sexta-feira, 12 de junho de 2026

CAUSO(FÁBULA): A CAUSA DA CHUVA - MILLÔR FERNANDES - COM GABARITO

 Causo (Fabula): A causa da chuva

 

        Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam que ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar. Mas não chegavam a uma conclusão.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgSmuOb2OhiqPffh22h5zOnIkYbz2PZbaC4ZzrNAEp7LdRGUBto8CgOKPZjst6_OEHfOAMWCdOu4HVuPWiLjt021nM3kl6qwgrp4WeJ3vU3ATdi-QhA88sBRyg7DArvNGU4_327VxeAuBmSmQTUdU7JZp9lnZqFvDRxAMihTucwaMOxqhxlGEjw3aoVjOk/s320/images.jpg


        -- Chove só quando a água cai do telhado de meu galinheiro – esclareceu a galinha.

        -- Ora, que bobagem! - disse o sapo de dentro da lagoa. – Chove quando a água da lagoa começa a borbulhar suas gotinhas.

        -- Como assim? – disse a lebre. – Está visto que só chove quando as folhas das árvores começam a deixar cair as gotas d'água que têm dentro.

        Nesse momento começou a chover.

        -- Viram? – gritou a galinha. – O telhado de meu galinheiro está pingando. Isso é chuva!

        -- Ora, não vê que a chuva é a água da lagoa borbulhando? – disse o sapo.

        -- Mas, como assim? – tornou a lebre – Parecem cegos! Não veem que a água cai das folhas das árvores?

                                                                                                                       Millôr Fernandes.

Entendendo o causo:

01 – O trecho do texto que indica um fato é:

(A) “...começou a chover.” 

(B) “... diziam que ia demorar...”  

(C) “... que bobagem!”  

(D) “... diziam que ia chover...”

02 – A ideia central do texto é apresentar uma discussão sobre:

(A) o telhado do galinheiro.  

(B) a chuva.  

(C) a água da lagoa.  

(D) as folhas das árvores.

03 – A inquietação dos animais tem como causa:

(A) a necessidade de águas nas árvores do lugar.  

(B) a expectativa de chuva no verão na lagoa.

(C) a ausência de água na lagoa onde moravam;

(D) a falta de chuvas no lugar onde moravam.

04 – O que o ponto de vista de cada animal (galinha, sapo e lebre) revela sobre a forma como eles enxergam o mundo?

      Revela que cada animal é egocêntrico, ou seja, eles enxergam a realidade apenas a partir de suas próprias vivências e do ambiente onde vivem. A galinha foca no galinheiro, o sapo na lagoa e a lebre nas árvores e matas. Eles não conseguem perceber o fenômeno de forma ampla e geral, apenas como o afeta diretamente.

 05 – O que há de irônico ou engraçado no comportamento dos animais após a chuva finalmente começar a cair?

      A ironia está no fato de que, mesmo com a chuva acontecendo diante deles e provando que todos estavam certos de alguma forma (a água caía no telhado, na lagoa e nas folhas ao mesmo tempo), eles continuaram discutindo. Em vez de celebrarem o fim da seca, preferiram focar em provar quem tinha a "razão absoluta".

06 – A moral implícita dessa fábula de Millôr Fernandes critica um comportamento muito comum entre os seres humanos. Que comportamento é esse?

      O texto critica a intolerância e a incapacidade de ouvir e aceitar a verdade do outro. Assim como os animais, muitas vezes as pessoas brigam por defenderem pontos de vista limitados e individuais, acreditando que a sua própria percepção da realidade é a única verdade correta, ignorando o contexto geral.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário