quinta-feira, 28 de março de 2019

TEXTO: O BOM DO LIMÃO - REVISTA ISTO É - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: O bom do limão

        “Os limonóides – compostos que dão aquele gosto azedo às frutas cítricas, como o limão e a laranja – ajudam a baixar o colesterol e a prevenir o câncer. Pesquisadores japoneses e canadenses acreditam que a substância tem propriedades anticancerígenas e pode evitar, em princípio, câncer do cólon, mama e pulmão. Os cientistas estão agora preocupados em desenvolver alimentos enriquecidos com limonóides. Outros estudos mostraram que o suco de frutas cítricas ajuda a reduzir o colesterol em até 70%.
                                                          Revista Isto É, 31 março 1999.

Entendendo o texto:

01 – Qual é o verbo de ligação presente nesse texto? Justifique sua resposta.
      “Os cientistas estão agora preocupados... limonóides”. O verbo estar liga a qualidade (preocupação) ao sujeito (os cientistas).

02 – Identifique quais os verbos transitivos diretos existentes no texto e quais são seus complementos.
      Baixar (o colesterol); Prevenir (o câncer); Acreditam (que a substância); Tem (propriedades anticancerígenas); Pode evitar (câncer de cólon, mama e pulmão); Desenvolver (alimentos); Mostravam (que o suco de frutas cítricas); Ajuda a reduzir (o colesterol).

03 – Em que frase ocorre um verbo transitivo direto e indireto? Identifique seus complementos.
      Dão (aquele gosto azedo às frutas cítricas).

04 – O que você entendeu do título do texto “O bom do limão”?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: o texto mostra o que tem de melhor no limão.

05 – Em que veículo de informação foi publicado o texto?
      Foi publicado na Revista Isto É, em 31 de março de 2019.

TEXTO: SUCO DE UVA - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: Suco de uva

        Mais nutritivo do que o vinho, estudos têm revelado que o suco de uva preta ou rosada pode trazer os mesmos benefícios à saúde por conter os poderosos antioxidantes, chamados flavonoides, aos quais se atribuem os bons efeitos do vinho sobre o coração. Os flavonoides no suco de uva — como no vinho — se mostraram capazes de evitar a oxidação do LDL (colesterol ruim) e lipoproteínas de baixa densidade, que levam à formação de placas nas paredes das artérias.
        O açúcar do suco de uva é composto por glicose e frutose e é diretamente assimilável: não exige nenhum esforço aos órgãos digestivos. É por tal razão aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre.
        Por ser alcalinizante (combate a acidez sanguínea), é indicado a pessoas intoxicadas pelo excesso do consumo de carne. O suco de uva é um valioso estimulante digestivo, pois acelera o metabolismo, eliminando de seu organismo o ácido úrico, causador da fadiga. Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, necessário para um fornecimento constante e prolongado de energia.

Disponível em: <http://belezaesaude.com/uva/>.
Entendendo o texto:

01 – Leia o que se afirma sobre o texto:
I. Busca-se apresentar os benefícios advindos do consumo do suco de uva, incentivando o seu consumo.
II. A ingestão de suco de uva faz com que as pessoas se sintam com mais disposição.
III. O vinho e o suco de uva contêm idênticas propriedades nutricionais.
Está correto apenas o que afirma em:
a) I
b) II
c) I e II
d) I, II e III

02 – Explicite a ideia sugerida pelos conectores sublinhados:
a)   “É por tal razão aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre.”.
Ideia: Causa.

b)   “O suco de uva é um valioso estimulante digestivo, pois acelera o metabolismo, […]”.
Ideia: Explicação.

c)   “Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, […]”.
Ideia: Adição.

03 – Observe:
“O açúcar do suco de uva é composto por glicose e frutose e é diretamente assimilável: não exige nenhum esforço aos órgãos digestivos.”

A função dos dois-pontos nesse trecho é:
     a) introduzir uma explicação.
     b) indicar uma enumeração.
     c) inserir uma citação.
     d) apresentar exemplos.

04 – Identifique no texto a forma pronominal utilizada para a retomada ao suco de uva:
      “Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, [...]”.

05 – Assinale o trecho que evidencia a fala direta do locutor (autor) com o interlocutor (leitor):
     a) “Os flavonoides no suco de uva — como no vinho — se mostraram capazes de evitar a oxidação do LDL (colesterol ruim) e lipoproteínas de baixa densidade, […]”.
     b) “É por tal razão aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre.”.
     c) “O suco de uva é um valioso estimulante digestivo, pois acelera o metabolismo, eliminando de seu organismo o ácido úrico, causador da fadiga.”.
     d) “Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, necessário para um fornecimento constante e prolongado de energia”.

06 – Em “É por tal razão aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre.”, o termo evidenciado por ser substituído por:
     a) incontidos
     b) atraídos
     c) sensibilizados
     d) acometidos.


quarta-feira, 27 de março de 2019

POEMA: VAI JÁ PRA DENTRO, MENINO - PEDRO BANDEIRA - COM GABARITO

Poema: VAI JÁ PRA DENTRO, MENINO


Vai já pra dentro, menino!
Vai já pra dentro estudar!
É sempre essa lengalenga
quando o que eu quero é brincar...

Eu sei que aprendo nos livros,
eu sei que aprendo no estudo,
mas o mundo é variado
e eu preciso saber tudo!

Há tanto pra conhecer,
há tanto pra explorar!
Basta os olhos abrir,
e com o ouvido escutar.

Aprende-se o tempo todo,
dentro, fora, pelo avesso,
começando pelo fim,
terminando no começo!

Se eu me fecho lá em casa,
numa tarde de calor,
como eu vou ver uma abelha
a catar pólen na flor?

Como eu vou saber da chuva,
se eu nunca me molhar?
Como eu vou sentir o sol,
se eu nunca me queimar?

Como eu vou saber da terra,
se eu nunca me sujar?
Como eu vou saber das gentes,
sem aprender a gostar?

Quero ver com os meu olhos,
quero a vida até o fundo,
quero ter barro nos pés,
eu quero aprender o mundo
                                                       Pedro Bandeira
Entendendo o poema:

01 – “Vai já pra dentro, menino! / Vai já pra dentro estudar!” Onde o menino provavelmente está?
      Provavelmente ele está na rua.

02 – O menino reconhece a importância dos livros e dos estudos? Copie do texto os versos que comprovam sua resposta.
      “Eu sei que aprendo no estudo,
      Mas o mundo é variado.”

03 – Copie verso da 2.ª ou da 3.ª estrofe que expliquem a causa ou o motivo de o menino não querer ficar dentro de casa.
      “Eu sei que aprendo nos livros,
       Eu sei que aprendo no estudo.”
      “E eu preciso saber tudo!”
     “Basta os olhos abrir,
      E com o ouvido escutar.”     

04 – Pinte da mesma cor as palavras que rimam no poema.
      Estudar / brincar.
      Calor / flor.
      Molhar / queimar.
      Sujar / gostar.
      Fundo / mundo.


TEXTO: MASTIGUE O PROBLEMA COMO SE FOSSE UM CHICLETE - SUPERINTERESSANTE - COM GABARITO

Texto: Mastigue o problema como se fosse um chiclete

        “Quanto mais você conhece um assunto, mais fácil ter uma ideia criativa relacionada com ele. Quando perguntaram a Isaac Newton (1643-1727) como conseguia fazer descobertas, o sábio inglês respondeu: “Penso nelas dia e noite”. Nessa etapa, portanto, vale tudo – consultar, especular, analisar o problema por todos os ângulos, sem descartar nada. Pode ser que você se canse, porque a preparação exige esforço, mas o truque está em procurar se divertir enquanto trabalha. Poincaré já tinha observado que ‘as inspirações súbitas só aprecem depois de dias de dedicação aparentemente sem resultado’. O publicitário Washington Olivetto, de 47 anos, dono da agência W-Brasil, contou como mantém o seu cérebro afiado. ‘Eu não posso dizer ao meu cliente que só terei em março do ano que vem uma boa ideia sobre o Natal deste ano’, explica Olivetto. “Por isso, trato de me realimentar o tempo todo, de exercitar a curiosidade, sem preconceitos. Eu tanto posso me informar assistindo a um programa popular na televisão quanto lendo um livro clássico.”
                                            Superinteressante, maio 1999.
Entendendo o texto:

01 – Identifique os pronomes pessoais presentes no texto e classifique-os.
      Você – de tratamento, tônico, 2ª pessoa do singular;
      Ele – oblíquo, tônico, 3ª pessoa do singular;
      Elas – oblíquo, tônico, 3ª pessoa do plural;
      Se – oblíquo, átono, 3ª pessoa do singular;
      Eu – reto, tônico, 1ª pessoa do singular;
      Me – oblíquo, átono, 1ª pessoa do singular.

02 – Releia a frase: “Por isso, trato de me realimentar”. Responda:
a)   Por que o pronome em destaque funciona como reflexivo?
Porque o sujeito oculto “eu” pratica e sofre a ação de se realimentar. “Trato de me alimentar” equivale a: “Trato de alimentar a mim mesmo ou a mim próprio.”

b)   Alterando-se a frase para: “Por isso, trato de o alimentar”, o pronome continuaria a ser reflexivo? Por quê?
Não. O sujeito “eu” somente iria praticar a ação de alimentar o outro; nesse caso, a voz é ativa.

03 – A que palavras se referem os pronomes abaixo destacados? Eles são pronomes substantivos ou adjetivos?
a)   “Ideia criativa relacionada com ele.”
Pronome substantivo. Antecedente: assunto.

b)   “Pensando nelas noite e dia.”
Pronome substantivo. Antecedente: descobertas.

c)   “Que você se canse.”
Pronome substantivo. Antecedente: o leitor.

d)   Eu não posso dizer ao meu cliente.”
Pronome substantivo. Antecedente: Washington Olivetto.

e)   “Trato de me realimentar.”
Pronome substantivo. Antecedente: Washington Olivetto.

04 – Substitua a palavra ou expressão em destaque pelo pronome pessoal adequado, fazendo as alterações necessárias.
a)   Os torcedores compraram os ingressos com antecedência.
Os torcedores compraram-nos com antecedência.

b)   Meu pai decidiu usar bigode e cavanhaque sema aprovação da família.
Meu pai decidiu usá-los sem a aprovação da família.

c)   Nós oferecemos aos funcionários maior segurança no emprego.
Nós oferecemos-lhes maior segurança no emprego.

d)   A notícia da queda dos juros fez os investidores confiantes.
A notícia da queda dos juros fê-los confiantes.

e)   Lucas e eu pegamos o último metrô já meio cansados.
Lucas e eu pegamo-lo já meio cansados.

f)    Enviamos aos senhores condôminos a cobrança da taxa de administração.
Enviamo-la aos senhores condôminos.

g)   A inspetora trouxe com ela os requerimentos entregues pelas secretárias.
A inspetora trouxe consigo os requerimentos entregues pelas secretárias.

h)   Os colegas não se queixaram do fato de ser Gabriel o representante da turma.
Os colegas não se queixaram do fato de ser ele o representante da turma.

segunda-feira, 25 de março de 2019

POEMA: MEU PROFESSOR DE ANÁLISE SINTÁTICA - PAULO LEMINSKI - COM GABARITO

Poema: Meu Professor de Análise Sintática
               
                                                  Paulo Leminski

“Meu professor de análise sintática era o tipo do
                     sujeito inexistente.
Um pleonasmo, o principal predicado da sua vida,
   regular com um paradigma da 1ª conjugação.
Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial,
      ele não tinha dúvidas: sempre achava um jeito
         assindético de nos torturar com um aposto.
                Casou com uma regência.
                          Foi infeliz.
         Era possessivo como um pronome.
                E ela era bitransitiva.
              Tentou ir para os EUA.
                         Não deu.
    Acharam um artigo indefinido em sua bagagem.
A interjeição do bigode declinava partículas expletivas,
     conetivos e agentes da passiva, o tempo todo.
   Um dia, matei-o com um objeto direto na cabeça.”

                Paulo Leminski. Melhores poemas. São Paulo: Global, 1997.
Entendendo o poema:
01 – Por que o professor tinha um pleonasmo como principal predicado da sua vida?
      Porque ele repetia bastante a matéria.   
    
02 – O que é um pleonasmo?
      É a repetição de uma ideia.

03 – O que significa ter um “jeito assindético”?
      O professor não conseguia “se ligar” ao que era importante ou se comunicar com seus alunos.

04 – Explique por que o casamento do professor com uma “regência” não deu certo.
      A regência verbal, assim como a nominal, estabelece critérios difíceis de serem dominados; por isso ele teve dificuldade de assimilar o jeito de ser de sua mulher – “a regência”.

05 – O que representa o “artigo indefinido” achado na bagagem?
      Significa um objeto qualquer, sem nenhuma especificação exata.

06 – Sobre o texto de Paulo Leminski todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
a) a terminologia sintática e morfológica, que em um primeiro momento é motivo de estranhamento, concede o efeito de humor ao poema.
b) o eu lírico demonstra por meio da composição de texto pessoal e confessional o seu desconhecimento gramatical.
c) nos primeiros sete versos o eu-lírico apresenta seu professor, que, por meio de suas ações e funções, é caracterizado como um torturador.
d) entre os versos 8 e 16 o leitor toma consciência de todos os fracassos que compuseram a vida do professor.
e) o texto é estruturado em forma de narrativa policial, mas em função de sua organização gráfica, métrica e rítmica é considerado um poema.

07 – Pelos versos, percebe-se que a poesia de Leminski:
a) mantém relação com a geometrização das formas e volumes cubistas.
b) tem como base os dilemas financeiros do ser humano.
c) valoriza a concisão e é transgressora.
d) é composta por uma observação rigorosa do mundo material.
e) é composta por personagens positivamente idealizados.

08 – Paulo Leminski foi um dos poetas mais expressivos de sua geração. Sua obra é marcada pela irreverência e pela descontração poética, elementos que fizeram dele um dos escritores mais populares do Brasil. Sobre Leminski, estão corretas as seguintes proposições, exceto:
a) Subverteu a forma, brincou com a poesia visual, resgatou o haikai (poemas pequenos, com métrica e moldes orientais) e incorporou elementos da publicidade, da música, do cartum e do humor na construção de uma prosa e poesia marcadas por seu incontestável poder de síntese.
b) Embora a linguagem enxuta, cada palavra na obra de Leminski é repleta de significação e capaz de provocar reflexão e conquistar o leitor.
c) A gíria, o palavrão e a dicção urbana também são frequentes em sua obra.
d) Sua poesia é anti-lírica, presa ao real e direcionada ao intelecto, não às emoções.
e) A prosa de ficção de Leminski inclui os romances Catatau (1976), Agora É que São Elas (1984), Metamorfose (1994) e o livro de contos O Gozo Fabuloso (2004).

09 – A obra de Paulo Leminski costuma ser associada ao seguinte movimento literário:
a) Poesia Marginal.
b) Tropicalismo.
c) Modernismo.
d) Tendências contemporâneas.
e) Neoconcretismo.



TEXTO: ABELHAS CAÇA-MINAS - PETER MOON - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: Abelhas caça-minas

    “Cento e vinte milhões de minas terrestres em 70 países matam ou mutilam 60 pessoas por dia.
        Conseguir detectá-las é a meta dos cientistas do laboratório americano Sandia, no Novo México.
        Eles querem treinar abelhas para achar esses artefatos mortíferos. Como toda mina libera TNT no solo, busca-se saber se existem espécies de flores que absorvam esse explosivo, concentrando-o no pólen. Caso existam, o passo seguinte será tentar condicionar as abelhas a procurar esses tipos de flores. Os incrédulos fiquem sabendo que a pesquisa é séria e patrocinada pelo Departamento de Defesa dos EUA.”

                                    Peter Moon, in Revista Isto É, 26 maio 1999.

Entendendo o texto:

01 – Explique a formação do plural do substantivo composto caça-minas. Dê exemplos semelhantes.
      Ele é formado por um verbo e um substantivo; por isso só o segundo elemento varia. Sugestões: caça-níqueis, caça-fantasmas, beija-flores, porta-bandeiras, guarda-roupas, etc.

02 – No título, a palavra composta caça-minas funciona como substantivo? Por quê?
      Não. Nesse caso, ela caracteriza ou qualifica o tipo de abelhas, funcionando como um adjetivo.

03 – Explique como se dá a formação do plural dos substantivos pólen e pajem. Cite algumas palavras que fazem o plural da mesma forma.
      Á palavra pólen acrescenta-se s. Do substantivo pajem, retira-se o m e acrescenta ns. Sugestões: nuvem-nuvens; item-itens.

04 – “Os incrédulos fiquem sabendo que a pesquisa é séria.” Identifique a classe gramatical da palavra em destaque, justificando sua resposta. Escreva uma frase empregando essa palavra em outra classe gramatical.
      Trata-se de um substantivo, porque nomeia algo e está regida de artigo. Normalmente, funciona como adjetivo: cientistas incrédulos aguardam o resultado das pesquisas.


domingo, 24 de março de 2019

POESIA: SONETO DE CARNAVAL - VINÍCIUS DE MORAES - COM GABARITO

Poesia: SONETO DE CARNAVAL
          Vinícius de Moraes
     
        
Distante o meu amor, se me afigura
O amor como um patético tormento
Pensar nele é morrer de desventura
Não pensar é matar meu pensamento.

Seu mais doce desejo se amargura
Todo o instante perdido é um sofrimento 

Cada beijo lembrado uma tortura
Um ciúme do próprio ciumento.

E vivemos partindo, ela de mim
E eu dela, enquanto breves vão-se os anos
Para a grande partida que há no fim

De toda a vida e todo o amor humanos:
Mas tranquila ela sabe, e eu sei tranquilo.
Que se um fica o outro parte a redimi-lo.

Oxford, carnaval de 1939. Vinícius de Moraes. Livro de sonetos.
São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
Entendendo o soneto:

01 – Caracterize o amor descrito pelo eu lírico nesse poema.
      Trata-se de um amor feito de lembranças, que causam tormento e angustia, mas que o eu lírico não pode nem quer tirar do pensamento.

02 – Explique a razão do título “Soneto de carnaval”.
      O poema é um soneto, porque tem dois quartetos e dois tercetos. Foi criado no Carnaval de 1939 quando o autor se encontrava em Oxford, segundo a informação abaixo do poema.

03 – Interprete estes versos:
        “Cada beijo lembrado uma tortura
         Um ciúme do próprio ciumento.”
      O eu lírico sente ciúme dele próprio, ou melhor, dele quando viveu momentos de intensa felicidade junto à amada.

04 – Considerando que o artigo, o pronome, o adjetivo e o numeral concordam com o substantivo ao qual se referem, que palavras estão concordando com o substantivo amor, no verso a seguir? Classifique-as morfologicamente.
        “Distante o meu amor, se me afigura”.
      Distante: adjetivo; O: artigo; Meu e me: pronomes.

05 – Com que palavra está concordando o adjetivo breves, na terceira estrofe?
      Com o substantivo anos.

06 – Considerando que o verbo concorda em número e pessoa com o seu sujeito, explique a flexão do verbo saber neste verso:
        “Mas tranquila ela sabe, e eu sei tranquilo.”
      Nos dois casos, o verbo saber concorda em número e pessoa com o seu sujeito simples (ela e eu).