domingo, 8 de junho de 2025

NOTÍCIA: I QUILOMBINHO: GARANTINDO PRIORIDADE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA CRIANÇAS QUILOMBOLAS - COM GABARITO

 Notícia: I Quilombinho: garantindo prioridade nas políticas públicas para crianças quilombolas

        Matheus de Lima Marques tem 12 anos e vive na Comunidade Negra Paiol de Telha, próximo ao município de Guarapuava, no Paraná, região sul do Brasil. O menino cursa a 6ª série do Ensino Fundamental e é obrigado a percorrer todos os dias uma distância longa para chegar até a escola. O trajeto é feito de ônibus, que busca as crianças em sua comunidade e leva para uma escola na cidade. “Paiol de Telha é um lugar muito bom para morar, mas a gente sente falta de algumas coisas, como posto de saúde, um mercado e principalmente uma escola”, dia o menino. Assim como na maioria das comunidades quilombolas brasileiras, a comunidade onde vive Matheus não tem escola de Ensino Fundamental.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4ehH4kl4C8qq5B6klOEFJpcZyxIsUHSw_Z3WD318F6djM1WOgAZDn_7g-d7RYmeEQXvFegp0pge1pFWsLzTFYkV_oE__FhCIdAyOuDI2lGubhmFykWqzdSrZxVnjGkfuhCTdVYUwLSv-etbu5c-CKxEe5XHuP7ozOtDER0_GJptS5Rpzu5BTLNbz8SIQ/s1600/images.jpg


        Em 2007, Matheus está contente porque ele e as crianças da escola vão receber, pela primeira vez, aulas de história e cultura afro-brasileira. “Eu acho muito importante. Já sei de muitas coisas porque faço parte de um grupo de dança afro, mas acho que todas as crianças tem direito a conhecer a história dos negros no Brasil. O nosso país é um arco-íris, né?”.

        Por conhecer tão bem o tema, Matheus teve uma redação premiada sobre “Diversidade Étnica e Racial no Brasil”, e, como vencedor, foi escolhido para participar do I Quilombinho – Encontro Nacional de Crianças e Adolescentes Quilombolas, realizado, com o apoio do Unicef, entre os dias 2 e 3 de julho de 2007, em Brasília. “Está sendo uma boa oportunidade, porque posso conhecer melhor como vivem as outras crianças, como é a vida na comunidade delas. Já tinha participado de um encontro parecido no meu Estado, mas agora encontro gente do Brasil todo. E o que eu aprender aqui, vou levar para minha comunidade e transmitir para as outras pessoas”, conta o menino que sonha, um dia, em morar na África. “Tenho vontade de conhecer de perto o povo que deu origem aos negros brasileiros. No futuro, acho que vou ser advogado, quero dar uma boa casa para minha mãe morar e ser um rapaz de qualidades”, diz.

        Junto com Matheus, cerca de 100 meninos e meninas vindos de 22 estados brasileiros discutiram, durante o I Quilombinho, temas como educação, saúde, proteção, cultura, lazer e outros direitos de crianças e adolescentes que vivem nas comunidades remanescentes de quilombos. Na história do Brasil, os quilombos eram comunidades isoladas formadas por negros que resistiam contra a escravidão. Hoje, no País, a Secretaria Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial estima que existem 3.524 comunidades quilombolas, onde vivem quase 900 mil crianças e adolescentes.

Disponível em: http://unicef.org/brazil/pt/activities_10228.htm. Acesso em: 5 nov. 2014.

Fonte: Língua Portuguesa: Singular & Plural. Laura de Figueiredo; Marisa Balthasar e Shirley Goulart – 6º ano – Moderna. 2ª edição, São Paulo, 2015. p. 59-60.

Entendendo a notícia:

01 – Quem é Matheus de Lima Marques e onde ele vive?

      Matheus de Lima Marques é um menino de 12 anos que cursa a 6ª série do Ensino Fundamental. Ele vive na Comunidade Negra Paiol de Telha, que fica próximo ao município de Guarapuava, no Paraná.

02 – Quais são as principais dificuldades que a comunidade de Matheus enfrenta, de acordo com o relato do menino?

      A comunidade de Matheus sente falta de algumas infraestruturas básicas, como posto de saúde, um mercado e, principalmente, uma escola de Ensino Fundamental, o que obriga as crianças a se deslocarem longas distâncias para estudar na cidade.

03 – Por que Matheus está contente em 2007, e qual sua opinião sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira?

      Matheus está contente porque ele e as crianças de sua escola vão receber, pela primeira vez, aulas de história e cultura afro-brasileira. Ele considera isso muito importante, pois acredita que todas as crianças têm o direito de conhecer a história dos negros no Brasil, que ele descreve como um "arco-íris".

04 – O que foi o I Quilombinho, quem participou e quais foram os temas discutidos?

      O I Quilombinho foi o Encontro Nacional de Crianças e Adolescentes Quilombolas, realizado em Brasília nos dias 2 e 3 de julho de 2007, com apoio do Unicef. Cerca de 100 meninos e meninas de 22 estados brasileiros participaram. Os temas discutidos incluíram educação, saúde, proteção, cultura, lazer e outros direitos de crianças e adolescentes quilombolas.

05 – Qual o significado histórico dos quilombos no Brasil e qual a estimativa atual de comunidades quilombolas e crianças que nelas vivem?

      Historicamente, os quilombos eram comunidades isoladas formadas por negros que resistiam contra a escravidão. Atualmente, a Secretaria Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial estima que existem 3.524 comunidades quilombolas no País, onde vivem quase 900 mil crianças e adolescentes.

 

 

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