quarta-feira, 25 de outubro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): FLOR DE LIS - DJAVAN - COM GABARITO

Música(Atividades) : Flor de Lis

                                                    Djavan

 Valei-me, Deus!
é o fim do nosso amor
Perdoa, por favor
Eu sei que o erro aconteceu
Mas não sei o que fez
Tudo mudar de vez
Onde foi que eu errei?
Eu só sei que amei,
Que amei, que amei, que amei
Será talvez
Que minha ilusão
Foi dar meu coração
Com toda força
Pra essa moça
Me fazer feliz
E o destino não quis
Me ver como raiz
De uma flor de lis
E foi assim que eu vi
Nosso amor na poeira,
Poeira
Morto na beleza fria de Maria
E o meu jardim da vida
Ressecou, morreu
Do pé que brotou Maria
Nem margarida nasceu
E o meu jardim da vida
Ressecou, morreu
Do pé que brotou Maria
Nem margarida nasceu

Interpretação da canção:

1 - Quantos personagens são citados no discurso? Identifique-os
      Dois. O eu lírico e Maria.

2 - Qual é o possível estado de espírito do eu-lírico da canção?
      Estava triste, decepcionado, traumatizado com o fim do relacionamento com sua flor de lis.

3 - “Valei-me Deus!” Qual é a intenção do eu-lírico com essa exclamação?
      Ele recorre ao ser supremo “DEUS”, a espera de um milagre.

4 - “É o fim do nosso amor” A que amor a canção refere-se? E qual o motivo desse “término”?
      Ao fim do relacionamento com sua flor de lis; ele implora perdão por um erro que sabe que cometeu, mas que não sabe qual foi.

5 - “Eu sei que o erro aconteceu’ A que erro a canção refere-se? E por quê?
      Ao erro de entregar-se aquele relacionamento, mesmo sem prever o futuro. Porque não sabe qual foi o erro que cometeu para que se findasse o seu relacionamento.

6 - “Que amei, que amei, que amei” Quem foi amada?
      Uma mulher poderosa e pura chamada Maria.

7 - “E o destino não quis” O que o destino não quis?
      O eu lírico culpa o destino (“o destino não quis me ver como raiz”), mas na verdade é o próprio que não quer ser a raiz da flor, nutrindo um relacionamento sem sexo.

8 - “Na beleza fria de Maria” Por que essa beleza é descrita como “Fria”?
      É descrita como fria, porque o relacionamento acabou devido a castidade da Maria, que se recusava a ter um relacionamento carnal. E com isso o amor ficou na poeira, morto na beleza fria da Maria.

9 - “Do pé que brotou Maria nem Margarida Nasceu” Quais são os significados que o verso nos remete?
      Os significados são: Tratando sua vida como um jardim, acaba tratando como árvores seus sentimentos e sensações e quando ele diz, “do pé que brota Maria” (a árvore do amor, já que era Maria sua amada), nem margarida nasceu, significa que, depois de Maria, nunca mais amou outro alguém.

10 - Por que a canção recebe este título?
       Porque o eu lírico vê a sua amada como uma mulher poderosa e pura.

11 - Qual é a temática da canção?
      Sobre uma pessoa que está traumatizada pelo fim de um relacionamento com a mulher amada.
        
12 - Quais são suas impressões sobre a canção?
      É uma canção de amor dramática, pois no primeiro verso nos mostra o desespero do eu poético pelo fim do seu relacionamento, mas adiante pede perdão pelo erro que diz não ter cometido, e por fim diz que o destino não quis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário