sexta-feira, 27 de outubro de 2017

TEXTOS CURTOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO


01 – Leia o texto abaixo:




O passageiro vai iniciar a viagem:
a)   À noite.
b)   À tarde.
c)   De madrugada.
d)   Pela manhã.

02 – Leia o texto abaixo:
      

  Chapeuzinho Amarelo

Era a Chapeuzinho amarelo
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa não aparecia.
Não subia escada
Nem descia.
Não estava resfriada,
Mas tossia
Ouvia contos de fada e estremecia.
Não brincava mais de nada,
Nem amarelinha.
Tinha medo do trovão.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol,
Porque tinha medo de sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pé com medo de cair.
Então vivia parada,
Deitada, mas sem dormir,
Com medo de pesadelo.

                      Holanda, Chico Buarque de. In: Literatura comentada.
                                                          São Paulo: Abril Cultural, 1980.
O texto trata de uma menina que:
a)   Brincava de amarelinha.
b)   Gostava de festas.
c)   Subia e descia escadas.
d)   Tinha medo de tudo.

03 – Leia os textos abaixo:

Texto I – Os Cerrados
        Essas terras planas do planalto central escondem muitos riachos, rios e cachoeiras. Na verdade, o cerrado é o berço das águas. Essas águas brotam das nascentes de brejos ou despencam de paredões de pedra. Em várias partes do cerrado brasileiro existem canyons com cachoeiras de mais de cem metros de altura!

  Saldanha, P. Os cerrados. Rio de Janeiro: Ediouro, 2000.

Texto II – Os Pantanais

       

O homem pantaneiro é muito ligado à terra em que vive. Muitos moradores não pretendem sair da região. E não é pra menos: além das paisagens e do mais lindo pôr-do-sol do Brasil Central, O Pantanal é um santuário de animais selvagens. Um morador do Pantanal do rio Cuiabá, olhando para um bando de aves, voando sobre veados e capivaras, exclamou: “O Pantanal parece com o mundo no primeiro dia da criação.”

               Saldanha, P. Os pantanais. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.

Os dois textos descrevem:
a) Belezas naturais do Brasil Central.
b) Animais que habitam os pantanais.
c) Problemas que afetam os cerrados.
d) Rios e cachoeiras de duas regiões.

04 – Leia o texto abaixo:
                         INGRESSO
                  CIRCO DOCE MEL
             Espetáculo inédito
             Horário: 15:00 horas.
             Data: 20/11/07.
             Entrada: R$ 5,00 criança
                            R$ 10,00 adulto

O espetáculo inédito do Circo Doce Mel vai iniciar:
a) Pela manhã.
b) À noite.
c) À tarde.
d) De madrugada.

05 – Leia o texto abaixo:
    

  O rato do mato e o rato da cidade
        Um ratinho da cidade foi uma vez convidado para ir à casa de um rato do campo. Vendo que seu companheiro vivia pobremente de raízes e ervas, o rato da cidade convidou-o a ir morar com ele:
        --- Tenho muita pena da pobreza em que você vive – disse.
        --- Venha morar comigo na cidade e você verá como lá a vida é mais fácil.
        Lá se foram os dois para a cidade, onde se acomodaram numa casa rica e bonita.
        Foram logo à despensa e estavam muito bem, se empanturrando de comidas fartas e gostosas, quando entrou uma pessoa com dois gatos, que pareceram enormes ao ratinho do campo.
        Os dois ratos correram espavoridos para se esconder.
        --- Eu vou para o meu campo – disse o rato do campo quando o perigo passou.
        --- Prefiro minhas raízes e ervas na calma, às suas comidas gostosas com todo esse susto.
        Mais vale magro no mato que gordona boca do gato.

  Alfabetização: Livro do aluno 2ª ed. rev. e atual. / Ana Rosa Abreu.
        [Et al.] Brasília: FUNDESCOLA/SEF-MEC, 2001. 4v. p. 60 v. 3.

O problema do rato do mato terminou quando ele:
        a) Descobriu a despensa da casa.
        b) Se empanturrou de comida.
        c) Se escondeu dos ratos.
        d) Decidiu voltar para o mato.

06 – Leia o texto abaixo:
      

  A raposa e as uvas

        Uma raposa passou por baixo de uma parreira carregada de lindas uvas. Ficou logo com muita vontade de apanhar as uvas para comer.
        Deu muitos saltos, tentou subir na parreira, mas não conseguiu.
        Depois de muito tentar foi-se embora, dizendo:
        --- Eu nem estou ligando para as uvas. Elas estão verdes mesmo...

                     Rocha, Ruth. Fábula de Esopo. São Paulo, FTD, 1992.

O motivo por que a raposa não conseguiu apanhar as uvas foi que:
        a) As uvas ainda estavam verdes.
        b) A parreira era muito alta.
        c) A raposa não quis subir na parreira.
        d) As uvas eram poucas.

07 – Leia o texto abaixo:

Receita de espantar a tristeza

Faça uma careta
E mande a tristeza
Para longe, pro outro lado
Do mar ou da lua.

Vá para o meio da rua
E plante bananeira
Faça alguma besteira.

Depois estique os braços
Apanhe a primeira estrela
E procure o melhor amigo
Para um longo e apertado abraço.

            Roseana Murray. Receitas de olhar. São Paulo: FTD, 1997.

Os versos do poema que expressam o significado da expressão “espantar a tristeza”, presente no título do texto, é:
        a - ”Vá para o meio da rua
             E plante bananeira”.
        b - “Depois estique os braços
             Apanhe a primeira estrela”.
        c - “E mande a tristeza
            Pra longe, pro outro lado”.
        d - ”E procure o melhor amigo
            Para um longo e apertado abraço”.

08 – O texto abaixo é:
  

      a – Uma poesia.
      b – Uma receita.
      c – Um cartum.
      d – Uma música.




09 – Leia o texto abaixo e marque o certo:



Chico Bento diz que está plantando uma árvore de esperança. Por quê?
        a – Na natureza existem muitas árvores.
        b – Esperança é planta que cresce rápido.
        c – Tem esperança de resolver o problema do desmatamento.
        d – Há muitas árvores ele quer plantar mais uma.


10 – Leia o texto abaixo:

Receita de Pão de Queijo

Ingredientes:
01 prato de queijo curado ralado.
01 quilo de polvilho doce.
08 ovos
02 copos de leite (200 ml)
01 colher de margarina.
01 copo de óleo.
02 colheres de chá de sal.



Modo de preparo:
        Coloque o polvilho em uma tigela e misture o sal. Reserve.
Ferve o leite, com a margarina e o óleo. Adicione a mistura fervente ao polvilho.
Misture bem e deixe esfriar. Quando a massa estiver fria acrescente os ovos gradativamente.
Amasse bem. Adicione o queijo e amasse até que a massa se torne homogênea.
Unte suas mãos com óleo e faça bolinhas. Coloque-as em uma forma e leve ao forno. Sirva o pão de queijo preferencialmente quente.

Os itens da lista abaixo são ingredientes da receita de pão de queijo Exceto:
        a – Leite.
        b – Queijo.
        c – Ovos.
        d – Forno.


Um comentário:

  1. Gostei das atividades propostas, pois se distanciam do tradicional através da leitura e da interpretação de textos variados. Parabéns.

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