Notícia: I Quilombinho: garantindo prioridade nas políticas públicas para crianças quilombolas
Matheus de Lima Marques tem 12 anos e
vive na Comunidade Negra Paiol de Telha, próximo ao município de Guarapuava, no
Paraná, região sul do Brasil. O menino cursa a 6ª série do Ensino Fundamental e
é obrigado a percorrer todos os dias uma distância longa para chegar até a
escola. O trajeto é feito de ônibus, que busca as crianças em sua comunidade e
leva para uma escola na cidade. “Paiol de Telha é um lugar muito bom para
morar, mas a gente sente falta de algumas coisas, como posto de saúde, um mercado
e principalmente uma escola”, dia o menino. Assim como na maioria das
comunidades quilombolas brasileiras, a comunidade onde vive Matheus não tem
escola de Ensino Fundamental.

Em 2007, Matheus está contente porque
ele e as crianças da escola vão receber, pela primeira vez, aulas de história e
cultura afro-brasileira. “Eu acho muito importante. Já sei de muitas coisas porque
faço parte de um grupo de dança afro, mas acho que todas as crianças tem
direito a conhecer a história dos negros no Brasil. O nosso país é um
arco-íris, né?”.
Por conhecer tão bem o tema, Matheus
teve uma redação premiada sobre “Diversidade Étnica e Racial no Brasil”, e,
como vencedor, foi escolhido para participar do I Quilombinho – Encontro
Nacional de Crianças e Adolescentes Quilombolas, realizado, com o apoio do
Unicef, entre os dias 2 e 3 de julho de 2007, em Brasília. “Está sendo uma boa
oportunidade, porque posso conhecer melhor como vivem as outras crianças, como
é a vida na comunidade delas. Já tinha participado de um encontro parecido no
meu Estado, mas agora encontro gente do Brasil todo. E o que eu aprender aqui,
vou levar para minha comunidade e transmitir para as outras pessoas”, conta o
menino que sonha, um dia, em morar na África. “Tenho vontade de conhecer de
perto o povo que deu origem aos negros brasileiros. No futuro, acho que vou ser
advogado, quero dar uma boa casa para minha mãe morar e ser um rapaz de
qualidades”, diz.
Junto com Matheus, cerca de 100 meninos
e meninas vindos de 22 estados brasileiros discutiram, durante o I Quilombinho,
temas como educação, saúde, proteção, cultura, lazer e outros direitos de
crianças e adolescentes que vivem nas comunidades remanescentes de quilombos.
Na história do Brasil, os quilombos eram comunidades isoladas formadas por
negros que resistiam contra a escravidão. Hoje, no País, a Secretaria Especial
de Promoção de Políticas de Igualdade Racial estima que existem 3.524
comunidades quilombolas, onde vivem quase 900 mil crianças e adolescentes.
Disponível em: http://unicef.org/brazil/pt/activities_10228.htm.
Acesso em: 5 nov. 2014.
Fonte: Língua
Portuguesa: Singular & Plural. Laura de Figueiredo; Marisa Balthasar e
Shirley Goulart – 6º ano – Moderna. 2ª edição, São Paulo, 2015. p. 59-60.
Entendendo a notícia:
01 – Quem é Matheus de Lima
Marques e onde ele vive?
Matheus de Lima
Marques é um menino de 12 anos que cursa a 6ª série do Ensino Fundamental. Ele
vive na Comunidade Negra Paiol de Telha, que fica próximo ao município de
Guarapuava, no Paraná.
02 – Quais são as principais
dificuldades que a comunidade de Matheus enfrenta, de acordo com o relato do
menino?
A comunidade de
Matheus sente falta de algumas infraestruturas básicas, como posto de saúde, um
mercado e, principalmente, uma escola de Ensino Fundamental, o que obriga as
crianças a se deslocarem longas distâncias para estudar na cidade.
03 – Por que Matheus está
contente em 2007, e qual sua opinião sobre o ensino de história e cultura
afro-brasileira?
Matheus está
contente porque ele e as crianças de sua escola vão receber, pela primeira vez,
aulas de história e cultura afro-brasileira. Ele considera isso muito
importante, pois acredita que todas as crianças têm o direito de conhecer a
história dos negros no Brasil, que ele descreve como um "arco-íris".
04 – O que foi o I
Quilombinho, quem participou e quais foram os temas discutidos?
O I Quilombinho
foi o Encontro Nacional de Crianças e Adolescentes Quilombolas, realizado em
Brasília nos dias 2 e 3 de julho de 2007, com apoio do Unicef. Cerca de 100
meninos e meninas de 22 estados brasileiros participaram. Os temas discutidos
incluíram educação, saúde, proteção, cultura, lazer e outros direitos de
crianças e adolescentes quilombolas.
05 – Qual o significado
histórico dos quilombos no Brasil e qual a estimativa atual de comunidades
quilombolas e crianças que nelas vivem?
Historicamente, os quilombos eram
comunidades isoladas formadas por negros que resistiam contra a escravidão.
Atualmente, a Secretaria Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial
estima que existem 3.524 comunidades quilombolas no País, onde vivem quase 900
mil crianças e adolescentes.
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