Texto: Abelhas caça-minas
“Cento e vinte milhões de minas
terrestres em 70 países matam ou mutilam 60 pessoas por dia.
Conseguir detectá-las é a meta dos
cientistas do laboratório americano Sandia, no Novo México.
Eles querem treinar abelhas para achar
esses artefatos mortíferos. Como toda mina libera TNT no solo, busca-se saber
se existem espécies de flores que absorvam esse explosivo, concentrando-o no
pólen. Caso existam, o passo seguinte será tentar condicionar as abelhas a procurar
esses tipos de flores. Os incrédulos fiquem sabendo que a pesquisa é séria e
patrocinada pelo Departamento de Defesa dos EUA.”
Peter Moon,
in Revista Isto É, 26 maio 1999.
Entendendo o texto:
01 – Explique a formação do
plural do substantivo composto caça-minas. Dê exemplos semelhantes.
Ele é formado por
um verbo e um substantivo; por isso só o segundo elemento varia. Sugestões:
caça-níqueis, caça-fantasmas, beija-flores, porta-bandeiras, guarda-roupas,
etc.
02 – No título, a palavra
composta caça-minas funciona como substantivo? Por quê?
Não. Nesse caso, ela caracteriza ou
qualifica o tipo de abelhas, funcionando como um adjetivo.
03 – Explique como se dá a
formação do plural dos substantivos pólen
e pajem. Cite algumas
palavras que fazem o plural da mesma forma.
Á palavra pólen acrescenta-se s. Do substantivo pajem, retira-se o m
e acrescenta ns. Sugestões:
nuvem-nuvens; item-itens.
04 – “Os incrédulos fiquem
sabendo que a pesquisa é séria.” Identifique a classe gramatical da palavra em
destaque, justificando sua resposta. Escreva uma frase empregando essa palavra
em outra classe gramatical.
Trata-se de um
substantivo, porque nomeia algo e está regida de artigo. Normalmente, funciona
como adjetivo: cientistas incrédulos aguardam o resultado das pesquisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário