sexta-feira, 13 de outubro de 2017

TEXTOS CURTOS COM DESCRITORES PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

TEXTO DE PORTUGUÊS PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Leia o texto abaixo.

 VOCÊ NÃO TEVE A SORTE DE NASCER COM A CASA PRÓPRIA NAS COSTAS?

Adaptado de “Português, uma proposta para o letramento”,
SOARES, M. Livro 2. 

Questão 01:
O autor escreveu esse texto para:
A) vender várias tartarugas.
B) ler a sorte das pessoas.
C) vender animais pequenos.
D) vender casas e apartamentos.

DESCRITOR: D12- Identificar a finalidade de diferentes gêneros.

Leia o texto abaixo.

Nota Técnica

    O Brasil vai monitorar a partir de segunda-feira, alimentos vindos do Japão, informa nota técnica conjunta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), divulgada nesta quinta-feira.
     O objetivo das autoridades brasileiras é evitar que alimentos possivelmente contaminados por alto índice de radiação emitida pela usina nuclear de Fukushima, afetada pelo tsunami do dia 11 de março, entrem no país.
        De acordo com a nota, a importação de alimentos japoneses ao Brasil estará condicionada à apresentação de declaração das autoridades sanitárias do Japão de que os produtos não contêm níveis de radiação acima dos limites permitidos.
G1.globo.com, 01/04/2011.

Questão 02
Na notícia acima, a principal informação aparece na frase:
(A) “...informa nota técnica conjunta da ...ANVISA e ...MAPA, divulgada nesta quinta-feira.”
(B) “O objetivo das autoridades brasileiras é evitar que alimentos possivelmente contaminados... entrem no país.”
(C) “O Brasil vai monitorar, a partir de segunda-feira os alimentos vindos do Japão...”
(D) “a importação de alimentos japoneses ao Brasil estará condicionada à apresentação de declaração das autoridades sanitárias do Japão...”

DESCRITOR: D9 - Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

Leia o texto abaixo.


Belém do Pará

Bembelelém!
Viva Belém!
Belém do Pará porto moderno integrado na equatorial
Beleza eterna da paisagem

Bembelelém!
Viva Belém!

Cidade pomar
(Obrigou a polícia a classificar um tipo novo de delinquente: O apedrejador de mangueiras)

Bembelelém!
Viva Belém!

Belém do Pará onde as avenidas se chamam Estradas:
Estrada de São Jerônimo
Estrada de Nazaré (...).

BANDEIRA, Manuel. Os melhores poemas de Manuel Bandeira. Seleção Francisco de Assis Barbosa. São Paulo: Global.1984.p.78.

Questão 03
As palavras “Bembelelém, Belém”, com repetição de sons semelhantes sugerem:
A) brincadeira com palavras.
B) evocação do repicar de sinos.
C) homenagem a Belém do Pará.
D) leveza da estrutura do poema.

DESCRITOR: D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos

Leia o texto abaixo.

Sumiço

        Desesperado, o chefe olha para o relógio, e já não acreditando que um funcionário chegaria a tempo de fornecer uma informação importantíssima para uma reunião, liga para o tal:
        — Alô! – atende uma voz de criança, quase sussurrando.
        — Alô. Seu papai está?
        — Tá... – ainda sussurrando.
        — Posso falar com ele?
        — Não. – disse a criança bem baixinho.
        Meio sem graça, o chefe tenta falar com algum outro adulto:
        — E a sua mamãe? Está aí?
        — Tá.
        — Ela pode falar comigo?
        — Não. Ela tá ocupada.
        — Tem mais alguém aí?
        — Tem... – sussurra.
        — Quem?
        — O “puliça”.
        Um pouco surpreso, o chefe continua:
        — O que ele está fazendo aí?
        — Ele tá conversando com o papai, com a mamãe e com o “bombelo...”
        Ouvindo um grande barulho do outro lado da linha, o chefe pergunta assustado:
        — Que barulho é esse?
        — É o “licópito”.
        — Um helicóptero?
        — É. Ele “tlosse” uma equipe de busca.
        — Minha nossa! O que está acontecendo aí? – o chefe pergunta, já desesperado.
        E a voz sussurra com um risinho safado:
        — Eles tão me “puculando”.

Acesso em 05//08/2007. 

 Questão 04
Nesse texto, a palavra “sussurrando” indica que o menino falava:
A) agitado.
B) assustado
C) baixo.
D) sério.

DESCRITOR: D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

Questão 05:

Pode-se deduzir do texto que a criança:
A) queria enganar o chefe do pai.
B) foi raptada por alguém.
C) escondeu-se dos pais.
D) está perdida.

DESCRITOR: D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

Questão 06:
Na frase “– Tem mais alguém aí?”, o verbo empregado representa uma marca de:
A) registro oral formal.
B) registro oral informal.
C) falar regional.
D) falar caipira.

DESCRITOR: D13 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Leia o texto abaixo.


Paixão Nacional

    O futebol é sem dúvida alguma o esporte mais popular do planeta. Não há nenhum outro esporte que esteja tão divulgado e que seja praticado da mesma maneira ao redor do mundo. O futebol é praticado em todos os países, nos cinco continentes do globo.
  No Brasil, os registros oficiais mostram que o futebol começou a ser praticado em 1894, no estado de São Paulo, trazido por Charles Miller, que, ao retornar da Inglaterra, onde fora estudar, trouxe as primeiras bolas, uniformes e chuteiras. Em poucos anos, nasceu entre o povo brasileiro a paixão pela bola e a difusão do futebol ocorreu de forma ampla.
        Inicialmente, esse esporte só era praticado por pessoas de classes mais abastadas, mas a popularização rápida do futebol em várias regiões do país fez com que esse esporte começasse a ser praticado pelas camadas mais pobres da população. Assim, o futebol começou a ser jogado de forma aberta e espontânea em todas as localidades do Brasil.
Disponível em: <http://recantodasletras.uol.com.br>.
Acesso em: 12 mai. 2010.  
Questão 07:
O assunto desse texto é:
A) a popularidade do futebol.
B) a prática do futebol na Inglaterra.
C) os cinco continentes do globo.
D) os esportes praticados no planeta.

DESCRITOR: D6 – Identificar o tema de um texto.

Leia o texto abaixo.








Questão 08:
De acordo com esse texto, podemos afirmar que:
A) Cascão obedeceu à ordem dada por sua mãe.
B) Cascão evitou ficar em um ambiente limpo.
C) a mãe do Cascão limpou a sujeira que ele fez.
D) a mãe do Cascão chamou-o de volta à casa.

DESCRITOR: - D5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc.).

Leia o texto abaixo.


Assume? Não assume?

      — SÓ UMA PERGUNTA, V. Exa. vai assumir a pasta para a qual foi nomeado?
      — Não.
      — Mas esse não é: não! Mesmo ou simplesmente: não?
      — Não.
      — Então quer dizer que V. Exa. não vai assumir coisa nenhuma, não é assim?
      — Não, não. Talvez assuma.
      — E talvez não assuma.
      — Posso assumir, está compreendendo? E ficar de ministro 45 dias.
      — Servindo de lenço?
      — Nem lenço, nem Lourenço. Não sou lenço de ninguém. A menos que...
      — ?
      — Quer dizer, depende. Entretanto, contudo, todavia, como se diz...
      — E quando se decide, Excelência?
      — Eu é que sei? Quem é que sabe alguma coisa neste momento, menino? Acordo de manhã e digo pra mim mesmo, no espelho: você não vai aceitar. E não aceito, pronto. Daí a pouco, telefonam lá da Granja do Torto: tem de aceitar, ora essa! Aceito, que remédio?
      Quando chega de tarde [...].

Carlos Drummond de Andrade. Cadeira de Balanço: p. 180.
Editora Record: Rio de Janeiro. 1993. 

Questão 09
A expressão destacada na frase “– Nem lenço, nem Lourenço. Não sou lenço de ninguém. A menos que...indica que o político:
A) pode aceitar o cargo, sob certas condições.
B) foi interrompido e não conseguiu terminar a frase.
C) tomará a decisão por conta própria.
D) está despreparado para o cargo.

DESCRITOR: - D18 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

Leia o texto abaixo.


Estimulantes, o alívio imediato

      Às vezes, o cansaço é tão grande que a vontade que dá é a de tirar um cochilo ali mesmo: na mesa do escritório, bem na frente do computador. Se os alimentos energéticos reduzem o cansaço físico, os estimulantes combatem a fadiga mental. Os principais representantes do gênero são o chá e o café. “Uma xícara de chá ou de café logo após a refeição não só melhora a digestão, como também proporciona um pique extra para enfrentar o período da tarde”, garante Tamara Mazaracki. Tanto o chá como o café são ricos em cafeína, um estimulante que reduz a fadiga e melhora a concentração. Mas, para algumas pessoas, três ou quatro xícaras de café por dia já são suficientes para causar efeitos prejudiciais ao organismo, como ansiedade e irritação. Na dúvida, vale a pena conferir: uma xícara de chá contém de 50 a 80 mg de cafeína, enquanto uma lata de refrigerante, de 40 a 75 mg. Uma xícara de café forte pode chegar a 200 mg da substância.
Ao chá e café, a nutricionista Gisele Lemos acrescentaria o bom e velho chocolate. “Os alimentos estimulantes são considerados infalíveis porque proporcionam um revigoramento mental, quase instantâneo”, justifica. Já a nutricionista Letícia Pacheco recomenda o ainda pouco conhecido suco de clorofila. Vale lembrar que qualquer vegetal verde tem clorofila em sua composição. Por isso mesmo, a lista de opções é grande e inclui folhas de couve, talos de brócolis e hortelã. Você pode misturá-las com frutas, como limão, abacaxi ou laranja.

Revista Viva Saúde, número 76. Escala. p. 17.

Questão 10
No trecho “Você pode misturá-las com frutas...”, o pronome em destaque refere-se a:
A) xícaras de café.
B) xícaras de chá.
C) folhas verdes.
D) frutas.

DESCRITOR: - D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

Leia os textos abaixo.


TEXTO I: Abertura
                                                    Wilson Rocha

Era uma vez um homem que contava histórias,
Falando das maravilhas de um mundo encantado
Que só as crianças podiam ver.
Mas esse homem, que falava às crianças,
Conseguiu descrever tão bem essas maravilhas,
Que fez todas as pessoas acreditarem nelas.
Pelo menos as pessoas que cresceram por fora,
Mas continuaram sendo crianças em seus corações.
Ele aprendeu tudo isso com a natureza,
Em lugares como esse sítio
Onde ele viveu.
(...)
                                                 Pirlimpimpim. LP Som Livre, 1982. Fragmento


TEXTO II: Lobato

      No Sítio do Pica-pau Amarelo, cenário mágico das histórias de Monteiro Lobato, surgiu a literatura brasileira para crianças. Da legião de pequenos leitores que a partir dos anos 20 devoraram as aventuras da boneca Emília e dos outros personagens do Sítio, nasceram novas gerações de escritores infantis do país.
      Embora Lobato tenha ficado conhecido por sua obra literária, não se limitou a ela. Foi um dos homens mais influentes do Brasil na primeira metade do século e encabeçou campanhas importantes, como a do desenvolvimento da produção nacional do petróleo.
      Além do promotor público, empresário, jornalista e fazendeiro, foi editor de livros. Em 1918 fundou, em São Paulo, a Monteiro Lobato & Cia, editora que trouxe ao país grandes novidades gráficas e comerciais. Até morrer, em 1948, foi o grande agitador do mercado de livros no Brasil. (...).

Nova Escola, Ano XII, nº 100, mar. 1997.

Questão 11
Os textos I (poema) e II (ensaio biográfico) têm em comum o fato de:
A) contarem sobre a vida de alguém.
B) narrarem feitos maravilhosos.
C) noticiarem um acontecimento.
D) possuírem a mesma estrutura.

DESCRITOR: - D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.


17 comentários:

  1. Excelente o seu trabalho! Parabéns e muito obrigada.vou divulgá-lo em minha escola!

    ResponderExcluir
  2. Excelente! Uma grande ajuda e esclarecimentos que, nós, professores, deveríamos receber dos "pedagogos", que só sabem jogar papel em cima da gente.

    ResponderExcluir
  3. Amei os textos pra trabalhar a interpretação e os conteúdos contextualizados.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu trabalho, são sugestões importantes.

    ResponderExcluir
  5. valeu pq tem postila que devo fazer

    ResponderExcluir
  6. Muito bom... Super Ótimo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  7. amei o material obrigada por compartilhar conosco

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo trabalho. Ajudou-me muito...Abraços

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela coerência e muito obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  10. Excelente conteúdo, principalmente para adaptação curricular na educação especial inclusiva

    ResponderExcluir
  11. Atividade excelente, mas gostaria que vcs marcassem o gabarito de outra maneira para facilitar a cópia. Sem colorir.

    ResponderExcluir