quarta-feira, 3 de outubro de 2018

POEMA: O MENINO QUE CARREGAVA ÁGUA NA PENEIRA - MANOEL DE BARROS - COM GABARITO

Poema: O Menino Que Carregava Água Na Peneira
              Manoel de Barros

Tenho um livro sobre águas e meninos.
Gostei mais de um menino
que carregava água na peneira.

A mãe disse que carregar água na peneira
era o mesmo que roubar um vento e sair
correndo com ele para mostrar aos irmãos.

A mãe disse que era o mesmo que
catar espinhos na água
O mesmo que criar peixes no bolso.

O menino era ligado em despropósitos.
Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos.
A mãe reparou que o menino
gostava mais do vazio
do que do cheio.
Falava que os vazios são maiores
e até infinitos.

Com o tempo aquele menino
que era cismado e esquisito
porque gostava de carregar água na peneira

Com o tempo descobriu que escrever seria
o mesmo que carregar água na peneira.

No escrever o menino viu
que era capaz de ser
noviça, monge ou mendigo
ao mesmo tempo.

O menino aprendeu a usar as palavras.
Viu que podia fazer peraltagens com as palavras.
E começou a fazer peraltagens.

Foi capaz de interromper o voo de um pássaro
botando ponto final na frase.

Foi capaz de modificar a tarde botando uma chuva nela.

O menino fazia prodígios.
Até fez uma pedra dar flor!
A mãe reparava o menino com ternura.

A mãe falou:
Meu filho você vai ser poeta.
Você vai carregar água na peneira a vida toda.

Você vai encher os vazios com as suas peraltagens
E algumas pessoas vão te amar por seus despropósitos.

Manoel de Barros. Poesia Completa.
São Paulo: Leya Brasil, 2011.
Entendendo o poema:
01 – Releia: “Com o tempo aquele menino / que era cismado e esquisito...”. As palavras destacadas que atribuíam características ao menino pertencem à classe dos(das):
a) Substantivos.
b) Adjetivos.
c) Verbos.
d) Interjeições.

02 – As pessoas atribuíam essas características ao menino por que:
a) O menino gostava de despropósitos.
b) O menino era desconfiado.
c) O menino era estranho.
d) O menino não sabia ler.

03 - Releia: “você vai encher os vazios com as suas peraltagens …” a palavra que substitui a palavra destacada sem mudar o sentido do texto é:
a) Brincadeiras.
b) Fantasias.
c) Imaginações.
d) Lembranças.

04 – Que ação permitiu ao menino realizar seus despropósitos?
      O ato de escrever.

05 – Assim como nas narrativas existe um narrador, nos poemas também existe um ser que fala. Essa voz dentro do poema se chama.
      Eu lírico.

06 – Quando se diz que o menino “Carregava água na peneira”, pode-se afirmar que a expressão foi usada no:
a. Sentido real ou denotativo.
b. Sentido figurado ou conotativo.

07 - Releia: “A mãe disse que carregar água na peneira / Era o mesmo que roubar um vento e / Sair correndo com ele para mostrar aos irmãos.” A expressão que permite a comparação entre carregar água na peneira e roubar um vento é:
a) O mesmo que.
b) Sair correndo.
c) Roubar um vento.
d) Mostrar aos irmãos.

08 – Releia:
“Com o tempo descobriu que escrever seria
o mesmo que carregar água na peneira.

No escrever o menino viu
que era capaz de ser
noviça, monge ou mendigo
ao mesmo tempo.”
        As palavras destacadas indicam que as ações do menino se localizam no tempo:
a) Presente.
b) Passado.
c) Futuro.

09 – Observe: “O menino fazia prodígios.
                         Até fez uma pedra dar flor!
                         A mãe reparava o menino com ternura.”

        A pontuação é um recurso utilizado na escrita para expressar sensações e sentimentos presente na nossa fala. O uso do ponto de exclamação revela:
a) Dúvida quanto ao futuro do menino.
b) Admiração pela proeza do menino.
c) Surpresa.
d) Advertência.

10 – Releia: “A mãe falou: meu filho você vai ser poeta.” O uso dos dois pontos indica:
a) A apresentação de uma dúvida.
b) A apresentação da fala mãe do menino.
c) A introdução de uma explicação.
d) A apresentação de uma certeza.

11 – De acordo com a leitura do poema, explique o que possibilitou a comparação feita pela mãe do menino entre o gosto do filho em carregar água na peneira e o ofício de poeta.
      Resposta pessoal do aluno. (A resposta tem como elemento comparativo a imaginação).

12 – O que há de estranho em “carregar água na peneira?
a)   É uma atividade que todos deveriam fazer, mas não fazem.
b)   É uma atividade totalmente respeitável, mas que não tem reconhecimento.
c)   É uma atividade um tanto absurda, pois uma peneira não é feita para carregar água.
d)   É uma atividade que recebe crítica de todos os lados, e por isso são poucos que se aventuram nela.

13 – No poema é dito que escrever é o mesmo que carregar água na peneira. Assinale a alternativa que aponta uma possível interpretação para essa afirmação.
a)   Escrever é uma atividade que permite o exercício da livre imaginação, e por isso é adequada, por exemplo, a um menino que tem a personalidade fora do comum.
b)   Escrever é um ofício para poucos, de grande dificuldade, assim como deve ser difícil o esforço para conseguir carregar água na peneira.
c)   A escrita é um lugar em que as pessoas podem ser irresponsáveis sem culpa, pois é uma atividade que a sociedade julga como não importante.
d)   A escrita é uma forma de lazer como qualquer outra, nela não há nenhuma pretensão de ser levada a sério, assim como as brincadeiras de criança não podem ser levadas a sério.

14 – De acordo com o seguinte verso: “No escrever o menino viu / que era capaz de ser / noviça, monge ou mendigo /ao mesmo tempo.” Assinale a alternativa correta:
a)   A escrita permite a uma pessoa que alimente suas ilusões de grandeza, fazendo com que os outros pensem que alguém é aquilo que não é.
b)   A escrita está ligada ao mundo ficcional, que é o mundo do “faz de conta”, em que se pode fingir ser personagens que só existem na imaginação.
c)   Escrever é a única forma de dar às pessoas aquilo que a vida não é capaz de dar.
d)   Ao escrever, nós podemos mentir para os outros e para nós mesmos, e assim assumirmos uma identidade que não é exatamente a nossa.

15 – É dito no poema que o menino podia fazer “peraltagens com palavras”. Quais parecem ser as qualidades de quem faz uma coisa como essa?
a)   Racional, metódica, paciente.
b)   Revoltado, inconformado, revolucionário.
c)   Antenado, comunicativo, engajado.
d)   Criativo, sonhador, brincalhão.


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