sexta-feira, 12 de abril de 2019

FÁBULA: O GRANDE SÁBIO E O IMENSO TOLO - MILLÔR FERNANDES - COM QUESTÕES GABARITADAS

Fábula: O grande sábio e o imenso tolo
                Millôr Fernandes

        Por um acaso do destino, um velho e sábio professor e um jovem e estulto aluno se encontraram dividindo bancos gêmeos num ônibus interestadual. O estulto aluno, já conhecido do sábio professor exatamente por sua estultície, logo cansou o mestre com seu matraquear ininterrupto e sem sentido. O professor aguentou o quando pôde a conversa insossa e descabida. Afinal, cansado, arranjou, na sua cachola sábia, uma maneira de desativar o papo inútil do aluno. Sugeriu:
        -- Vamos fazer um jogo que sempre proponho nestas minhas viagens. Faz o tempo passar bem mais depressa. Você me faz uma pergunta qualquer. Se eu não souber responder, perco cem pratas. Depois eu lhe faço uma pergunta. Se você não souber responder, perde cem. 
        -- Ah, mas isso é injusto! Não posso jogar esse jogo – disse o aluno, provando que não era tão tolo quanto aparentava -, eu vou perder muito dinheiro! O senhor sabe infinitamente mais do que eu. Só posso jogar com a seguinte combinação: quando eu acertar, ganho cem pratas. Quando o senhor acertar, ganha só vinte.
        -- Está bem – concordou o professor – pode começar.
        -- Me diz, professor – perguntou o aluno, o que é que tem cabeça de cavalo, seis patas de elefante e rabo de pau?
        O professor, sem sequer pensar, respondeu:
        -- Não sei; nem posso saber! Isso não existe.
        -- O senhor não disse se devia existir ou não. O fato é que o senhor não sabe o que é – argumentou o aluno – e, portanto, me deve cem pratas.
        -- Tá bem, eu pago as cem pratas – concordou o professor pagando -, mas agora é minha vez. Me diz aí: o que é que tem cabeça de cavalo, seis patas de elefante e rabo de pau?
        -- Não sei – respondeu o aluno. E, sem maior discussão, pagou vinte pratas ao professor.

        Moral: A sabedoria, nos dias de hoje, está valendo 20% da esperteza.

                                       Millôr Fernandes
Entendendo a fábula:
01 – Quem são os personagens dessa fábula?
      O professor sábio e o aluno estulto.

02 – Onde se passa a história?
      Dentro de um ônibus interestadual.

03 – Qual foi a proposta feita pelo professor ao aluno?
      Que eles iriam fazer uma disputa de perguntas e respostas.

04 – De acordo com a fábula, qual seria o valor a pagar, para quem não acertar a resposta?
      O professor pagaria 100 pratas e o aluno pagaria 20 pratas.

05 – Quem fez a pergunta primeiro? Qual foi?
      Foi o aluno. O que é que tem cabeça de cavalo, seis patas de elefante e rabo de pau?

06 – Quantos parágrafos possui a fábula?
      Possui 11 parágrafos.

07 – Qual o título da fábula?
      O grande sábio e o imenso tolo.

08 – Você concorda com a moral da história? Qual seria a sua?
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Todas ações da fábula se passam no mesmo dia? Explique.
      De acordo com o texto, não tem condições de prever, pois, não aparece data e tempo de viagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário