Música (Atividades): Segue o Seco
Marisa
Monte
A boiada seca
Na enxurrada seca
A trovoada seca
Na enxada seca

Segue o seco sem sacar que o caminho é seco
Sem sacar que o espinho é seco
Sem sacar que seco é o Ser Sol
Sem sacar que algum espinho seco secará
E a água que sacar será um tiro seco
E secará o seu destino seca
Ô chuva, vem me dizer
Se posso ir lá em cima pra derramar você
Ó chuva, preste atenção
Se o povo lá de cima vive na solidão
Se acabar não acostumando
Se acabar parado calado
Se acabar baixinho chorando
Se acabar meio abandonado
Pode ser lágrimas de São Pedro
Ou talvez um grande amor chorando
Pode ser o desabotoado céu
Pode ser coco derramado.
Composição: Carlinhos
Brown. Marisa Monte. CD Verde anil amarelo cor-de-rosa e carvão, 1994.
Fonte: Livro –
Português: Linguagens, 3ª Série – Ensino Médio – William Roberto Cereja,
Thereza Cochar Magalhães, 9ª ed. – São Paulo: Saraiva Editora, 2013. p. 140.
Atividades da música:
01 – Quais são as imagens de
seca apresentadas no início da música e qual a sensação que elas transmitem?
As imagens de
seca apresentadas no início da música são "boiada seca",
"enxurrada seca", "trovoada seca" e "enxada
seca". Essas imagens paradoxais intensificam a sensação de aridez e
ausência de vida, sugerindo uma seca tão extrema que afeta até mesmo elementos
que normalmente estão associados à água ou à fertilidade. Transmitem uma
sensação de desolação e de um ciclo vicioso de falta.
02 – O que significa a
repetição da frase "Segue o seco sem sacar que..." e qual a
implicação dessa falta de percepção para o personagem da música?
A repetição da
frase "Segue o seco sem sacar que..." enfatiza a ignorância ou a
falta de consciência do personagem em relação à sua própria condição e ao
ambiente em que vive. Ele continua seguindo em um caminho de seca, sem perceber
que o próprio caminho, os obstáculos ("espinho"), e até mesmo a fonte
de vida ("Ser Sol") estão secos. A implicação dessa falta de
percepção é a perpetuação de seu sofrimento e a dificuldade de encontrar uma
saída para a situação.
03 – Qual é o apelo presente
no refrão ("Ô chuva, vem me dizer / Se posso ir lá em cima pra derramar
você") e o que ele revela sobre a esperança do eu lírico?
O apelo presente
no refrão é um clamor à chuva, personificada como uma entidade capaz de trazer
alívio. A pergunta "Se posso ir lá em cima pra derramar você" sugere
um desejo intenso de participar da solução para a seca, de trazer a água que
falta. Revela uma esperança, mesmo que distante, de que a situação possa mudar
e de que ele possa contribuir para essa mudança.
04 – Como a música descreve a
possível reação do "povo lá de cima" diante da solidão e do
sofrimento?
A música descreve
a possível reação do "povo lá de cima" diante da solidão e do sofrimento
de diversas formas: "se acabar não acostumando", "se acabar
parado calado", "se acabar baixinho chorando", "se acabar
meio abandonado". Essas descrições pintam um quadro de resignação,
tristeza e isolamento, mostrando diferentes maneiras pelas quais a dureza da
vida pode afetar emocionalmente as pessoas.
05 – Quais são as possíveis
origens das "lágrimas" mencionadas no final da música e o que essas
diferentes interpretações sugerem sobre a natureza do sofrimento?
As possíveis
origens das "lágrimas" mencionadas no final da música são
"lágrimas de São Pedro" (associadas à chuva) ou "talvez um
grande amor chorando", "o desabotoado céu" (uma imagem poética
para a chuva) e "coco derramado" (algo inesperado e talvez menos
significativo). Essas diferentes interpretações sugerem que o sofrimento pode
ter diversas origens, desde causas naturais até questões emocionais profundas,
e que, por vezes, a explicação pode ser tanto óbvia quanto misteriosa ou
surpreendente. A variedade de explicações também enriquece a interpretação da
música, deixando espaço para a reflexão sobre as fontes da dor e da esperança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário