sexta-feira, 28 de março de 2025

CONTO: SOLANGE, A NAMORADA - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

 Conto: Solange, a namorada

           Carlos Drummond de Andrade

        Todas as moças perdiam para Solange. Nenhuma podia competir com ela em matéria de namoro. Os rapazes da cidade só alimentavam uma aspiração: que Solange olhasse para eles. Desdenhavam todas as outras, ainda que fossem lindas, cheias de graça e boas de namorar. Namorar Solange, merecer o favor de seus olhos: que mais desejar na vida?

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_MPWTAEj7PO3rySWg5UDh8CpTgWo-ZJkGz8wAjSDojuAD8tviO8qXdSYtiroFiOZkhq2HqfC9d-zzLaDT_o1QZBEy-RRivAIjVovvEbv8466vzQiImCAZBclFqQ4Ft60_33UlMLbd2XxMoPGjeUB8dRWVJfNxBzplf_jmBeJ_dneOAktjfjDysFsz-_k/s320/2756068-bela-jovem-mulher-com-sorvete-colorido-desenho-realistaial-ilustracao-de-pinturas-vetor.jpg


        A nenhum deles Solange namorava. Era uma torre, um silêncio, um abismo, uma nuvem. Sua família inquietava-se com isto e pedia-lhe que pelo amor de Deus escolhesse um rapaz e namorasse. O vigário exortou-a nesse sentido. O prefeito apelou para os seus bons sentimentos. Ninguém mais casava, a legião de tias era assustadora. Temia-se pela ordem social.

        O desaparecimento de Solange até hoje não foi explicado, mas dizem que em carta endereçada à família ela declarou que, para ser a namorada em potencial de todos, não podia ser namorada de um só, mesmo que sucessivamente trocasse de namorado. Estava certa de que exercia uma função de sonho, que a todos beneficiava. Mas se não era assim, e ninguém compreendia sua doação ideal a todos os moços, ela decidira sumir para sempre, e adeus.

        Adeus? Ignora-se para onde foi Solange, mas aí é que se converteu em mito supremo, e nunca mais ninguém namorou na cidade. As moças envelheceram e morreram, a igreja fechou as portas, o comércio definhou e acabou, as casas tombaram em ruínas, tudo lá ficou uma tapera.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos plausíveis. Rio de Janeiro, José Olympio, 191. p. 151.

Fonte: Português. Série novo ensino médio. Volume único. Faraco & Moura – 1ª edição – 4ª impressão. Editora Ática – 2000. São Paulo. p. 36.

Entendendo o conto:

01 – Qual a característica principal de Solange que a diferenciava das outras moças da cidade?

      Solange era incomparável em matéria de namoro, sendo o objeto de desejo de todos os rapazes da cidade.

02 – Como a família e a comunidade reagiram à recusa de Solange em namorar alguém?

      A família, o vigário e o prefeito pressionaram Solange para que ela escolhesse um rapaz, temendo as consequências sociais de sua recusa.

03 – Qual a explicação dada por Solange em sua carta para justificar seu desaparecimento?

      Solange explicou que, para ser a namorada em potencial de todos, não poderia se comprometer com um único rapaz, e que sua função era a de um sonho coletivo.

04 – Qual o impacto do desaparecimento de Solange na cidade?

      Após o desaparecimento de Solange, a cidade entrou em declínio, com o fim dos namoros, o envelhecimento das moças e a ruína do comércio e das casas.

05 – Qual o significado da transformação de Solange em "mito supremo"?

      A transformação de Solange em mito representa a idealização da figura feminina e a perda do ideal de namoro e romance na cidade.

06 – Como Carlos Drummond de Andrade utiliza a figura de Solange para criticar a idealização do amor romântico?

      Drummond utiliza a figura de Solange para satirizar a idealização do amor romântico, mostrando como a obsessão por um ideal inatingível pode levar à ruína e ao declínio social.

07 – Qual a mensagem principal do conto "Solange, a namorada"?

      A mensagem principal do conto é uma crítica à idealização excessiva do amor e do romance, mostrando como a obsessão por um ideal inatingível pode levar à frustração e ao declínio social.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário