Questão 1 - Leia o texto abaixo.
A gansa dos ovos de ouro
Fábula de Esopo,
recontada por Ana Maria Machado.
Era uma vez um casal de
camponeses que tinha uma gansa muito especial. De vez em quando, quase todo
dia, ela botava um ovo de ouro. Era uma sorte enorme, mas em pouco tempo eles começaram
a achar que podiam ficar muito mais ricos se ela pusesse um ovo daqueles por hora,
ou a todo momento que eles quisessem.
Falavam nisso sem parar, imaginando o que fariam com tanto ouro.
— Que bobagem a gente
ficar esperando que todo dia saia dessa gansa um pouquinho... Ela deve ter
dentro dela um jeito especial de fabricar ouro. Isso era o que a gente
precisava.
— Isso mesmo. Deve ter uma
maquininha, um aparelho, alguma coisa assim. Se a gente pegar pra nós, não
precisa mais de gansa.
— É... Era melhor ter tudo
de uma vez. E ficar muito rico.
E resolveram matar a gansa
para pegar todo o ouro.
Mas dentro não tinha nada
diferente das outras gansas que eles já tinham visto – só carne, tripa, gordura...
E eles não pegaram mais
ouro. Nem mesmo ganharam um ovo de ouro, nunca mais.
MACHADO, Ana Maria. O Tesouro das Virtudes para
Crianças.
Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1999.
O ditado popular que melhor combina com essa história é:
A) “A união faz a força”.
B) “Quem tudo quer tudo perde...”.
C) “De grão em grão a galinha enche o papo”.
D) “A vingança tarda, mas não falha”.
Descritor 04 – Inferir uma informação
implícita em um texto
Questão 2 - Leia o texto abaixo.
O príncipe sapo
Uma feiticeira muito má
transformou um belo príncipe num sapo, só o beijo de uma princesa desmancharia
o feitiço.
Um dia, uma linda princesa
chegou perto da lagoa em que o príncipe morava. Cheio de esperança de ficar
livre do feitiço, ele lhe pediu um beijo. Como ela era muito boa, venceu o nojo
e, sem saber de nada, atendeu ao pedido do sapo: deu-lhe um beijo.
Imediatamente o sapo
voltou a ser príncipe, casou-se com a princesa e foram felizes para sempre.
Seieszka, Jon. O patinho realmente feio e outras
histórias malucas.
São Paulo: Companhia das letrinhas, 1997, [s.
p].
O que deu origem aos fatos narrados nesse texto?
A) O beijo da princesa.
B) O feitiço da feiticeira.
C) O nojo da princesa.
D) O pedido do sapo.
Descritor 7 - Identificar o conflito gerador do enredo e os
elementos que constroem a narrativa.
Questão 3 - Leia o texto abaixo.
Cuidado
Depois da chuva, o menino
vestiu uma roupa azul muito bonita e saiu todo alegre para brincar.
A mãe avisou:
— Cuidado! A roupa é nova,
não vá se sujar.
Pouco depois o menino
voltou com a roupa suja de lama. A mãe, zangada, falou:
— Mas você não sabia que a
roupa estava limpinha? Que roupa custa dinheiro? Será que você não sabe que
menino educado não fica deste jeito?
— Tudo isso eu sei. O que eu
não sabia é que o carro ia passar bem na poça d’água e jogar lama em mim.
O menino ficou sujo de lama porque
A) a mãe ficou zangada.
B) era desobediente.
C) era mal educado.
D) o carro jogou lama nele.
Descritor 8 – estabelecer a relação causa/consequência entre
partes e elementos do texto.
Questão 4 - Leia o texto abaixo.
O MACACO E A VELHA
Havia uma velha, muito
velha, chamada Marocas. Ela possuía um lindo bananal. Mas a coitadinha da velha
comia poucas bananas, pois havia um macaco que lhe roubava todas.
Um dia, Marocas, cansada
de ser roubada, teve uma ideia. Comprou no armazém vários quilos de alcatrão e
com ele fez um boneco. Colocou-o num grande tabuleiro e o levou para o meio do
bananal, pensando em dar uma lição no macaco.
Logo que Marocas voltou
para casa, lá veio o macaco Simão de mansinho. Quando avistou o boneco,
zangou-se pensando que ele lhe roubava as bananas.
O macaco, muito zangado,
deu-lhe uns sopapos, ficando com a mão grudada no alcatrão. Deu-lhe um pontapé.
Ficou preso no boneco também o seu pé. O macaco deu, então, uma cabeçada e
ficou todinho grudado.
Marocas, saindo do
barraco, pegou o chicote e surrou o macaco e só parou, quando Simão, dando três
pulos, desgrudou-se do alcatrão e fugiu.
Certa manhã, Simão teve
uma ideia para se vingar da velha Marocas. Ele entrou numa pele de leão que
encontrou na floresta. Pulou o muro da casa da velha e escondeu-se no bananal.
Quando a velha apareceu,
Simão soltou um urro terrível e deu-lhe um bote. A velha gritou e tentou fugir,
mas, naquele alvoroço, caiu bem no fundo do poço que havia no quintal.
O macaco, vendo o perigo
que ela corria, ficou muito triste, pois queria assustá-la, mas não matá-la.
Saiu bem rápido de dentro da pele e, olhando em volta, subiu num pé de jamelão,
pegou num galho bem grosso e espichou bem o rabo até o fundo do poço.
Os gritos chamaram a
atenção dos vizinhos que, chegando ao bananal, surpreenderam-se com a cena.
O macaco fazendo força,
trazendo Marocas dependurada no seu rabo. Depois desse dia, as coisas mudaram.
Marocas e o macaco ficaram amigos. Era uma beleza!
Ela, em vez de pancadas, dava-lhe bananas e doces.
CAPPELLI, Alba; DIAS, Dora. O macaco e a velha. Coleção
Lua de papel.
FTD. *Adaptado: Reforma Ortográfica.
O que deu início à briga entre Marocas e o macaco?
A) A lição que Marocas deu no macaco.
B) A surra de chicote que o macaco levou.
C) O boneco roubar as bananas do macaco.
D) O macaco comer as bananas da Marocas.
Descritor 7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os
elementos que constroem a narrativa.
Questão 5 - Leia o texto abaixo.
MEIO AMBIENTE
A descoberta do
estranhíssimo sapo-fóssil
Apareceu pelas colinas da
Índia um sapo bem esquisitão. Para começar, ele é roxo (“creeedo!”). Tem
sete centímetros e um focinho pontudo. A cabeça é meio pequena para o corpo, e,
por isso, o bicho parece mais uma bolha gosmenta roxa (Creedo!) do que
um ser vivo.
E mais estranho que isso
só o nome dele: Nasikabatrachus sahyadrensis (mas esse nome palavrão na
verdade quer dizer uma coisa bem simples – “sapo da montanha Sahyadri”).
O sapo pode até ser
feioso, mas, para os seus descobridores, ele é o bicho mais bonito do mundo. É
que o sapo da montanha é um fóssil vivo, de 130 milhões de anos atrás. Os antepassados
dele viveram na época dos dinossauros, e, por isso, o sapão roxo é muito importante
para entender como os anfíbios da família dele evoluíram. Logo... o Nasika é
lindo!
Disponível em:
<http://www.canalkids.com.br/central/arquivo/meio_sapofossil.htm>
De acordo com esse texto, qual é a opinião dos pesquisadores
sobre o sapo encontrado na Índia?
A) Ele é o bicho mais lindo do mundo.
B) Ele tem sete centímetros e focinho pontudo.
C) É roxo e apareceu nas colinas da Índia.
D) É um fóssil vivo de 130 milhões de anos.
Descritor 11 – Distinguir um fato da opinião
relativa a esse fato.
Questão 6 - Leia o texto abaixo.
ELA É SUPER
Conheça as incríveis habilidades da
onça-pintada e saiba mais sobre esse felino.
Capaz de se disfarçar na
mata, andar com leveza, escalar árvores altas e atravessar rios, a onça parece
ter os poderes de invisibilidade de um guerreiro ninja.
Ela usa todas essas
habilidades para caçar e se proteger. Costuma ser mais ativa quando o sol se
põe e pode caçar à noite, pois enxerga bem no escuro e tem audição e olfato
aguçados.
Como tem pernas curtas,
ela não corre. Se esconde, segue a presa sem ser percebida e ataca saltando de
um galho ou do meio da mata de repente, com uma mordida mais forte do que a de felinos
maiores.
Revista Recreio, São
Paulo: Abril, n.487, p. 20, 9 de jul. 2009.
Fragmento.
De acordo com esse texto, a onça-pintada usa suas
habilidades para
A) aguçar o olfato.
B) caçar e se proteger.
C) enxergar no escuro.
D) ficar invisível.
Descritor 1 – Identificar uma informação explícita em um texto.
Textos muito bons!
ResponderExcluirAmei!
Obrigada!
GOSTARIA DE RECEBER ESSA ATIVIDADE PARA IMPRESSÃO.
ResponderExcluirOlá, passe seu email para eu te enviar.
ExcluirProfa. Jaqueline
Bom dia gostaria de receber essa a atividade para impressão
Excluirleopereiradsantos@gmail.com
pode passar para o meu email nataliassilva056@gmail.com
Excluirolá, poderia me mandar essas atividades de texto para mim
ExcluirTextos maravilhosos
ResponderExcluirGostaria de receber estes textos
ResponderExcluirpor e-mail. zelia_rv@hotmail.com
OLÁ BOA TARDE, GOSTARIA DE RECEBER ESSA ATIVIDADE PARA IMPRESSÃO.
ResponderExcluirOBRIGADA!
elianabresciani@hotmail.com
Excelente, obrigada, estou trabalhando os textos com uma criança de 8 anos e ela esta achando muito divertido. carmel
ResponderExcluirExcelentes textos!! gostaria de recebe-los em meu email para impressão.thiaracampos2009@hotmail.com.
ResponderExcluirDesde ja agradesço!!
Gostaria de receber esse conteúdo para impressão. Obrigada. fran_alvess@live.com
ResponderExcluirGostaria de receber conteudo para impressão. eukciara@gmail.com
ResponderExcluirGostaria de receber material para impressão.amnsouza@bol.com.br
ResponderExcluirGostaria de receber estes para 8mpressao meu email rosangelavieira.santos@hotmail.com
ResponderExcluirMuito top os textos associados com os descritores.
ResponderExcluirSe fosse possível gostaria de receber para impressão.
ResponderExcluirluizaribeiroboaventura@gmail.com
ResponderExcluirGostaria de receber para impressão.
ResponderExcluirKallynesousa37@gmail.com
Desde já, obrigada!
Seu espaço é muito útil.Textos e atividades muito bons! Gratidão por permitir utilizar o seu trabalho.
ResponderExcluirProfessora gostaria de receber para impressão.
ResponderExcluirneurivanalves15@gmail.com
Desde já, obrigado!
adorei como faço para receber mais novidades
ResponderExcluir