Texto: A gruta de Lascaux
Alberto Alexandre Martins
No dia 12 de setembro de 1940, quatro
garotos e um cachorro passeavam pelas colinas rochosas da região da Dordogne,
na França, quando o cão subitamente desapareceu por uma fenda nas pedras
provocada pela queda de um grande pinheiro. No seu encalço, Marcel Ravidar,
Jacques Marsal, Georges Agnel e Simon Coencas esgueiraram-se pela passagem
estreita até alcançar uma enorme sala mergulhada na escuridão.

À luz trêmula de um lampião de
querosene, eles distinguiram, nas imensas paredes de pedra calcária, fortes
traços e pinturas coloridas de grandes animais, dispostos desordenadamente em
movimentos contínuos. Vacas vermelhas, cavalos amarelos, veados e touros negros
agitavam-se numa atmosfera mágica e misteriosa. Vocês podem imaginar a emoção
de participar, por acaso, de uma das descobertas mais geniais do nosso século:
a gruta de Lascaux, repleta de pinturas feitas há 17 mil anos.
Logo a notícia correu mundo, atraindo
milhares de especialistas, cientistas, arqueólogos, turistas e curiosos para a
gruta. Formada por duas salas amplas e numerosas galerias, Lascaux revela aos
visitantes cerca de 1500 gravuras e seiscentos desenhos pintados em amarelo,
marrom, vermelho e preto, representando touros, bisões, cavalos, auroques
(ancestrais das nossas vacas), veados, cabritos-monteses, mamutes, felinos, uma
rena, um urso, um rinoceronte e um animal fantástico. Além dessa maravilha fauna
pré-histórica, há vários sinais enigmáticos inscritos nas paredes: pontos,
linhas pontilhadas, flexas, triângulos e outros motivos geométricos. Em meio a
tantas representações de animais e sinais indecifrados, vê-se uma única figura
humana, feita com traços simples, inclinada, na parede de um poço de oito
metros de profundidade.
Estudando atentamente esses desenhos e
todos os vestígios encontrados na gruta: ossos, lamparinas, joias, esculturas,
armas, artefatos líticos, restos de alimentos, etc., ficamos sabendo que os
artistas de Lascaux foram os homens de Cro-Magnon, que viveram no período
Paleolítico Superior, entre 35 mil e 10 mil anos atrás. Nessa época, o clima da
Europa era muito frio e os nossos ancestrais moravam em cavernas, vestiam
roupas confeccionadas compeles de animais, coletavam frutos da estação e eram
exímios caçadores.
Na condição de artistas, os homens de
Cro-Magnon desenvolveram técnicas bastante requintadas. As cores têm origem em
diversos pigmentos à base de óxidos minerais existentes no solo local. O óxido
de ferro criou o amarelo, o vermelho e o marrom; o dióxido de manganês ou o
carvão produziu o peto. Reduzidos a pó, transformados em pedras-lápis de cor ou
ainda misturados a outras substâncias, esses minerais eram aplicados com os
dedos, com pincéis confeccionados com pelos, crina de cavalo e fibras vegetais
ou com esponjas e molde feitos de pele. Também foram empregados instrumentos de
sílex para cortar, gravar e esculpir as pedras. E, para iluminar a escuridão da
gruta, os homens pré-históricos utilizavam lamparinas á base de gordura animal.
Mas qual o sentido de tudo isso? Ainda
não sabemos ao certo. É bem possível que não se tratasse de um simples
passatempo. Há indícios de que as imagens dos animais estavam associadas a
rituais e cerimônias religiosas. Ao captar no desenho a forma ou o movimento de
uma rena, de um cavalo, de um auroque, os nossos caçadores-artistas acreditavam
que estavam também capturando a alma desses animais, o que lhes facilitaria as
caçadas seguintes. Mas se trata apenas de uma hipótese. O fato é que os homens
que desenharam em Lascaux (como aqueles que desenharam em cavernas brasileiras)
viviam em estreito contato com os animais e a natureza. Observadores atentos,
conheciam até mesmo as rotas e a época das migrações dos grandes rebanhos. Os
grandes rebanhos encantados que povoam as paredes de Lascaux e as páginas deste
livro.
MARTINS, Alberto A. In:
GIRARDET, Sylvie & Salas, Nestor. A gruta de Lascaux. Trad. De Eduardo
Brandão. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000, p. 7-9.
Fonte: Linguagem Nova. Faraco & Moura. 5ª
série – 17ª ed. 3ª impressão – São Paulo – Editora Ática – 2003. p. 218-219.
Entendendo o texto:
01 – Como foi descoberta a
gruta de Lascaux?
A gruta de
Lascaux foi descoberta em 12 de setembro de 1940 por quatro garotos e um
cachorro que passeavam pelas colinas rochosas da região da Dordogne, na França,
quando o cão desapareceu por uma fenda nas pedras.
02 – O que os garotos viram ao
entrarem na gruta de Lascaux?
À luz trêmula de
um lampião de querosene, os garotos viram nas paredes imensas de pedra calcária
pinturas coloridas de grandes animais, como vacas vermelhas, cavalos amarelos,
veados e touros negros.
03 – Qual foi a importância da
descoberta da gruta de Lascaux?
A descoberta da gruta de Lascaux é
considerada uma das mais geniais do século, pois revelou pinturas feitas há 17
mil anos.
04 – Quais são as principais
representações encontradas nas pinturas da gruta de Lascaux?
As pinturas
representam touros, bisões, cavalos, auroques, veados, cabritos-monteses,
mamutes, felinos, uma rena, um urso, um rinoceronte e um animal fantástico.
05 – Quantas gravuras e
desenhos a gruta de Lascaux contém aproximadamente?
A gruta de Lascaux contém cerca de 1500
gravuras e seiscentos desenhos pintados em amarelo, marrom, vermelho e preto.
06 – Quem eram os artistas
responsáveis pelas pinturas da gruta de Lascaux?
Os artistas
responsáveis pelas pinturas da gruta de Lascaux eram os homens de Cro-Magnon,
que viveram no período Paleolítico Superior, entre 35 mil e 10 mil anos atrás.
07 – Quais técnicas e
materiais foram utilizados pelos homens de Cro-Magnon nas pinturas?
Os homens de
Cro-Magnon usaram pigmentos à base de óxidos minerais, aplicados com os dedos,
pincéis feitos de pelos, crina de cavalo e fibras vegetais, além de esponjas e
moldes de pele. Instrumentos de sílex eram usados para cortar, gravar e
esculpir as pedras.
08 – Como os homens de
Cro-Magnon iluminavam a gruta durante a criação das pinturas?
Os homens de
Cro-Magnon utilizavam lamparinas à base de gordura animal para iluminar a
escuridão da gruta.
09 – Qual é uma hipótese sobre
o significado das pinturas na gruta de Lascaux?
Uma hipótese é
que as imagens dos animais estavam associadas a rituais e cerimônias
religiosas, onde os caçadores-artistas acreditavam capturar a alma dos animais
através dos desenhos, facilitando as caçadas seguintes.
10 – Como os homens de
Cro-Magnon viviam e quais eram suas principais atividades?
Os homens de
Cro-Magnon viviam em cavernas, vestiam roupas de pele de animais, coletavam
frutos da estação e eram exímios caçadores, vivendo em estreito contato com os
animais e a natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário