01 – Leia o texto abaixo:
O objetivo do texto é:
a) Alertar.
b) Anunciar.
c) Criticar.
d) Divertir.
02 – Leia os textos abaixo:
Texto I
7 de julho.
Pai é um negócio fogo, o meu, o do
Toninho, do Mauro, do Joca, do Zé Luís e do Beto são mais ou menos. O meu deixa
jogar na rua, mas nada de chegar perto da avenida. O Toninho está
terminantemente proibido de ir ao bar do Seu Porfírio. O do Beto é bem bravo,
só que nunca está em casa: por isso, o Beto é o maior folgado e faz o que quer.
Também, quando o pai chega, mixou a brincadeira. O do Joca é que nem o meu. O
do Zé Luís deixa, mas é obrigado voltar às seis em ponto e o do Mauro às vezes
deixa tudo, outras dá bronca que Deus me livre, tudo na tal língua estrangeira
que ele inventou.
Azevedo,
Ricardo. Nossa rua tem um problema.
São Paulo: Paulinas, 1986.
Texto II
Os dois textos falam sobre
pais, mas apenas o segundo texto:
a)
Trata dos horários impostos pelos pais.
b)
Comenta sobre as broncas dos pais.
c)
Fala sobre as brincadeiras dos pais.
d)
Discute sobre o que os pais fazem.
03 – Leia o texto abaixo:
No texto “Meu Diário”,
frases como:
“Pai é um negócio fogo...”
“... o Beto é o maior folgado...”
“... mixou a brincadeira.”
Indicam um tipo de linguagem
utilizada mais por:
a)
Idosos.
b)
Professores.
c)
Crianças.
d)
Cientistas.
04 – Leia o texto abaixo:
O menino que mentia
Um pastor costumava levar seu rebanho
para fora da aldeia. Um dia resolveu pregar uma peça nos vizinhos.
--- Um lobo! Um lobo! Socorro! ele vai
comer minhas ovelhas! Os vizinhos largaram o trabalho e saíram correndo para o
campo para socorrer o menino. Mas encontraram-no às gargalhadas. Não havia lobo
nenhum.
Ainda outra vez ele fez a mesma
brincadeira e todos vieram ajudar; e ele caçoou de todos.
Mas um dia o lobo apareceu de fato e
começou a atacar as ovelhas. Morrendo de medo, o menino saiu correndo.
--- Um lobo! Um lobo! Socorro!
Os vizinhos ouviram, mas acharam que
era caçoada. Ninguém socorreu e o pastor perdeu todo o rebanho.
Ninguém acredita quando o mentiroso
fala a verdade.
Bennett, William J. O
livro das virtudes para crianças.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
O texto tem a finalidade de:
a)
Dar uma informação.
b)
Fazer uma propaganda.
c)
Registrar um acontecimento.
d)
Transmitir um ensinamento.
05 – De acordo com o texto
acima:
No final da história,
pode-se entender que:
a)
As ovelhas fugiram do pastor.
b)
Os vizinhos assustaram o rebanho.
c)
O lobo comeu todo o rebanho.
d)
O jovem pastor pediu socorro.
06 – Leia o texto abaixo:
A vassoura
A vassoura de uma bruxa é uma das mais
importantes peças de seu equipamento. Pode ser utilizada em casa, mas também
constitui um meio de transporte muito barato.
Bird.
M. Manual prático de bruxaria. 2. ed.
São Paulo: Editora Ática, 1997. p. 25.
No trecho: uma passagem engraçada é:
a)
“Amarre um feixe de ramos secos”.
b)
“A versão moderna da vassoura tem suas
limitações.”
c)
“Bata numa superfície dura.”
d)
“Enfie o cabo da vassoura no feixe.”
07 – No trecho: “Caso a
vassoura não preste, ela
poderá ter outras utilidades.”, a palavra sublinhada refere-se a:
a)
Altura do voo.
b)
Bengala da bruxa.
c)
Bruxa machucada.
d)
Vassoura mágica.
08 – O texto é divertido,
principalmente, porque:
a)
Apresenta uma bruxa trapalhona e medrosa.
b)
Dá instruções sobre como fabricar uma
vassoura.
c)
Ensina como a bruxa deve limpar a sua casa.
d)
Trata de como fazer uma vassoura e usá-la no
fogão.
09 – Leia o texto abaixo:
Sobrenome
Como vocês sabem
Frankenstein foi feito
Com pedaços de pessoas
diferentes:
A perna era de uma, o braço
de outra
A cabeça de uma terceira
E assim por diante.
Além de o resultado
Ter sido um desastre
Houve um grave problema
Na hora em que Frankenstein
Foi tirar carteira de
identidade.
Como dar identidade
A quem era uma mistura
De várias pessoas?
A coisa só se resolveu
Quando alguém lembrou
Que num condomínio
Cada apartamento
É de um dono diferente.
Foi assim que Frankenstein
Condomínio
Ganhou o nome e sobrenome
Como toda gente.
Paes, José Paulo. Lê com
crê. São Paulo: Ática, 1996.
O assunto do texto é como:
a)
As pessoas resolvem seus problemas.
b)
As pessoas tiram carteira de identidade.
c)
O condomínio de um prédio é formado.
d)
O Frankenstein ganhou um sobrenome.
10 – Leia o texto abaixo:
Toda Mafalda.
Joaquim Salvador Lavado (Quino).
São Paulo:
Martins Fontes, 1993, p 111.
A menina do texto:
a)
Chora de tristeza ao verificar que está
trocando dentes.
b)
Está trocando seus dentes de leite
e não gosta disso.
c)
Reclama da dor que sente ao trocar os dentes.
d)
Usa o espelho para observar a beleza dos seus
dentes
Muito bom!
ResponderExcluirMuito boa atividade!
ResponderExcluirÓtimo trabalho, me ajudou bastante.
ResponderExcluirmuito bom me ajudou muito tambem!
ResponderExcluirAtividade excelente.Textos interessantes!
ResponderExcluirTexto muito bom
ResponderExcluirnão era o que queria
ResponderExcluirÑ era oque eu queria
ResponderExcluiroooo rapaziada
ResponderExcluirobg
ResponderExcluirme ajudou bastante
ResponderExcluirMe ajudou muito você aplicativo é muito bom
ResponderExcluirnossa está de Parabéns
ResponderExcluirBom viu... eles ficaram quietos 5 minutos kkk
ResponderExcluirAmei essa atividade, me ajudou bastante, parabéns!
ResponderExcluir