quinta-feira, 12 de outubro de 2017

TEXTOS CURTOS COM DESCRITORES PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO


Questão 1 - Leia o texto abaixo.


A gansa dos ovos de ouro
 Fábula de Esopo, recontada por Ana Maria Machado.

        Era uma vez um casal de camponeses que tinha uma gansa muito especial. De vez em quando, quase todo dia, ela botava um ovo de ouro. Era uma sorte enorme, mas em pouco tempo eles começaram a achar que podiam ficar muito mais ricos se ela pusesse um ovo daqueles por hora, ou a todo momento que eles quisessem.
Falavam nisso sem parar, imaginando o que fariam com tanto ouro.
        — Que bobagem a gente ficar esperando que todo dia saia dessa gansa um pouquinho... Ela deve ter dentro dela um jeito especial de fabricar ouro. Isso era o que a gente precisava.
        — Isso mesmo. Deve ter uma maquininha, um aparelho, alguma coisa assim. Se a gente pegar pra nós, não precisa mais de gansa.
        — É... Era melhor ter tudo de uma vez. E ficar muito rico.
        E resolveram matar a gansa para pegar todo o ouro.
        Mas dentro não tinha nada diferente das outras gansas que eles já tinham visto – só carne, tripa, gordura...
        E eles não pegaram mais ouro. Nem mesmo ganharam um ovo de ouro, nunca mais.

MACHADO, Ana Maria. O Tesouro das Virtudes para Crianças.
Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1999.

 O ditado popular que melhor combina com essa história é:
A) “A união faz a força”.
B) “Quem tudo quer tudo perde...”.
C) “De grão em grão a galinha enche o papo”.
D) “A vingança tarda, mas não falha”.

Descritor 04 – Inferir uma informação implícita em um texto



Questão 2 - Leia o texto abaixo.


O príncipe sapo

  Uma feiticeira muito má transformou um belo príncipe num sapo, só o beijo de uma princesa desmancharia o feitiço.
  Um dia, uma linda princesa chegou perto da lagoa em que o príncipe morava. Cheio de esperança de ficar livre do feitiço, ele lhe pediu um beijo. Como ela era muito boa, venceu o nojo e, sem saber de nada, atendeu ao pedido do sapo: deu-lhe um beijo.


     Imediatamente o sapo voltou a ser príncipe, casou-se com a princesa e foram felizes para sempre.

Seieszka, Jon. O patinho realmente feio e outras histórias malucas.
São Paulo: Companhia das letrinhas, 1997, [s. p]. 

O que deu origem aos fatos narrados nesse texto?
A) O beijo da princesa.
B) O feitiço da feiticeira.
C) O nojo da princesa.
D) O pedido do sapo.

Descritor 7 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

Questão 3 - Leia o texto abaixo.

  

Cuidado

        Depois da chuva, o menino vestiu uma roupa azul muito bonita e saiu todo alegre para brincar.
        A mãe avisou:
        — Cuidado! A roupa é nova, não vá se sujar.
        Pouco depois o menino voltou com a roupa suja de lama. A mãe, zangada, falou:

        — Mas você não sabia que a roupa estava limpinha? Que roupa custa dinheiro? Será que você não sabe que menino educado não fica deste jeito?
        — Tudo isso eu sei. O que eu não sabia é que o carro ia passar bem na poça d’água e jogar lama em mim.

O menino ficou sujo de lama porque
A) a mãe ficou zangada.
B) era desobediente.
C) era mal educado.
D) o carro jogou lama nele.

Descritor 8 – estabelecer a relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

Questão 4 - Leia o texto abaixo.


O MACACO E A VELHA

 Havia uma velha, muito velha, chamada Marocas. Ela possuía um lindo bananal. Mas a coitadinha da velha comia poucas bananas, pois havia um macaco que lhe roubava todas.
  Um dia, Marocas, cansada de ser roubada, teve uma ideia. Comprou no armazém vários quilos de alcatrão e com ele fez um boneco. Colocou-o num grande tabuleiro e o levou para o meio do bananal, pensando em dar uma lição no macaco.
        Logo que Marocas voltou para casa, lá veio o macaco Simão de mansinho. Quando avistou o boneco, zangou-se pensando que ele lhe roubava as bananas.
        O macaco, muito zangado, deu-lhe uns sopapos, ficando com a mão grudada no alcatrão. Deu-lhe um pontapé. Ficou preso no boneco também o seu pé. O macaco deu, então, uma cabeçada e ficou todinho grudado.
        Marocas, saindo do barraco, pegou o chicote e surrou o macaco e só parou, quando Simão, dando três pulos, desgrudou-se do alcatrão e fugiu.
        Certa manhã, Simão teve uma ideia para se vingar da velha Marocas. Ele entrou numa pele de leão que encontrou na floresta. Pulou o muro da casa da velha e escondeu-se no bananal.
        Quando a velha apareceu, Simão soltou um urro terrível e deu-lhe um bote. A velha gritou e tentou fugir, mas, naquele alvoroço, caiu bem no fundo do poço que havia no quintal.
        O macaco, vendo o perigo que ela corria, ficou muito triste, pois queria assustá-la, mas não matá-la. Saiu bem rápido de dentro da pele e, olhando em volta, subiu num pé de jamelão, pegou num galho bem grosso e espichou bem o rabo até o fundo do poço.
        Os gritos chamaram a atenção dos vizinhos que, chegando ao bananal, surpreenderam-se com a cena.
        O macaco fazendo força, trazendo Marocas dependurada no seu rabo. Depois desse dia, as coisas mudaram. Marocas e o macaco ficaram amigos. Era uma beleza!
Ela, em vez de pancadas, dava-lhe bananas e doces.

CAPPELLI, Alba; DIAS, Dora. O macaco e a velha. Coleção Lua de papel.
FTD. *Adaptado: Reforma Ortográfica. 

 O que deu início à briga entre Marocas e o macaco?
A) A lição que Marocas deu no macaco.
B) A surra de chicote que o macaco levou.
C) O boneco roubar as bananas do macaco.
D) O macaco comer as bananas da Marocas.

Descritor 7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

Questão 5 - Leia o texto abaixo.


MEIO AMBIENTE

        A descoberta do estranhíssimo sapo-fóssil
        Apareceu pelas colinas da Índia um sapo bem esquisitão. Para começar, ele é roxo (“creeedo!”). Tem sete centímetros e um focinho pontudo. A cabeça é meio pequena para o corpo, e, por isso, o bicho parece mais uma bolha gosmenta roxa (Creedo!) do que um ser vivo.
        E mais estranho que isso só o nome dele: Nasikabatrachus sahyadrensis (mas esse nome palavrão na verdade quer dizer uma coisa bem simples – “sapo da montanha Sahyadri”).
        O sapo pode até ser feioso, mas, para os seus descobridores, ele é o bicho mais bonito do mundo. É que o sapo da montanha é um fóssil vivo, de 130 milhões de anos atrás. Os antepassados dele viveram na época dos dinossauros, e, por isso, o sapão roxo é muito importante para entender como os anfíbios da família dele evoluíram. Logo... o Nasika é lindo!

Disponível em: <http://www.canalkids.com.br/central/arquivo/meio_sapofossil.htm> 

 De acordo com esse texto, qual é a opinião dos pesquisadores sobre o sapo encontrado na Índia?
A) Ele é o bicho mais lindo do mundo.
B) Ele tem sete centímetros e focinho pontudo.
C) É roxo e apareceu nas colinas da Índia.
D) É um fóssil vivo de 130 milhões de anos.

Descritor 11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Questão 6 - Leia o texto abaixo.


ELA É SUPER

   Conheça as incríveis habilidades da onça-pintada e saiba mais sobre esse felino.
  Capaz de se disfarçar na mata, andar com leveza, escalar árvores altas e atravessar rios, a onça parece ter os poderes de invisibilidade de um guerreiro ninja.
  

      Ela usa todas essas habilidades para caçar e se proteger. Costuma ser mais ativa quando o sol se põe e pode caçar à noite, pois enxerga bem no escuro e tem audição e olfato aguçados.
        Como tem pernas curtas, ela não corre. Se esconde, segue a presa sem ser percebida e ataca saltando de um galho ou do meio da mata de repente, com uma mordida mais forte do que a de felinos maiores.

Revista Recreio, São Paulo: Abril, n.487, p. 20, 9 de jul. 2009.
Fragmento. 

  De acordo com esse texto, a onça-pintada usa suas habilidades para
A) aguçar o olfato.
B) caçar e se proteger.
C) enxergar no escuro.
D) ficar invisível.


Descritor 1 – Identificar uma informação explícita em um texto.

22 comentários:

  1. GOSTARIA DE RECEBER ESSA ATIVIDADE PARA IMPRESSÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, passe seu email para eu te enviar.
      Profa. Jaqueline

      Excluir
    2. Bom dia gostaria de receber essa a atividade para impressão
      leopereiradsantos@gmail.com

      Excluir
    3. pode passar para o meu email nataliassilva056@gmail.com

      Excluir
    4. olá, poderia me mandar essas atividades de texto para mim

      Excluir
  2. Gostaria de receber estes textos
    por e-mail. zelia_rv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. OLÁ BOA TARDE, GOSTARIA DE RECEBER ESSA ATIVIDADE PARA IMPRESSÃO.
    OBRIGADA!
    elianabresciani@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Excelente, obrigada, estou trabalhando os textos com uma criança de 8 anos e ela esta achando muito divertido. carmel

    ResponderExcluir
  5. Excelentes textos!! gostaria de recebe-los em meu email para impressão.thiaracampos2009@hotmail.com.
    Desde ja agradesço!!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de receber esse conteúdo para impressão. Obrigada. fran_alvess@live.com

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de receber conteudo para impressão. eukciara@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de receber material para impressão.amnsouza@bol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de receber estes para 8mpressao meu email rosangelavieira.santos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Muito top os textos associados com os descritores.



    ResponderExcluir
  11. Se fosse possível gostaria de receber para impressão.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de receber para impressão.
    Kallynesousa37@gmail.com

    Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Seu espaço é muito útil.Textos e atividades muito bons! Gratidão por permitir utilizar o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  14. Professora gostaria de receber para impressão.
    neurivanalves15@gmail.com

    Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
  15. adorei como faço para receber mais novidades

    ResponderExcluir