Questão O1 - Leia os textos abaixo.
TEXTO 1
Não deixe seu melhor amigo com raiva
A vacina contra a raiva
protege seu animal, evitando que ele fique doente e ameace a saúde de sua
família.
No dia 28 de setembro, a
Secretaria Municipal de Saúde realiza a Campanha Antirrábica Animal.
Procure o posto de
vacinação mais perto de sua casa, levando seu cachorro ou gato, no horário de 9
às 17 horas.
Prefeitura Municipal de
Betim. *Adaptado: Reforma Ortográfica.
TEXTO 2
Mordida de cão, gato, rato e cia.
De repente, o cachorro do
vizinho ou um vira-lata não simpatiza com seu filho e lhe dá uma mordida. O que
fazer? Primeiro, acalme-se e veja o estrago. Depois de cuidar do ferimento da criança,
passe a prestar atenção no animal.
Se for possível, observe
como se comporta o animal (esta observação pode mudar tudo). Por exemplo: se o
animal não puder ser observado para saber se está com alguma doença, o esquema
de vacina contra a raiva deverá ser o mais rigoroso possível. Por outro lado,
se o animal, depois de 10 dias de observação, permanecer saudável, a criança
poderá se livrar de um esquema vacinal na maioria das vezes longo, cansativo e
doloroso.
Em todos os postos de saúde do Brasil você
pode encontrar o esquema de vacinas contra raiva. Recomendado pela Organização
Mundial de Saúde, baseado no local da mordida, na gravidade da lesão e nas
condições de saúde do animal.
Ziraldo e Dr. Tuta. Manual de sobrevivência do
Menino Maluquinho. Porto Alegre:
L&PM, 1997. p. 40-41. *Adaptado: Reforma
Ortográfica.
O assunto desses dois textos é
A) a saúde das crianças.
B) a vacina das crianças.
C) a saúde no Brasil.
D) a vacina contra a raiva.
Descritor 15 – Reconhecer diferentes formas
de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em
função das condições em que ele foi produzido.
Questão 3 - Leia o texto abaixo.
Quem tem medo de vampiro?
As lendas sobre monstros que chupam sangue
existem há milhares de anos, nos mais diferentes países. Além de assustar
crianças, essas histórias já deixaram muitos adultos de cabelos em pé. Se você
também tem medo de encontrar um vampiro, pode relaxar: eles não existem de
verdade e servem apenas para a gente se divertir com filmes, novelas e livros
sobre o assunto.
Revista Menina Mania. Ano 4, nº8, setembro, 2003.
p.3.
De acordo com esse texto, os vampiros
A) existem há pouco tempo.
B) nunca assustaram os adultos.
C) são histórias criadas por adultos.
D) nem sempre assustam crianças.
Descritor 4- Inferir uma informação implícita no texto.
Questão 4 - Leia o texto abaixo.
O sábio
Havia um pai que morava
com suas duas jovens filhas, meninas muito curiosas e inteligentes.
Suas filhas sempre lhe
faziam muitas perguntas.
Algumas, ele sabia
responder. Outras, não fazia a mínima ideia da resposta.
Como pretendia oferecer a
melhor educação para as suas filhas, as enviou para passar as férias com um
velho sábio que morava no alto de uma colina. Esse, por sua vez, respondia a
todas as perguntas, sem hesitar.
Já muito impacientes com
essa situação, pois constataram que o tal velho era realmente sábio, resolveram
inventar uma pergunta que o sábio não saberia responder.
Passaram-se alguns dias e
uma das meninas apareceu com uma linda borboleta azul e exclamou para a sua
irmã:
— Dessa vez o sábio não
vai saber a resposta!
— O que você vai fazer?
Perguntou a outra menina.
— Tenho uma borboleta azul
em minhas mãos. Vou perguntar ao sábio se a borboleta está viva ou está morta.
Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la rapidamente, esmagá-la e, assim,
matá-la. Como consequência, qualquer resposta que o velho nos der, vai estar
errada.
As duas meninas foram,
então, ao encontro do sábio que se encontrava meditando sob um eucalipto na
montanha. A menina aproximou-se e perguntou:
— Tenho aqui uma borboleta
azul. Diga-me, sábio, ela está viva ou morta?
Calmamente, o sábio sorriu
e respondeu:
— Depende de você... Ela
está em suas mãos.
Enviado por Josefa Prieto Andres.
Na frase “... respondia a todas as perguntas, sem
hesitar.”, a expressão sublinhada quer dizer:
A) de maneira confusa.
B) de maneira insegura.
C) rapidamente.
D) negativamente.
Descritor 3-Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Questão 5 - Leia o texto abaixo.
Combate à dengue
Elimine a água parada.
Recolha, proteja e tampe as latas, garrafas e pneus.
Tampe a caixa d’água.
Troque a água por areia nos vasos de plantas e lave bem os pratos dos
xaxins.
Ministério da Saúde.
Esse texto é usado para:
A) ensinar a plantar flores.
B) divulgar um fato acontecido.
C) descrever uma doença.
D) ensinar a combater a dengue.
Descritor 9- Identificar a finalidade de textos de diferentes
gêneros.
Questão 6 - Leia o texto abaixo.
ERA UMA VEZ... A FORMIGA E A POMBA.
Uma formiga foi à margem
do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes
a se afogar.
Uma pomba que estava numa
árvore sobre a água arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto
dela. A formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem.
Pouco tempo depois, um
caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas
com visgo perto da pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo.
A formiga, percebendo sua
intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua
armadilha e, isso deu chance para que a pomba voasse para longe a salvo.
Moral da História:
Quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua
gratidão.
GARTNER, H. e ZWERGER, L. Fábulas de Esopo.
São Paulo: Ática, 1996.
Quem estava prestes a se afogar?
A) A pomba.
B) O caçador.
C) A formiga.
D) Os pássaros.
Descritor 1- Localizar informações explícitas em um texto.
Questão 7 - Leia o texto abaixo.
No alto das árvores
O bicho-preguiça é um
mamífero que só é encontrado nas florestas da América Central e do Sul.
Ele vive no alto das
árvores, alimentando-se, basicamente, de folhas e, às vezes, de flores e frutos.
Raramente, ele desce ao
chão. E, quando o faz, é com muito cuidado, porque é tão acostumado a vida na
árvore que, quando está no chão, pode ser facilmente capturado por seus
inimigos naturais, como a onça.
Mas, para fazer suas necessidades,
o que acontece uma vez por semana, não tem outra saída.
Ele desce devagarzinho
pelo tronco da árvore e, quando chega no chão, faz um buraquinho no solo com
sua pequena, curta e dura calda.
No buraquinho, ele
deposita suas fezes e urina, cobrindo-as com folhas secas. Depois, é claro, volta
para o alto das árvores.
Revista Ciência Hoje das Crianças - nº 62 ano 9,
p.13.
No trecho “Ele desce devagarzinho pelo tronco da
árvore...”, a palavra sublinhada indica:
A) a hora em que ele desceu.
B) o modo como ele desceu.
C) o lugar por onde ele desceu.
D) o motivo por que ele desceu.
Descritor 12- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes
no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Adorei os textos e as atividades
ResponderExcluirQue Deus te abençoe por disponibilizar esses conteúdos.
ResponderExcluirMaravilhoso. Adorei!
ResponderExcluirAmei de mais
ResponderExcluirAmeiii
ResponderExcluirMuito obrigado
ResponderExcluirFantástica colaboração. Obrigada!
ResponderExcluirAmei suas atividades. Grata.
ResponderExcluirObrigada, Cláudia, por compartilhar conosco suas atividades.
ResponderExcluirMuito obrigada.
ResponderExcluirAmei o seu trabalho! que bom que existem pessoas assim como você, que partilham o seu conhecimento e habilidades com o próximo!
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