terça-feira, 3 de outubro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): CORAÇÃO DE ESTUDANTE -MILTON NASCIMENTO - COM GABARITO

Música(Atividades): Coração de Estudante


                                                                                    Milton Nascimento
Quero falar de uma coisa
Adivinha onde ela anda
Deve estar dentro do peito
Ou caminha pelo ar
Pode estar aqui do lado
Bem mais perto que pensamos
A folha da juventude
É o nome certo desse amor

Já podaram seus momentos
Desviaram seu destino
Seu sorriso de menino
Quantas vezes se escondeu
Mas renova-se a esperança
Nova aurora a cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê
Flor, flor e fruto

Coração de estudante
Há que se cuidar da vida
Há que se cuidar do mundo
Tomar conta da amizade
Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes, planta e sentimento
Folhas, coração
Juventude e fé.

Análise

      De forma simples, serena, e, utilizando de metáforas em uma linguagem, cotidiana e conotativa; assim alertando as futuras gerações dos problemas e cicatrizes democráticas que o brasil passaria.
      Ela nos dá uma ideia de chamamento e hino para aqueles que poderiam um dia fortalecer os laços democráticos do país, os estudantes.

Compreendendo a canção.

1 – “Quero falar de uma coisa”, o que o autor quer se expressar?
      Quer falar de algo que certamente o perturba, porém para a época de conflitos ideológicos e políticos, o mesmo não pode ou não consegue devido a repressão que pode sofrer.

2 – Localize na segunda estrofe:
a)   Versos em pode-se verificar uma referência à repressão que os jovens sofreram em tempos passados.
“Já podaram seus momentos” – Golpe militar.
“Desviaram seu destino” – Foram presos ou torturados.

b)   Versos em que se percebe um clima de otimismo.
“Nova aurora a cada dia”. Expressa que aquela esperança que ora adormecia, ora estaria preparada para dar novo empurrão na busca incessante de transformar para melhorar.
“E há que se cuidar do broto”. Nada mais é que os futuros indivíduos que continuarão a luta.

3 – Interprete os versos:
      “E há que se cuidar do broto
      Pra que a vida nos dê
      Flor, flor e fruto.”
      Este verso ressalta a continuidade da luta em todos os âmbitos da sociedade, e não é só importante escrever o que deve ser feito, mas definir como, quando, e para quem deve ser feito algo favorecendo assim as gerações futuras.

4 – Verifica-se que há, nos primeiros versos da última estrofe:
      (X) Uma preocupação de lembrar ao jovem que ele precisa ser uma pessoa participante.
      (   ) Uma preocupação de lembrar ao jovem que é sonhando que se constrói um futuro feliz.

5 – Que análise podemos fazer do título da canção “Coração de Estudante”?
      Ele estabelece aquilo que é de mais promissor na vida do ser humano, a dignidade, embasada na palavra coração, como se este fosse o pulsar que corresponde o dia-a-dia do povo brasileiro.

6 – Qual o sentido o autor quis mostrar no verso: “tomar conta da amizade”.
      Significa continuar a luta dos ideais democráticos, sendo que a palavra amizade, está atrelada aos laços que fortalecem a liberdade.

7 – Por que o uso intenso de metáforas na letra de “Coração de Estudante.”?
      Através delas teve possibilidade de dizer; de soltar a voz abafada, silenciada, devido o regime militar, quando o fantasma da censura amedrontava o país.

8 – “Deve estar dentro do peito”. O eu lírico sentia o quê?
a)   Que caminhar pelo ar nos dá uma ideia do quanto a notícia era uma arma nas mãos dos opressores.
b)   A dor, a amargura que sente em estar aprisionado em uma sociedade, em que muitos sofrem e poucos enxergam.
c)   Uma maior aproximação, quando os grupos que combatiam o governo, havia dado ênfase a uma luta, uma luta de ideias organizados em prol do povo.
d)   Que devia se expressar sobre o que o perturba, mas não consegue devido a repressão que pode sofrer.




7 comentários:

  1. Muito obrigado, ajudou bastante com as respostas! 🤗

    ResponderExcluir
  2. fiz um outro exercício sobre a letra e gostaria de compartilhar contigo, não domino bem as ferramentas tecnológicas, vou tentar... copiar e colar aqui.
    Tópicos: Língua Portuguesa/ Acompanhamento Pedagógico em Língua Portuguesa - Profª RAQUEL RIBEIRO/LETRAS
    ALUNO(a)_______________________________________________________________________ANO/TURMA: 8ºA /9ºA
    Escreva (V) Verdadeiro ou (F) Falso:
    1. “Quero falar de uma coisa”, o que o autor tenta expressar?
    a. ( ) Quer falar de algo que o perturba, porém para a época de conflitos ideológicos e políticos durante a Ditadura, o mesmo não podia ou não conseguia expressar devido à repressão que poderia sofrer pela censura.
    .2 Versos em que se pode verificar uma referência à repressão que os jovens sofreram em tempos passados.
    b ( )“Já podaram seus momentos” – Golpe militar.
    c ( )“Desviaram seu destino” – Foram presos ou torturados.
    3- Versos em que se percebe um clima de otimismo.
    d( )“Nova aurora a cada dia”. Expressa que aquela esperança que ora adormecia, ora estaria preparada para dar novo empurrão na busca incessante de transformar para melhorar.
    e( )“E há que se cuidar do broto”. Nada mais é que os futuros indivíduos que continuarão a luta.
    4– Interprete os versos: “E há que se cuidar do broto Pra que a vida nos dê Flor, flor e fruto.”
    f( ) Estes versos ressaltam a continuidade da luta em todos os âmbitos da sociedade, escrevendo o que deve ser feito, definindo como, quando, e para quem deve ser feito algo favorecendo assim as gerações futuras.
    5– Verifica-se que há, nos primeiros versos da última estrofe:
    g ( ) Uma preocupação de lembrar ao jovem que ele precisa ser uma pessoa participante.
    h ( ) Uma preocupação de lembrar ao jovem que é sonhando que se constrói um futuro feliz.
    6 – Que análise podemos fazer do título da canção “Coração de Estudante”?
    I( ) Ele estabelece aquilo que é de mais promissor na vida do ser humano: a dignidade, com base na palavra coração, como se este fosse o pulsar que corresponde o dia-a-dia do povo brasileiro.
    7– Qual o sentido o autor quis mostrar no verso: “tomar conta da amizade”.
    J( ) Significa continuar a luta dos ideais democráticos, sendo que a palavra amizade, está ligada aos laços que fortalecem a liberdade.
    7 – Por que o uso intenso de uma linguagem poética na letra de “Coração de Estudante.”?
    k( ) Através delas teve possibilidade de dizer; de soltar a voz abafada, silenciada, devido o regime militar, quando o fantasma da censura amedrontava o país.
    8 – “Deve estar dentro do peito”. O eu lírico sentia o quê?
    l ( ) Que caminhar pelo ar nos dá uma ideia do quanto a notícia era uma arma nas mãos dos opressores.
    m( ) A dor, a amargura que sente em estar aprisionado em uma sociedade, em que muitos sofrem e poucos enxergam.

    ResponderExcluir
  3. Classifique as palavras de acordo com o seu processo de formação: (A) Composição por justaposição (B) Composição por aglutinação
    a- ( ) quinta-feira *
    b- ( ) passatempo *

    Esta pergunta é obrigatória
    c- ( ) couve-flor *
    d- ( ) hidrelétrico *
    e- ( ) fidalgo *
    f- ( ) girassol *
    g- ( ) planalto *
    h- ( ) aguardente *

    ResponderExcluir
  4. Gostei da interpretação da música "Coração de estudante". Vlw.

    ResponderExcluir
  5. Cinco verbos de coração de estudante

    ResponderExcluir