quarta-feira, 27 de março de 2019

TEXTO: MASTIGUE O PROBLEMA COMO SE FOSSE UM CHICLETE - SUPERINTERESSANTE - COM GABARITO

Texto: Mastigue o problema como se fosse um chiclete

        “Quanto mais você conhece um assunto, mais fácil ter uma ideia criativa relacionada com ele. Quando perguntaram a Isaac Newton (1643-1727) como conseguia fazer descobertas, o sábio inglês respondeu: “Penso nelas dia e noite”. Nessa etapa, portanto, vale tudo – consultar, especular, analisar o problema por todos os ângulos, sem descartar nada. Pode ser que você se canse, porque a preparação exige esforço, mas o truque está em procurar se divertir enquanto trabalha. Poincaré já tinha observado que ‘as inspirações súbitas só aprecem depois de dias de dedicação aparentemente sem resultado’. O publicitário Washington Olivetto, de 47 anos, dono da agência W-Brasil, contou como mantém o seu cérebro afiado. ‘Eu não posso dizer ao meu cliente que só terei em março do ano que vem uma boa ideia sobre o Natal deste ano’, explica Olivetto. “Por isso, trato de me realimentar o tempo todo, de exercitar a curiosidade, sem preconceitos. Eu tanto posso me informar assistindo a um programa popular na televisão quanto lendo um livro clássico.”
                                            Superinteressante, maio 1999.
Entendendo o texto:

01 – Identifique os pronomes pessoais presentes no texto e classifique-os.
      Você – de tratamento, tônico, 2ª pessoa do singular;
      Ele – oblíquo, tônico, 3ª pessoa do singular;
      Elas – oblíquo, tônico, 3ª pessoa do plural;
      Se – oblíquo, átono, 3ª pessoa do singular;
      Eu – reto, tônico, 1ª pessoa do singular;
      Me – oblíquo, átono, 1ª pessoa do singular.

02 – Releia a frase: “Por isso, trato de me realimentar”. Responda:
a)   Por que o pronome em destaque funciona como reflexivo?
Porque o sujeito oculto “eu” pratica e sofre a ação de se realimentar. “Trato de me alimentar” equivale a: “Trato de alimentar a mim mesmo ou a mim próprio.”

b)   Alterando-se a frase para: “Por isso, trato de o alimentar”, o pronome continuaria a ser reflexivo? Por quê?
Não. O sujeito “eu” somente iria praticar a ação de alimentar o outro; nesse caso, a voz é ativa.

03 – A que palavras se referem os pronomes abaixo destacados? Eles são pronomes substantivos ou adjetivos?
a)   “Ideia criativa relacionada com ele.”
Pronome substantivo. Antecedente: assunto.

b)   “Pensando nelas noite e dia.”
Pronome substantivo. Antecedente: descobertas.

c)   “Que você se canse.”
Pronome substantivo. Antecedente: o leitor.

d)   Eu não posso dizer ao meu cliente.”
Pronome substantivo. Antecedente: Washington Olivetto.

e)   “Trato de me realimentar.”
Pronome substantivo. Antecedente: Washington Olivetto.

04 – Substitua a palavra ou expressão em destaque pelo pronome pessoal adequado, fazendo as alterações necessárias.
a)   Os torcedores compraram os ingressos com antecedência.
Os torcedores compraram-nos com antecedência.

b)   Meu pai decidiu usar bigode e cavanhaque sema aprovação da família.
Meu pai decidiu usá-los sem a aprovação da família.

c)   Nós oferecemos aos funcionários maior segurança no emprego.
Nós oferecemos-lhes maior segurança no emprego.

d)   A notícia da queda dos juros fez os investidores confiantes.
A notícia da queda dos juros fê-los confiantes.

e)   Lucas e eu pegamos o último metrô já meio cansados.
Lucas e eu pegamo-lo já meio cansados.

f)    Enviamos aos senhores condôminos a cobrança da taxa de administração.
Enviamo-la aos senhores condôminos.

g)   A inspetora trouxe com ela os requerimentos entregues pelas secretárias.
A inspetora trouxe consigo os requerimentos entregues pelas secretárias.

h)   Os colegas não se queixaram do fato de ser Gabriel o representante da turma.
Os colegas não se queixaram do fato de ser ele o representante da turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário