POEMA ENJOADINHO
Vinícius de Moraes
Filhos...
Filhos?
Melhor
não tê-los!
Mas
se não os temos
Como
sabe-lo?
Se
não os temos
Que de consulta
Quanto
silêncio
Como
o queremos!
Banho
de mar
Diz
que é um porrete...
Cônjuge
voa
Transpõe
o espaço
Engole
água
Fica
salgada
Se
iodifica
Depois,
que boa
Que
morenaço
Que
a esposa fica!
Resultado:
filho,
E
então começa
A
aporrinhação:
Cocô
está branco
Cocô
está preto
Bebe
amoníaco
Comeu
botão.
Filhos?
Filhos.
Melhor
não tê-los
Noite
de insônia
Cãs
prematuros
Prantos
convulsos
Meu
Deus, salvai-o!
Filhos
são o demo
Melhor
não tê-los...
Mas
se não os temos
Como sabe-los?
Como saber
Que macieza
Nos
seus cabelos
Que
cheiro morno
Na
sua carne
Que
gosto doce
Na
sua boca!
Chupam
gilete
Bebem
xampu
Ateiam
fogo
No
quarteirão
Porém,
que coisa
Que
coisa louca
Que
coisa linda
Que
os filhos são!
Vinícius de
Moraes. Poesia completa & prosa.
Rio de Janeiro: Aguilar, 1987.
p. 261-2.
Que de consulta:
quanta consulta.
1 –
A reflexão do poeta é conduzida por um dilema. Qual? Explique-o.
Ter ou não ter filhos.
Não ter é não enfrentar aborrecimentos, mas também é renunciar a saber como é
ser pai.
2 –
O eu lírico alterna sua opinião entre as oposições que constituem o dilema. A
que conclusão ele chega, finalmente? Como a Justifica?
Que é melhor ter
os filhos, porque não há como saber o que é não ser pai sem ser. Sem ter filhos,
como conhece-los para saber que seria melhor não os ter tido?
3 –
A conjunção porém no 47° verso introduz a conclusão do poeta. Essa conclusão é
predominantemente lógica ou emocional? Justifique.
A repetição da
interjeição que expressa o
tom subjetivo, emocional da conclusão.
4 –
Interprete os efeitos de sentido que se obtêm pela pontuação, nestes versos:
Filhos... Filhos? (Verso 1):
Expressasse a dúvida,
marcada pela hesitação (reticências e ponto de interrogação).
Filhos? filhos. (Verso 26):
Retoma-se a dúvida
(ponto de interrogação) e imediatamente vem a resposta afirmativa. (Ponto
final).
5 –
Analise as duas grandes enumerações do poema: Uma expõe motivos para não ter
filhos; a outra, motivos para os ter. A que universo de preocupações parecem
pertencer esse motivos?
Os motivos
expostos referem-se ao dia-a-dia, aos problemas e às alegrias do quotidiano.
6 –
Observe a métrica dos quatro primeiros versos do poema:
-
Fi-lhos... Fi-lhos? (3 sílabas poéticas)
-
Me-lhor-não-tê-los! (4 sílabas poéticas)
-
Mas-se-não-os-te-mos (4 sílabas poéticas)
-
Co-mo-sa-bê-lo? (4 sílabas poéticas)
Esses
versos curtos, com alguma variação, repetem-se no poema todo. Que efeito sonoro
resulta do fato de os versos serem curtos?
Resposta pessoal do
aluno. O ritmo do poema, graças aos versos curtos, reforça o caráter
descontraído com que o tema é tratado. Essa estrutura reforça o significado do
adjetivo do título (enjoadinho).
7 –
Se você não for pai/mãe: o ponto de vista expresso no poema o impressionou? Se
você tivesse que enfrentar o dilema de tornar-se ou não pai/mãe algum dia
levaria em conta os argumentos expostos pelo eu lírico? Ou essa questão nunca
foi um dilema e já está resolvida em sua cabeça?
Resposta pessoal do aluno.
De tudo ao meu amor serei atento... V.M
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