Fábula: A Língua e os Dentes
Era
uma vez um menino que tinha o mau hábito de falar mais que o necessário.
-- Que língua! – suspiraram os dentes certo dia – nunca fica parada,
nunca sossega!
-- Por que é que vocês estão resmungando? – perguntou a língua em tom
arrogante – Vocês, os dentes, são meros escravos, e seu trabalho resume-se em
mastigar o que eu decidir. Não temos nada em comum, e não permitirei que vocês
se metam em meus negócios.
Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOT1jczsWD4XklEYvztTf5LhDoS8rF7UHmiORcIfUfeYdQYx5X_sVhQBoOXWjS6sWkUb4ePkqhWVH8OtvgJFJYqMWJJV21FUbHfMWqD1NKiXOy3nQvMcico6EooJ5g_1g88n40TSB1A_Q4EAkqjDOiLNKRqo6Pw8ReRToEaYifZVKE8dru8EU_-GHU_LE/s320/67439443-desenho-animado-ilustracao-apresentando-a-aberto-boca-exibindo-uma-lingua-e-dentes-criando-uma-humoristico-expressao-com-uma-engracado-face-conjunto-contra-uma-limpar-limpo-branco-fundo-vetor.jpg E então o menino continuou falando, algumas
vezes de maneira imprópria, e sua língua sentia-se muito feliz, aprendendo
novas palavras a cada dia.
Porém
um dia o menino comportou-se mal e permitiu à sua língua contar uma grande
mentira. Os dentes obedeceram ao coração, fecharam-se e morderam a língua.
A
partir desse dia a língua tornou-se tímida e prudente, e passou a pensar duas
vezes antes de falar.
Moral:
A arrogância e a falta de controle sobre o que dizemos inevitavelmente nos
levam ao erro e ao sofrimento.
Leonardo da Vinci. Fábulas de Leonardo
Da Vinci (Século XV).
01 – Qual era o mau
hábito do menino no início da história?
O menino tinha o péssimo hábito de falar muito mais do que o necessário, sem qualquer filtro ou controle sobre as suas palavras.
02 – Por que os
dentes reclamaram da língua e como ela reagiu ao protesto deles?
Os dentes reclamaram porque a língua nunca ficava parada ou sossegada. A língua reagiu com extrema arrogância, chamando os dentes de "meros escravos" cuja única função era mastigar o que ela decidia, exigindo que não se metessem em seus negócios.
03 – Apesar de falar
de maneira imprópria, como a língua se sentia no dia a dia?
A língua sentia-se muito feliz e orgulhosa, aproveitando cada dia para aprender novas palavras e continuar falando sem barreiras.
04 – O que
desencadeou a reação violenta dos dentes contra a língua?
O gatilho foi quando o menino se comportou mal e permitiu que a sua língua contasse uma grande mentira. Diante disso, seguindo as ordens do coração, os dentes se fecharam repentinamente e morderam a língua.
05 – Como mudou o
comportamento da língua após ser mordida pelos dentes?
Após a dolorosa
punição, a língua perdeu sua arrogância. Ela se tornou muito mais tímida e
prudente, passando a refletir e a pensar duas vezes antes de proferir qualquer
palavra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário