segunda-feira, 22 de outubro de 2018

TEXTO: A BELEZA NÃO É FUNDAMENTAL - LUIZ ALBERTO PY - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: A Beleza não é fundamental
        A BELEZA NÃO É UM ATRIBUTO FUNDAMENTAL 

        Entre os mitos do amor não provados, porém muito acreditados encontra-se o da beleza. Diz-se que a paixão pede a beleza para crescer e nosso querido poeta Vinícius de Moraes chegou ao extremo de afirmar: "As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental.” Já na descrição homérica da guerra de Tróia, atribuía-se o conflito à beleza de Helena, reforçando a crença no poder da estética e em sua importância para o florescimento do amor.
        No entanto, as coisas não se passam bem assim na realidade. Se a beleza fosse imprescindível para o amor, onde ficariam todos os feios e as feias que conhecemos, provavelmente a maior parte da população? Eles precisariam perguntar ao poeta para que seria a beleza fundamental. Como a beleza é menos frequente do que a feiura, podemos presumir que a maioria formada pelos feios dê valor à qualidade que lhes é ausente e, por essa razão, haveria uma ponderável parcela de pessoas valorizando, até excessivamente, a beleza como qualidade importante na busca de um parceiro. Para confirmar essa hipótese, podemos tomar o exemplo do próprio Vinícius de Moraes, que certamente já não primava pela beleza na época em que criou a famosa frase.
        Frequentemente, vemos casais que nos chamam a atenção exatamente por serem singularmente díspares, pois, enquanto um é muito bonito, o outro é bem o contrário. É provável que isso se deva a um fenômeno bastante comum a atração dos opostos. Tanto quanto uma pessoa feia pode valorizar a beleza como qualidade que busca em seu parceiro, a pessoa bonita pode se desinteressar por uma qualidade que, para ela, não passa de um dom natural, em geral escassamente apreciado por não ser fruto de um especial esforço, por não ser uma conquista, mas algo recebido, por assim dizer, de mão beijada.
        Na verdade, se pensarmos friamente, a beleza como característica desejada no parceiro que buscamos deve vir numa posição não muito destacada, visto que existem muitas outras qualidades que são de fato mais fundamentais quando procuramos nosso companheiro de viagem pela vida. Honestidade, inteligência, capacidade de amar, diligência, generosidade, bondade, disciplina pessoal e saúde são algumas das qualidades que valorizam uma pessoa mais que simplesmente sua formosura. Daí a sabedoria popular afirmar que "beleza não põe mesa".
        Não resta a menor dúvida de que a beleza abre portas, facilita um primeiro contato, cria uma impressão favorável e uma predisposição positiva nas pessoas. Até porque ela tende a ser vista como a expressão externa de algo interno, ou seja, mostra-se como uma prévia de qualidades a serem percebidas posteriormente. Tendemos a acreditar que uma pessoa é boa e inteligente simplesmente porque é bela. Isso, porém, pode se tornar uma faca de dois gumes na medida em que se passa a esperar um melhor desempenho e um maior leque de qualidades em uma pessoa, apenas pelo fato de ela ser bonita.
        É muito comum encontrarmos entre as mulheres – como corolário do mito da beleza fundamental – um outro mito: o da capa de revista. Muitas mulheres tendem a ficar inseguras quando disputam um namorado com outra que consideram mais bonita ou quando percebem seu homem manifestar interesse por uma mulher do tipo capa de revista. Na imaginação, acolhem a ideia de que os homens tenderiam a procurar mulheres especialmente bonitas para serem suas parceiras, o que viria a se encaixar com a ideia de que a beleza seria mesmo a qualidade mais valorizada por eles. Podem até existir aqueles que colocam a beleza em primeiro lugar, mas é muito provável que sejam minoria. A maior parte dos homens está em busca de mulheres com outras qualidades consideradas mais fundamentais.
        A qualidade de fato mais importante está na capacidade de cada indivíduo tirar partido dos aspectos positivos de sua aparência. Com isso, cada um de nós mostra que, mais fundamental do que ser bonito, é revelar uma atitude de amor, carinho e cuidado consigo mesmo. Isso pode ser percebido por sinais exteriores que, por serem realmente mais valiosos do que a beleza natural, acabam se confundindo com ela. O que acontece, muitas vezes, é que uma pessoa se torna atraente e nos parece bonita devido somente às suas outras qualidades. 

                                                       Luiz Alberto Py. Caras, 2/3/1995.
Entendendo o texto:
01 – Com esse texto, qual dos seguintes pontos de vista o autor procura defender? Marque a resposta adequada:
a)   A beleza física não existe; ela é relativa e depende de outras qualidades que temos.
b)   A beleza física não é o mais importante para a felicidade amorosa, apesar de ser muito valorizada socialmente.
c)   Além da beleza física, outros valores devem ter menos importância do que têm recebido socialmente.
d)   A beleza não é valorizada socialmente como deveria ser.

02 – O autor do texto concorda com o poeta Vinícius de Moraes no que diz respeito à beleza? Justifique.
      Não. Para o autor, existem outras qualidades que valorizam uma pessoa mais que a beleza física.

03 – No 5° parágrafo, o autor reconhece que a beleza “abre portas”, facilita o contato inicial com outras pessoas. Porém, em contrapartida, ela também cria problemas para a pessoa bonita. Responda:
a)   De que maneira a beleza “abre portas” para aquela que a possui?
Ela facilita um primeiro contato e cria uma impressão favorável.

b)   Que tipo de problema, segundo o texto, a beleza pode trazer?
Acredita-se que uma pessoa seja boa e inteligente simplesmente por ser bela.

04 – Ao longo do texto, o autor desenvolve seu ponto de vista acerca da importância da beleza. Identifique, no último parágrafo, a palavra ou expressão que explicita e comprova a posição do autor em relação a este aspecto.
      “Revelar uma atitude de amor”.

05 – A Revista Caras, na maior parte de seus textos, trata de notícias relacionadas a pessoas de renome na sociedade: artista de televisão (principalmente de novelas), empresários, músicos, cantores, modelos, jogadores de futebol, etc. Muitas dessas pessoas são fotografadas em suas mansões e aparecem maquiadas, com roupas finas, joias, carros luxuosos...
a)   Com base nas informações acima, responda: Que importância a beleza física tem nesse universo social retratado na revista? Justifique.
Muita importância, já que se destaca e se dá importância ao belo e ao material.

b)   O texto de Luiz Alberto confirma ou questiona os valores geralmente expostos por esse grupo social? Justifique.
Questiona, já que ele aponta qualidades outras, além da beleza física.

06 – Explique e caracterize o que é uma mulher tipo “capa de revista”.
      É a mulher bela, de acordo com os padrões de beleza valorizados em determinada sociedade.

07 – Transforme o predicativo do sujeito da frase abaixo numa oração subordinada predicativa. Sublinhe-a.
        “O caráter realmente é fundamental.”
      O caráter realmente é o que se considera fundamental.

08 – Uma as orações abaixo com o pronome relativo cujo ou uma de suas variantes.
        “Esse garoto parece brilhante. O coração desse garoto é grande.”
      Esse garoto cujo coração é grande parece brilhante.

09 – Coloque V ou F conforme as afirmativas sejam VERDADEIRAS ou FALSAS: Corrija as FALSAS.
(V) Em: “Dizem que a paixão é bela” temos duas orações: a primeira é a principal e a segunda, subordinada substantiva predicativa.

(F) Em: “A sabedoria é essencial e a beleza é complemento.” temos duas orações coordenadas assindéticas.
Justificativa: Somente uma é assindética.

(F) Em: “Quando nós valorizamos somos mais felizes.” Temos, na primeira oração, uma ideia de causa.
Justificativa: Temos uma ideia de tempo.

(V) Em: “Quanto mais ria, mais bonita ficava.” A primeira oração é subordinada adverbial proporcional.

10 – Transforme os períodos simples em períodos compostos por subordinação. Sublinhe as orações subordinadas adjetivas e circule os pronomes relativos:
a)   A menina era bonita. Geraldo namorava a menina.
A menina que Geraldo namorava era bonita.

b)   Esta é a “capa da revista”. Eu lhe falei da “capa de revista”.
Esta é a capa da revista que eu lhe falei.






Um comentário: