belas donzelas no salão de beleza
Altas gazelas nos jardins do palácio
Eu sou mais as putas.

                                    
Compositor: Chico Buarque & Edu Lobo.
                    Chico Buarque. Tantas palavras. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 420.

Entendendo a canção:
01 – A estrutura linguística desses versos lembra a de outro gênero textual.
a)   Qual é esse gênero?
O anúncio publicitário.

b)   Que papel a moça procurada desempenharia naquele gênero e na canção?
No gênero anúncio publicitário, a moça seria procurada para trabalhar; na canção, ela é procurada para ser o amor do eu lírico.

02 – Os versos fazem uso de orações adjetivas. Identifique-as e classifique-as.
      “Que me deixe perdido”; “Que me deixe pasmado”; “Que me deixe zarolho”; “Que me deixe cambaio” – Orações subordinadas adjetivas restritivas.
      “Zoando na minha ideia”; “Me fervendo na veia” – Orações subordinadas adjetivas reduzidas de gerúndio.

03 – O que justifica o emprego recorrente de orações adjetivas nessa canção?
      A recorrência se justifica porque as orações adjetivas restritivas restringem o perfil de moça que é procurada; ou seja, para ser a escolhida pelo eu lírico, a moça deve ter os atributos indicados pelas orações adjetivas.

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