quarta-feira, 25 de outubro de 2017

NOTÍCIA: COOPERATIVISMO - COM GABARITO

COOPERATIVISMO

 Do algodão à camiseta, rede de cooperativas reúne 700 pessoas. Uma experiência gaúcha.

  O trabalho começa cedo, às 6:30 horas, e vai até às 18:00 horas, na Cooperativa de Costureiras Unidas Venceremos, a UNIVENS. Esse empreendimento cooperativo reúne 23 sócios (21 mulheres e 2 homens), nasceu em 1996, ganhou corpo e hoje fatura 40 mil reais por mês. Agora, começa a se preparar para vender no mercado externo.
        “Nós criamos as peças, desenvolvemos, produzimos e administramos”, conta com orgulho a presidente da UNIVENS, Nelsa Nespolo, 42 anos, que já trabalhou em indústrias de vestuário e de alimentação [...]
        Quase todo o faturamento é obtido com a venda de camisetas, jalecos, calças, uniformes, além de sacolas para eventos, tudo sob encomenda de escolas, empresas, sindicatos e prefeituras [...]
        Este ano, a UNIVENS passou a fazer parte de um grupo de cooperativas ligadas à produção e industrialização de algodão ecológico, cultivado sem uso de produtos químicos que podem contaminar o ambiente [...]
        A organização interna da UNIVENS também tem diferenças em relação a uma empresa tradicional. A diferença entre o menor rendimento (R$ 450,00) e o maior (R$ 800,00) é relativamente pequena. Os ocupantes de cargos administrativos, como presidência, vendas ou tesouraria, não ganham nada a mais por isso e trabalham ao mesmo tempo na fabricação das roupas. A remuneração varia de acordo com a produção e o custo definido para cada tarefa. “Trabalhamos de forma não competitiva, distribuindo o serviço de forma igual entre todos”, afirma Nelsa.
        São duas as formas de cálculo que determinam a divisão dos preços cobrados pelos serviços em cada etapa da produção e embutidos no custo final das peças. Nas áreas de corte e estampagem em serigrafia, a “arrecadação” mensal é somada e dividida em partes iguais entre os integrantes de cada equipe. No caso das costureiras, que realizam mais de uma tarefa (como confecção da “bainha” e “fechamento” das roupas), a produção é distribuída em lotes do mesmo tamanho, para garantir que as remunerações sejam equilibradas.
        Cada associado contribui para um fundo da cooperativa. O dinheiro acumulado até o ano passado pagou um terreno por 38 mil reais na zona norte de Porto Alegre, onde foi construída a sede definitiva da UNIVENS.

                                                                      Notícias Unisinos, 2006.
Interpretação do texto:

1 – Procure no dicionário as palavras que você ainda não conhece e anote o seu significado.
      - Estampagem: Ação ou efeito de estampar. Impressão.
      - Serigrafia: É um processo de impressão de texto ou figura em uma superfície.
      - Bainha: Estojo de arma branca. Dobra cosida na orla de tecido, barra.

2 – Qual é o tema geral do texto?
      Cooperativismo.

3 – O texto menciona uma experiência de uma cooperativa. Com base nele, o que podemos entender por cooperativa?
      É a união de várias pessoas, em função de um objetivo comum.

4 – Leia as frases a seguir. Localize o parágrafo do texto a que cada uma se refere:
a)   A maior parte da vendas é feita para escolas, empresas, sindicatos e prefeituras.
Está no 3° parágrafo.

b)   Cada associado dá sua contribuição para manter a cooperativa.
Está no 7° parágrafo.

c)   A cooperativa integra uma rede que está preocupada com a preservação do meio ambiente.
Está no 4° parágrafo.

5 – Destaque do texto a jornada de trabalho e o modo como os lucros são repartidos. A seguir, responda: quais as vantagens ou desvantagens desse sistema para os trabalhadores?
      O trabalho começa cedo, às 6:30 horas até às 18:00 horas. Para os trabalhadores, tem vantagens, eles recebem de acordo com o serviço executados.

6 – Para você, qual é a maior lição que pode ser aprendida com essa experiência? Explique sua resposta.

      Resposta pessoal do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário