segunda-feira, 25 de março de 2019

TEXTO: ABELHAS CAÇA-MINAS - PETER MOON - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: Abelhas caça-minas

    “Cento e vinte milhões de minas terrestres em 70 países matam ou mutilam 60 pessoas por dia.
        Conseguir detectá-las é a meta dos cientistas do laboratório americano Sandia, no Novo México.
        Eles querem treinar abelhas para achar esses artefatos mortíferos. Como toda mina libera TNT no solo, busca-se saber se existem espécies de flores que absorvam esse explosivo, concentrando-o no pólen. Caso existam, o passo seguinte será tentar condicionar as abelhas a procurar esses tipos de flores. Os incrédulos fiquem sabendo que a pesquisa é séria e patrocinada pelo Departamento de Defesa dos EUA.”

                                    Peter Moon, in Revista Isto É, 26 maio 1999.

Entendendo o texto:

01 – Explique a formação do plural do substantivo composto caça-minas. Dê exemplos semelhantes.
      Ele é formado por um verbo e um substantivo; por isso só o segundo elemento varia. Sugestões: caça-níqueis, caça-fantasmas, beija-flores, porta-bandeiras, guarda-roupas, etc.

02 – No título, a palavra composta caça-minas funciona como substantivo? Por quê?
      Não. Nesse caso, ela caracteriza ou qualifica o tipo de abelhas, funcionando como um adjetivo.

03 – Explique como se dá a formação do plural dos substantivos pólen e pajem. Cite algumas palavras que fazem o plural da mesma forma.
      Á palavra pólen acrescenta-se s. Do substantivo pajem, retira-se o m e acrescenta ns. Sugestões: nuvem-nuvens; item-itens.

04 – “Os incrédulos fiquem sabendo que a pesquisa é séria.” Identifique a classe gramatical da palavra em destaque, justificando sua resposta. Escreva uma frase empregando essa palavra em outra classe gramatical.
      Trata-se de um substantivo, porque nomeia algo e está regida de artigo. Normalmente, funciona como adjetivo: cientistas incrédulos aguardam o resultado das pesquisas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário