sábado, 21 de outubro de 2017

TEXTOS CURTOS PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

01 – Leia o texto abaixo:
        


O objetivo do texto é:
a)   Alertar.
b)   Anunciar.
c)   Criticar.
d)   Divertir.

02 – Leia os textos abaixo:
Texto I
   

     Meu Diário
                            7 de julho.
        Pai é um negócio fogo, o meu, o do Toninho, do Mauro, do Joca, do Zé Luís e do Beto são mais ou menos. O meu deixa jogar na rua, mas nada de chegar perto da avenida. O Toninho está terminantemente proibido de ir ao bar do Seu Porfírio. O do Beto é bem bravo, só que nunca está em casa: por isso, o Beto é o maior folgado e faz o que quer. Também, quando o pai chega, mixou a brincadeira. O do Joca é que nem o meu. O do Zé Luís deixa, mas é obrigado voltar às seis em ponto e o do Mauro às vezes deixa tudo, outras dá bronca que Deus me livre, tudo na tal língua estrangeira que ele inventou.

                                Azevedo, Ricardo. Nossa rua tem um problema.
                                                                 São Paulo: Paulinas, 1986.

Texto II 


Os dois textos falam sobre pais, mas apenas o segundo texto:
a)   Trata dos horários impostos pelos pais.
b)   Comenta sobre as broncas dos pais.
c)   Fala sobre as brincadeiras dos pais.
d)   Discute sobre o que os pais fazem.

03 – Leia o texto abaixo:
No texto “Meu Diário”, frases como:
      “Pai é um negócio fogo...”
      “... o Beto é o maior folgado...”
      “... mixou a brincadeira.”
Indicam um tipo de linguagem utilizada mais por:
a)   Idosos.
b)   Professores.
c)   Crianças.
d)   Cientistas.


04 – Leia o texto abaixo:

   O menino que mentia
 Um pastor costumava levar seu rebanho para fora da aldeia. Um dia resolveu pregar uma peça nos vizinhos.
  --- Um lobo! Um lobo! Socorro! ele vai comer minhas ovelhas! Os vizinhos largaram o trabalho e saíram correndo para o campo para socorrer o menino. Mas encontraram-no às gargalhadas. Não havia lobo nenhum.
        Ainda outra vez ele fez a mesma brincadeira e todos vieram ajudar; e ele caçoou de todos.
        Mas um dia o lobo apareceu de fato e começou a atacar as ovelhas. Morrendo de medo, o menino saiu correndo.
        --- Um lobo! Um lobo! Socorro!
        Os vizinhos ouviram, mas acharam que era caçoada. Ninguém socorreu e o pastor perdeu todo o rebanho.
        Ninguém acredita quando o mentiroso fala a verdade.

                        Bennett, William J. O livro das virtudes para crianças.
                                                 Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
O texto tem a finalidade de:
a)   Dar uma informação.
b)   Fazer uma propaganda.
c)   Registrar um acontecimento.
d)   Transmitir um ensinamento.

05 – De acordo com o texto acima:
No final da história, pode-se entender que:
a)   As ovelhas fugiram do pastor.
b)   Os vizinhos assustaram o rebanho.
c)   O lobo comeu todo o rebanho.
d)   O jovem pastor pediu socorro.

06 – Leia o texto abaixo:
        A vassoura
        A vassoura de uma bruxa é uma das mais importantes peças de seu equipamento. Pode ser utilizada em casa, mas também constitui um meio de transporte muito barato.
        
     

                                              Bird. M. Manual prático de bruxaria. 2. ed.
                                              São Paulo: Editora Ática, 1997. p. 25.

No trecho: uma passagem engraçada é:
a)   “Amarre um feixe de ramos secos”.
b)   “A versão moderna da vassoura tem suas limitações.”
c)   “Bata numa superfície dura.”
d)   “Enfie o cabo da vassoura no feixe.”

07 – No trecho: “Caso a vassoura não preste, ela poderá ter outras utilidades.”, a palavra sublinhada refere-se a:
a)   Altura do voo.
b)   Bengala da bruxa.
c)   Bruxa machucada.
d)   Vassoura mágica.

08 – O texto é divertido, principalmente, porque:
a)   Apresenta uma bruxa trapalhona e medrosa.
b)   Dá instruções sobre como fabricar uma vassoura.
c)   Ensina como a bruxa deve limpar a sua casa.
d)   Trata de como fazer uma vassoura e usá-la no fogão.


09 – Leia o texto abaixo:
        Sobrenome
Como vocês sabem
Frankenstein foi feito
Com pedaços de pessoas diferentes:
A perna era de uma, o braço de outra
A cabeça de uma terceira
E assim por diante.
Além de o resultado
Ter sido um desastre
Houve um grave problema
Na hora em que Frankenstein
Foi tirar carteira de identidade.
Como dar identidade
A quem era uma mistura
De várias pessoas?
A coisa só se resolveu
Quando alguém lembrou
Que num condomínio
Cada apartamento
É de um dono diferente.
Foi assim que Frankenstein Condomínio
Ganhou o nome e sobrenome
Como toda gente.

                    Paes, José Paulo. Lê com crê. São Paulo: Ática, 1996.

O assunto do texto é como:
a)   As pessoas resolvem seus problemas.
b)   As pessoas tiram carteira de identidade.
c)   O condomínio de um prédio é formado.
d)   O Frankenstein ganhou um sobrenome.

10 – Leia o texto abaixo:



                             Toda Mafalda. Joaquim Salvador Lavado (Quino).
                                            São Paulo: Martins Fontes, 1993, p 111.
A menina do texto:
a)   Chora de tristeza ao verificar que está trocando dentes.
b)   Está trocando seus dentes de leite e não gosta disso.
c)   Reclama da dor que sente ao trocar os dentes.

d)   Usa o espelho para observar a beleza dos seus dentes

15 comentários:

  1. Ótimo trabalho, me ajudou bastante.

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  2. Atividade excelente.Textos interessantes!

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  3. Me ajudou muito você aplicativo é muito bom

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  4. Bom viu... eles ficaram quietos 5 minutos kkk

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  5. Amei essa atividade, me ajudou bastante, parabéns!

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