01 – Leia o texto abaixo:
O passageiro vai iniciar a viagem:
a) À noite.
b) À
tarde.
c) De
madrugada.
d) Pela
manhã.
02 – Leia o texto abaixo:
Era a Chapeuzinho amarelo
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa não aparecia.
Não subia escada
Nem descia.
Não estava resfriada,
Mas tossia
Ouvia contos de fada e estremecia.
Não brincava mais de nada,
Nem amarelinha.
Tinha medo do trovão.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol,
Porque tinha medo de sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pé com medo de cair.
Então vivia parada,
Deitada, mas sem dormir,
Com medo de pesadelo.
Holanda, Chico Buarque de. In: Literatura comentada.
São Paulo: Abril Cultural, 1980.
O texto trata de uma menina que:
a) Brincava
de amarelinha.
b) Gostava
de festas.
c) Subia
e descia escadas.
d) Tinha medo de tudo.
03 – Leia os textos abaixo:
Texto I – Os
Cerrados
Essas terras planas do planalto central
escondem muitos riachos, rios e cachoeiras. Na verdade, o cerrado é o berço das
águas. Essas águas brotam das nascentes de brejos ou despencam de paredões de
pedra. Em várias partes do cerrado brasileiro existem canyons com cachoeiras de
mais de cem metros de altura!
Saldanha, P. Os cerrados. Rio
de Janeiro: Ediouro, 2000.
Texto II – Os Pantanais
Saldanha, P. Os pantanais. Rio
de Janeiro: Ediouro, 1995.
Os
dois textos descrevem:
a) Belezas naturais do Brasil Central.
b) Animais
que habitam os pantanais.
c)
Problemas que afetam os cerrados.
d)
Rios e cachoeiras de duas regiões.
04 –
Leia o texto abaixo:
INGRESSO
CIRCO DOCE MEL
Espetáculo inédito
Horário: 15:00 horas.
Data: 20/11/07.
Entrada: R$ 5,00 criança
R$ 10,00 adulto
O
espetáculo inédito do Circo Doce Mel vai iniciar:
a)
Pela manhã.
b) À
noite.
c) À tarde.
d)
De madrugada.
05 –
Leia o texto abaixo:
Um ratinho da cidade foi uma vez
convidado para ir à casa de um rato do campo. Vendo que seu companheiro vivia
pobremente de raízes e ervas, o rato da cidade convidou-o a ir morar com ele:
--- Tenho muita pena da pobreza em que
você vive – disse.
--- Venha morar comigo na cidade e você
verá como lá a vida é mais fácil.
Lá se foram os dois para a cidade, onde
se acomodaram numa casa rica e bonita.
Foram logo à despensa e estavam muito
bem, se empanturrando de comidas fartas e gostosas, quando entrou uma pessoa
com dois gatos, que pareceram enormes ao ratinho do campo.
Os dois ratos correram espavoridos para
se esconder.
--- Eu vou para o meu campo – disse o rato
do campo quando o perigo passou.
--- Prefiro minhas raízes e ervas na
calma, às suas comidas gostosas com todo esse susto.
Mais vale magro no mato que gordona
boca do gato.
Alfabetização: Livro do aluno 2ª ed. rev. e
atual. / Ana Rosa Abreu.
[Et al.] Brasília: FUNDESCOLA/SEF-MEC,
2001. 4v. p. 60 v. 3.
O
problema do rato do mato terminou quando ele:
a) Descobriu a despensa da casa.
b) Se empanturrou de comida.
c) Se escondeu dos ratos.
d) Decidiu voltar para
o mato.
06 –
Leia o texto abaixo:
Uma raposa passou por baixo de uma
parreira carregada de lindas uvas. Ficou logo com muita vontade de apanhar as
uvas para comer.
Deu muitos saltos, tentou subir na
parreira, mas não conseguiu.
Depois de muito tentar foi-se embora,
dizendo:
--- Eu nem estou ligando para as uvas.
Elas estão verdes mesmo...
Rocha, Ruth. Fábula de
Esopo. São Paulo, FTD, 1992.
O
motivo por que a raposa não conseguiu apanhar as uvas foi que:
a) As uvas ainda estavam verdes.
b) A parreira
era muito alta.
c) A raposa não quis subir na parreira.
d) As uvas eram poucas.
07 –
Leia o texto abaixo:
Receita de espantar a tristeza
Faça
uma careta
E
mande a tristeza
Para
longe, pro outro lado
Do
mar ou da lua.
Vá
para o meio da rua
E
plante bananeira
Faça
alguma besteira.
Depois
estique os braços
Apanhe
a primeira estrela
E
procure o melhor amigo
Para
um longo e apertado abraço.
Roseana Murray. Receitas de olhar.
São Paulo: FTD, 1997.
Os
versos do poema que expressam o significado da expressão “espantar a tristeza”,
presente no título do texto, é:
a - ”Vá para o meio da rua
E plante bananeira”.
b
- “Depois estique os braços
Apanhe a primeira estrela”.
c - “E mande a
tristeza
Pra longe, pro
outro lado”.
d - ”E procure o melhor amigo
Para um longo e apertado abraço”.
08 –
O texto abaixo é:
a – Uma poesia.
b – Uma receita.
c – Um cartum.
d – Uma música.
09 –
Leia o texto abaixo e marque o certo:
Chico
Bento diz que está plantando uma árvore de esperança. Por quê?
a – Na natureza existem muitas árvores.
b
– Esperança é planta que cresce rápido.
c – Tem
esperança de resolver o problema do desmatamento.
d – Há muitas árvores ele quer plantar
mais uma.
10 –
Leia o texto abaixo:
Receita de Pão de Queijo
Ingredientes:
01
prato de queijo curado ralado.
01
quilo de polvilho doce.
08
ovos
02
copos de leite (200 ml)
01
colher de margarina.
01
copo de óleo.
02
colheres de chá de sal.
Modo
de preparo:
Coloque o polvilho em uma tigela e
misture o sal. Reserve.
Ferve
o leite, com a margarina e o óleo. Adicione a mistura fervente ao polvilho.
Misture
bem e deixe esfriar. Quando a massa estiver fria acrescente os ovos
gradativamente.
Amasse
bem. Adicione o queijo e amasse até que a massa se torne homogênea.
Unte
suas mãos com óleo e faça bolinhas. Coloque-as em uma forma e leve ao forno.
Sirva o pão de queijo preferencialmente quente.
Os
itens da lista abaixo são ingredientes da receita de pão de queijo Exceto:
a – Leite.
b – Queijo.
c – Ovos.
d – Forno.
Gostei das atividades propostas, pois se distanciam do tradicional através da leitura e da interpretação de textos variados. Parabéns.
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