terça-feira, 24 de outubro de 2017

MÚSICA: BEIJAR NA BOCA - CLAUDIA LEITE - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

Música: Beijar Na Boca
                       Claudia Leite
                                     Composição: Blanch Van Gogh / Roger Tom

Eu estava numa vida de horror
Com a cabeça baixa sem ninguém me dar valor
Eu tava atrás (tchururu) da minha paz (tchururu)

Agora que mudou a situação
Choveu na minha horta vai sobrar na plantação
Deixei pra trás (tchururu), pois tanto faz (tchururu)

(Refrão)
Eu quero mais é beijar na boca
Eu quero mais é beijar na boca (eu quero mais).
Eu quero mais é beijar na boca
E ser feliz daqui pra frente... pra sempre (2x)

Já me livrei daquela vida tão vulgar
Me vacinei de tudo que podia me pegar
Corri atrás (tchururu) Quem tenta faz (tchururu)

Eu ando muito a fim de experimentar
Meter o pé na jaca sem ter que me preocupar
Eu quero mais, mais, mais, mais...

(Refrão)
Eu quero mais é beijar na boca
Eu quero mais é beijar na boca (eu quero mais).
Eu quero mais é beijar na boca
E ser feliz daqui pra frente... pra sempre (2x)

Eu estava numa vida de horror
Com a cabeça doida sem ninguém me dar valor
Andava atrás (tchururu) da minha paz (tchururu)

Agora que mudou a situação
Choveu na minha horta vai sobrar na plantação
Deixei pra trás (tchururu), pois tanto faz (tchururu)

(Refrão)
Eu quero mais é beijar na boca
Eu quero mais é beijar na boca (eu quero mais).
Eu quero mais é beijar na boca
E ser feliz daqui pra frente... pra sempre (2x)


ENTENDENDO A MÚSICA

1 - A letra da música conta uma história. Diante dessa afirmativa, podemos dizer que temos um narrador de 1° ou 3° pessoa? Identifique no texto um trecho que comprove sua resposta.
      Narrador em 1ª pessoa do singular “EU”.
      “Eu estava numa vida de horror”.

2) Quantos personagens há na história narrada?
      Há apenas a narradora.

3) A partir da segunda estrofe há uma mudança no estado inicial da personagem? Que mudança ocorre?
      Sim. “Choveu na minha horta vai sobrar na plantação.”
      Não está mais sozinha.

4) Qual é o tempo verbal predominante na segunda estrofe? Explique a utilização desse tempo verbal?
      O tempo verbal é Pretérito Perfeito do Indicativo.
      É usado para indicar uma ação que ocorreu num determinado momento do passado.

5) O que significa: “Meter o pé na jaca”? 
      É uma expressão popular que significa cometer excessos, exceder os limites, exagerar na dose.

6) Explique as expressões: “Choveu na minha horta vai sobrar na plantação”.
      Significa que muitos homens foram atrás dela e que como são tantos que até vão sobrar!

7) Qual a linguagem utilizada nessa canção?
      A linguagem é a metáfora.

8) Por que a personagem estava numa vida de horror?
      Porque estava deprimida, sem ninguém e ou namorado.

9) O que a personagem deseja?
      Ela quer é beijar na boca.

10) Como era a situação da personagem no início da narrativa?
      A música retrata uma pessoa que estava triste, deprimida, mas resolveu mudar de vida e partiu beijando muito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário