domingo, 29 de outubro de 2017

TEXTO: A AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL - GABARITO


Texto: A Agricultura Familiar no Brasil

        A agricultura familiar é uma forma de produção em que os agricultores e seus familiares dirigem e realizam a produção. Para isso, baseiam-se no trabalho dos membros da família. Às vezes, contratam trabalhadores assalariados, sobretudo nas colheitas.
        Aproximadamente 85% do total de propriedades rurais do país pertencem a grupos familiares. Apenas 20% dessas propriedades agrícolas são de caráter patronal, ou seja, baseadas nas relações típicas entre patrão e empregado. Além das famílias que têm a posse e a propriedade da terra, existem também outras situações envolvendo a agricultura familiar, como a dos ocupantes, arrendatários e parceiros.
        Para se ter uma ideia da importância do setor no Brasil, cerca de 60% de todos os alimentos consumidos pelos brasileiros são produzidos por agricultores familiares. Eles são responsáveis por grande parte da produção nacional de feijão, fumo, mandioca, milho, leite e carne de porco.
        É importante lembrar que, ao contrário, muitas das grandes propriedades ou empresas no campo dedicam-se a produzir ou industrializar bens agrícolas para exportação, como no caso da soja, cana, café e da laranja. Nas últimas décadas, introduziu-se de forma intensa no campo o uso de máquinas agrícolas, fertilizantes químicos, sistemas modernos de irrigação e outras técnicas.
        Mas essa inovações beneficiaram especialmente as culturas de exportação. Embora muito produtivas, em muitos casos elas geram poucos empregos agrícolas, já que as máquinas dispensam mão de obra. De outro lado, há culturas desse tipo que podem gerar empregos em cidades, como fábricas de uniformes e fabricação ou venda de instrumentos agrícolas.
        A agricultura familiar pode ser um importante fator de desenvolvimento das áreas rurais. Com ela, é possível haver grande diversificação das economias, geração de empregos e renda, seja esta agrícola ou não agrícola. É uma forma de evitar que muitos trabalhadores rurais migrem para as cidades. Nos últimos anos, tem havido incentivos à formação de cooperativas de agricultores familiares. Uma das vantagens é a maior possibilidade de conseguir mais facilmente financiamentos para continuar plantando, pois os agricultores passam a atuar de forma coletiva.

Interpretação do texto:
1 – Numere os parágrafos do texto. A seguir, escreva uma frase que mostre qual é a ideia principal de cada um deles.
      --- 1° parágrafo: A agricultura familiar é realizada pelos membros da família.
      --- 2° parágrafo: 85% são propriedades que pertencem ao grupo familiar, e 20% são de caráter patronal, relação típica de patrão e empregados.
      --- 3° parágrafo: Cerca de 60% dos alimentos produzidos no Brasil é da agricultura familiar.
      --- 4° parágrafo: Muitas das grandes propriedade, ou empresas do campo, estão produzindo e exportando. Por isso a inovação das técnicas agrícolas.
      --- 5° parágrafo: Com as inovações das técnicas, veio o desemprego no campo. E ao contrário houve aumento na cidade. No ramo de confecções, fabricação e venda de equipamentos agrícolas.
      --- 6° parágrafo: Nos últimos anos, tem havido incentivos à formação de cooperativas de agricultores familiares, com finalidade de evitar a migração para a cidade.

2 – Segundo o texto, quais são os produtos gerados pela agricultura familiar?
      Feijão, fumo, leite, milho, mandioca e a carne de porco.

3 – Por que o desenvolvimento da agricultura familiar pode colaborar para manter os trabalhadores no campo?
      Porque a família terá condições de produzir, na certeza de que seus produtos serão comercializados.

4 – Cite duas diferenças entre a produção familiar e a produção das grandes empresas rurais.
      --- Na produção familiar existe grande diversificação na produção agrícola e não agrícola.
      --- Nas grandes empresas rurais, são mais voltados para a produção em larga escala para exportações.

5 – Existem muitos casos de agricultores que trabalham parte do ano no campo e outra parte na cidade. Por que você acha que isso acontece?
      Resposta pessoal do aluno.

6 – Quais os produtos plantados pelas grandes propriedades e que servem para a exportação?
      Soja, cana-de-açúcar, café e da laranja.

7 – Qual o lado negativo da produção agrícola em larga escala? Explique.
      É o desemprego no campo. Por causa das máquinas modernas que dispensam a mão de obra.

8 – Qual é o título do texto? E qual a vantagem que traz?
      A agricultura familiar do Brasil. A vantagem é a união da família, não sendo necessário a evasão dos filhos para a cidade.


13 comentários: