terça-feira, 24 de outubro de 2017

MÚSICA: FICO ASSIM SEM VOCÊ - ADRIANA CALCANHOTTO - COM GABARITO

Música: Fico Assim Sem Você

                                                          Adriana Calcanhotto
                                               Compositor: Cacá Moraes e Abdullah
Avião sem asa,
fogueira sem brasa,
sou eu assim sem você.
Futebol sem bola,
Piu-piu sem Frajola,
sou eu assim sem você.

Por que é que tem que ser assim
se o meu desejo não tem fim.
Eu te quero a todo instante
nem mil auto-falantes
vão poder falar por mim.

Amor sem beijinho,
Bochecha sem Claudinho,
sou eu assim sem você.
Circo sem palhaço,
namoro sem amasso,
sou eu assim sem você

Tô louca pra te ver chegar,
Tô louca pra te ter nas mãos.
Deitar no teu abraço,
Retomar o pedaço
que falta no meu coração.

Eu não existo longe de você
e a solidão é o meu pior castigo.
Eu conto as horas pra poder te ver
mas o relógio tá de mal comigo
Por quê?
Por quê?

Neném sem chupeta,
Romeu sem Julieta,
sou eu assim sem você.
Carro sem estrada,
queijo sem goiabada,
sou eu assim sem você

Por que é que tem que ser assim
se o meu desejo não tem fim.
Eu te quero a todo instante
nem mil auto-falantes vão poder
falar por mim

Eu não existo longe de você
e a solidão é o meu pior castigo.
Eu conto as horas pra poder te ver
mas o relógio tá de mal comigo.

Eu não existo longe de você
e a solidão é o meu pior castigo.
Eu conto as horas pra poder te ver
mas o relógio tá de mal comigo.

Interpretação do texto:

1 – Por que o eu lírico diz que é “Avião sem asa, fogueira sem brasa”?
      Porque ele não tem a pessoa amada.

2 – Quem está de mal, com o eu lírico? E por que? Na 5ª estrofe.
      É o relógio. Porque as horas nunca passa, que mais parece uma eternidade.

3 – De quantas estrofes, e quantos versos é composta a letra da música?
      É composta de 09 estrofes, e 47 versos.

4 – Quem é o autor? E quem interpreta a música?
      Foi escrita por Abdullah e Cacá Moraes. E é interpretada por Adriana Calcanhotto.

5 – Em qual estrofe o eu lírico afirma que não pode ficar sem a amada, nem por um instante?
      Na 2ª estrofe. “Se o meu desejo não tem fim / Eu te quero a todo instante.”

6 – Qual é o tema desenvolvido em “Fico assim sem você”?
      O sofrimento amoroso do eu lírico, que afirma que não existe sem a pessoa que ama.

a)   Que elementos indicam que se trata de um texto atual?
Todas as referências e elementos da nossa época: avião, futebol, Piu-Piu e Frajola (personagens de desenho animado), auto-falantes, carro. Além disso, a linguagem utilizada é mais coloquial, semelhante àquela utilizada em contextos informais nos dias de hoje (“tô louco”; “pra poder te ver”).

b)   Poderíamos dizer que ele desenvolve um tema semelhante ao da cantiga de Nuno Fernandes Torneal? Por quê?
Sim. Temos, embora com desenvolvimentos diferentes, o mesmo tema tratado na cantiga de amor: o sofrimento do eu lírico pela ausência de sua amada e a subordinação de sua existência à presença dela. Na cantiga, o eu lírico afirma que é a amada quem dá sentido à sua existência e que, se ela partir, ele não saberá o que fazer. Na canção, o eu lírico também afirma que não “existe” sem a sua amada, mas porque ele não a vê, não está com ela e se sente, por isso, incompleto.

7 – Quais são os sentimentos que o eu lírico expressa pela mulher amada?
      - A relação entre o eu lírico e sua amada se dá do mesmo modo que na cantiga de amor? Explique.
      O eu lírico afirma seu amor dizendo que se sente incompleto sem a sua amada, que a deseja a todo instante, não se conforma com a impossibilidade de estarem juntos e que a solidão é o seu “pior castigo”.

8 – Que elementos formais e de conteúdo da canção permitem compará-la a uma cantiga de amor?
      Temos o sofrimento amoroso do eu lírico, a coita de amor. Um eu lírico masculino sofre pela impossibilidade de estar com a sua amada e declara-se completamente subordinado a ela. Embora não haja uma forma de tratamento que explicite a devoção do eu lírico a uma senhora, é possível identificar a quem é dirigido o “apelo” amoroso: à mulher amada que dá sentido à existência do eu lírico.

      

13 comentários:

  1. O Substantivo composto no plural é: auto-falantes.

    ResponderExcluir
  2. No último verso, o valor semântico produzido pela conjunção "mas" é de:

    ResponderExcluir
  3. Destaque as rimas das seguinte estrofes

    ResponderExcluir
  4. os versos que indicam o uso da linguagem informar, caracterizando a proximidade entre os intelectores são

    ResponderExcluir
  5. Que tipo de narrador aparece na canção

    ResponderExcluir
  6. 2 recursos expressivos e explicar a sua importância para a compreensão do tema

    ResponderExcluir
  7. Qual o gênero textual da canção?

    ResponderExcluir
  8. Qts substantivos e verbos tem no texto e quais são eles?

    ResponderExcluir
  9. 2 frases nominais da musica fico assim sem. Sem vc

    ResponderExcluir