Questão 1 - Leia o texto abaixo.
O crescimento do cabelo
Quem não curte um corte de
cabelo estiloso para dar uma turbinada no visual?
Nosso cabelo, assim como
as unhas, nunca param de crescer. Por isso podemos cortá-lo de várias formas
sem correr o risco de ficar com a cabeça pelada.
O cabelo é um fio
produzido por uma glândula que fica abaixo da pele. O pelo brota no folículo, que
é uma espécie de tubo no qual as células produzem proteínas e queratina. Essas substâncias
se acumulam em seu interior e são empurradas pra cima, endurecem e assumem a forma
de um fio.
Existem cabelos de todos
os tipos: lisos, crespos, amarelos, vermelhos etc. A cor e a textura são
determinadas por fatores genéticos.
Jornal Estado de Minas, p. 8, 12 jan. 2008. *Adaptado: Reforma Ortográfica.
No trecho “Essas substâncias se acumulam em seu interior e
são empurradas pra cima...”, a expressão destacada substitui:
A) a proteína e a queratina.
B) as glândulas e a pele.
C) o cabelo e a unha.
D) os amarelos e os vermelhos.
Descritor 2 – Estabelecer relações entre partes de um texto,
identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de
um texto.
Questão 2 - Leia o texto abaixo.
CURIOSIDADES PELO MUNDO
Sabia que no Egito é uma
tremenda falta de educação mostrar a sola dos pés, enquanto que encher uma
xícara de chá até transbordar é um gesto superelegante. Já na Áustria bater em uma
mesa com os punhos fechados, significa boa sorte (com certeza a mesa não teve
sorte).
No Japão, levantar o polegar
quer dizer namorado, e levantar o dedo mindinho quer dizer namorada. Ah! Essa é
superimportante, para o caso de você algum dia ir para Bulgária. É que lá, ao
contrário daqui, balançar a cabeça para os lados significa “Sim”, e balançar
para cima e para baixo significa “Não”. Bom, para terminar, se algum dia você
estiver na Itália, saiba que levar uma garrafa de vinho em um jantar que você
foi convidado é um grande insulto. E esperar todos se sentarem à mesa para
começar a comer é uma falta de consideração com o alimento.
Com essas dicas, aposto
que se algum dia você viajar para alguns desses países não irá pagar tanto
mico, se bem que é uma delícia pagar micos em viagens para depois contar para
os amigos, e fazer a viagem valer a pena.
NEVES, Ana Paula. Disponível em:
<http://www.pequenoartista.com.br/pa/bocao/jornal1.aspx> *Adaptado: Reforma
Ortográfica.
A frase que expressa uma opinião é:
A) “Já na Áustria bater em uma mesa com os punhos fechados significa boa
sorte...”.
B) “...esperar todos se sentarem à mesa para começar a comer é falta de
consideração com o alimento.”.
C) “...se bem que é uma delícia pagar micos em viagens para depois
contar para os amigos,..”.
D) “No Japão, levantar o polegar quer dizer namorado, e levantar o dedo
mindinho quer dizer namorada.”.
Descritor 11 – Distinguir um fato da opinião
relativa a esse fato.
Questão 3 - Leia o texto abaixo.
A palavra “AHÁÁ!!”,
no último quadrinho, está escrita com letras maiores
A) porque a palavra é sem sentido.
B) porque a palavra é pequena.
C) para enfatizar a reação de satisfação da mulher.
D) para enfatizar a reação de desespero do homem.
Descritor 14 – Identificar o efeito de
sentido decorrente o uso da pontuação e de outras notações.
Questão 4 - Leia o texto abaixo.
Menina e Menino
Nem sempre os colegas
entendem a amizade entre meninos e meninas. Mas o melhor é não ligar para as
piadinhas sobre namoro, assim a turma esquece o assunto. Se você encontrou uma
pessoa legal, não interessa se é menino ou menina. Contar com um melhor amigo
de outro sexo tem até vantagens.
Afinal, assim você vai poder entender mais
como as meninas ou os meninos pensam.
Revista Recreio, v. 6,
n. 273, p. 12, jun. 2005.
O assunto desse texto é
A) a amizade entre menino e menina.
B) a forma de pensar das meninas.
C) o encontro com uma pessoa legal.
D) o respeito a pessoas diferentes.
Descritor 6 – Identificar o tema de um texto.
Questão 5- Leia o texto abaixo.
Clementina, a gata
Clementina era uma gata de
telhado, dessas gatas listradas. Vivia namorando, miando e tendo gatinhos. Mas
era mais pra namoradeira do que pra mamadeira, quer dizer: não cuidava muito
bem dos filhotes. Vivia esquecendo de dar de mamar.
Ainda que Boby cuidava! Boby também era
bassê, da mesma raça de Sua Avó. Se você não leu a história de Sua Avó, bem
feito, vai pensar que estou falando de pessoa de sua família, Deus que me
livre! É que Sua Avó era o nome de um cachorro que tive, quando era menina, da
mesma raça de Boby, que tive quando meus filhos eram meninos.
Boby cuidava dos gatinhos
de Clementina. Só não dava de mamar, por motivo de Boby ser macho. Mas mãe como
Boby nunca vi igual!
Boby chamava Clementina de
três em três horas, para a desalmada vir alimentar os gatinhos. Clementina,
muito namoradeira, não queria vir, ficava requebrando em frente do portão,
esquecida de que era uma senhora gata com obrigações familiares.
ORTHOF, Sylvia. Os bichos que tive.
Salamandra, 2006, pág. 61. Fragmento.
Na frase “Mas mãe como Boby nunca vi igual!”, o ponto de
exclamação indica:
A) admiração.
B) dúvida.
C) indiferença.
D) negação.
Descritor 14- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso
da pontuação e de outras notações.
Questão 6 - Leia o texto abaixo.
Disponível em:
<http://universomutum.blogspot.com/html>.
Acesso em 12/06/09.
O humor desse texto está no fato de o menino
A) escolher uma lojinha com poucas opções.
B) levar a menina na loja em que tudo era barato.
C) mandar a menina escolher o presente que ela quisesse.
D) querer gastar dinheiro para impressionar a menina.
Descritor 13 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos
variados.
Questão 7 - Leia o texto abaixo.
SAUDADES
Tenho saudades de muitas coisas
Do meu tempo de menininha:
Sentar no colo do meu pai,
Ninar boneca sem receios.
Chorar de medo da morte da mãe,
Sonhar com festa e bolo de aniversário,
Cantar com os anjos na igreja,
Ouvir as mágicas histórias de vovó,
Brincar de pique, de corda e peteca,
Acreditar em cegonhas, fadas e bruxas
E sobretudo no Papai Noel.
Será que quando for velhinha,
E já estiver caducando,
Vou viver tudo de novo?
JOSÉ, Elias. Cantigas de Adolescer. São
Paulo:Atual, 2003. p.15.
Nesse texto, quem fala que sente saudades é uma
A) boneca.
B) jovem.
C) menininha.
D) velhinha.
Descritor 10 – Identificar as marcas
linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
MUITO BOM ESSE SAITE GOSTEI MUITO1!
ResponderExcluirparabéns pela seleção dos textos e questões.
ResponderExcluirLegal!
ResponderExcluirAmo, respeito este saite. Aprendo muito! Obrigada.
ResponderExcluirAchei fantástico
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirMANO O RUIM QUE JA VEM COM A RESPOSTA
ResponderExcluirMARAVILHOSO,AMEI!!!!
ResponderExcluirBoa tarde, alguém por favor indique
ResponderExcluirUm site que tenha os descritores do 6° e 8° Anos. Obrigado. língua portuguesa
Muito bom!Gostei demais!
ExcluirMuito bom!
ExcluirExcelentes exercícios para preparar o meu neto para um processo seletivo. Parabéns, professora!
ResponderExcluirvaleu por me dar a resposta pora
ResponderExcluirExcelente material
ResponderExcluirEstão de parabéns os que fazem parte do extraordinário site para lá de educativo!
ResponderExcluirBOM
ResponderExcluirQue atividade perfeita. Parabéns e obrigada
ResponderExcluir