domingo, 8 de junho de 2025

CRÔNICA: BONECA KARAJÁ: PATRIMÔNIO IMATERIAL DO BRASIL - FRAGMENTO - AFONSO HENRIQUE FERNANDES - COM GABARITO

 Crônica: Boneca Karajá: patrimônio imaterial do Brasil – Fragmento

              Afonso Henrique Fernandes

        O povo Karajá, uma das mais conhecidas etnias indígenas do Brasil, ocupava originariamente as regiões localizadas na extensão do rio Araguaia nos estados do Pará, Tocantins, Mato Grosso e Goiás. Atualmente o aldeamento mais importante está localizado na ilha do Bananal no Tocantins. A estimativa total da população Karajá gira entorno de 3.200 pessoas.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvj_Ou8qMnP6CK-2qKOrcVpk_xhbcLp4d_tky0nkMcH2Ic34W1J5NSIifYvquM_uuxZi8ilv0de5IGy_Nl7vd7-QcQJSE1UWf03YpUK_EvGJ5EDbnP7nv4KZD04OQyW3MVaWHlt2x3vEmTmttzC5q8QPmphRa6rYNIR3tCH54kiD2CLdLLGICpskR7CaM/s1600/boneca-karaja1.jpg

        Apesar de ter sofrido com o avanço da colonização ocidental, este grupo é um dos que melhor conseguiu preservar seus costumes ao longo dos anos. Além de serem relativamente conhecidos no resto do país, símbolos importantes como a língua, a pesca e alguns rituais se mantêm nas práticas cotidianas. O principal exemplo desta preservação da cultura Karajá é justamente a boneca de cerâmica feita por eles.

        Para além de sua função enquanto ornamento, as bonecas Karajá são uma boa amostra da cultura deste povo, possuindo importantes significados sobre a sua organização social. Além disso, nos dias de hoje, a produção e a comercialização das bonecas têm servido de relevante fonte de renda para boa parte das famílias. Por isso, a boneca Karajá foi recentemente reconhecida como patrimônio imaterial do Brasil.

        O reconhecimento da boneca enquanto patrimônio imaterial contribui justamente na preservação do “saber fazer”. A técnica de produção da boneca é utilizada apenas pelos Karajás e é passada de geração a geração. O processo, que tem duração de uma média de uma semana, é controlado e dominado pelas mulheres e acompanhado pelas filhas que vão aprendendo com as mães. A técnica consiste basicamente na coleta da argila, preparo da massa, modelagem, secagem e pintura.

        As faixas etárias dos Karajás são definidas e representadas por símbolos estéticos representados pelas pinturas corporais e formatos de cabelo. Este código também se apresenta nas bonecas. Dessa forma, são produzidos conjuntos de bonecas que ilustram as distintas composições familiares presentes na etnia Karajá. Também é possível encontrar referências à fauna da região e à mitologia dos Karajás.

        A preservação deste patrimônio, passado de geração em geração, passa por constantes ressignificações que dialogam com as alterações no ambiente e nas interações sociais. Um exemplo deste processo é o fato de que hoje é possível distinguir dois tipos distintos de boneca, a Hўkўnaritxoko (boneca antiga) e a Ritxoko (boneca moderna). Enquanto a Hўkўnaritxoko representa a boneca tradicional feita para os próprios Karajás, a Ritxoko está voltada para a comercialização e, dessa forma, atente a objetivos mais decorativos.

        Além disso, esta preservação do patrimônio contribuiu para que se avance na difusão do conhecimento sobre os povos indígenas do Brasil e na construção de uma memória que não relegue a esses povos um espaço marginal.

        [...]

FERNANDES, Afonso Henrique. Boneca Karajá: patrimônio imaterial do Brasil. disponível em: http://saemuseunacional.wordpress.com/2014/02/18/boneca-karaja-patrimonio-imaterial-do-brasil/. Acesso em: 5 nov. 2014. (Fragmento adaptado).

Fonte: Língua Portuguesa: Singular & Plural. Laura de Figueiredo; Marisa Balthasar e Shirley Goulart – 6º ano – Moderna. 2ª edição, São Paulo, 2015. p. 78-79.

Entendendo a crônica:

01 – Onde o povo Karajá ocupava originariamente e onde se localiza seu aldeamento mais importante atualmente?

      Originalmente, o povo Karajá ocupava as regiões ao longo do rio Araguaia nos estados do Pará, Tocantins, Mato Grosso e Goiás. Atualmente, o aldeamento mais importante está localizado na ilha do Bananal, no Tocantins.

02 – Apesar da colonização, o que o povo Karajá conseguiu preservar e qual é o principal exemplo dessa preservação?

      Apesar do avanço da colonização ocidental, os Karajás conseguiram preservar bem seus costumes, incluindo a língua, a pesca e alguns rituais. O principal exemplo dessa preservação cultural é a boneca de cerâmica feita por eles.

03 – Qual a importância da boneca Karajá além de sua função ornamental, e qual o reconhecimento recente ela recebeu?

      Além de sua função ornamental, as bonecas Karajá possuem importantes significados sobre a organização social do povo. Atualmente, a produção e comercialização das bonecas também servem como fonte de renda para muitas famílias. Por essa importância, a boneca Karajá foi recentemente reconhecida como patrimônio imaterial do Brasil.

04 – Como a técnica de produção da boneca Karajá é transmitida e quais são as etapas básicas do processo?

      A técnica de produção da boneca é transmitida de geração em geração, sendo controlada e dominada pelas mulheres, que são acompanhadas pelas filhas que aprendem com suas mães. O processo envolve a coleta da argila, preparo da massa, modelagem, secagem e pintura.

05 – De que forma as bonecas Karajá representam a organização social e a cultura do povo?

      As bonecas Karajá incorporam os símbolos estéticos (pinturas corporais e formatos de cabelo) que definem as faixas etárias dos Karajás. Assim, são produzidos conjuntos de bonecas que ilustram as distintas composições familiares, e também é possível encontrar referências à fauna regional e à mitologia Karajá nas bonecas.

06 – Quais são os dois tipos distintos de boneca Karajá existentes hoje e qual a diferença entre elas?

      Atualmente, existem dois tipos distintos de boneca: a Hўkўnaritxoko (boneca antiga) e a Ritxoko (boneca moderna). A Hўkўnaritxoko representa a boneca tradicional feita para os próprios Karajás, enquanto a Ritxoko é voltada para a comercialização e possui objetivos mais decorativos.

07 – De que maneira a preservação do patrimônio da boneca Karajá contribui para a difusão do conhecimento sobre os povos indígenas?

      A preservação desse patrimônio contribui para difundir o conhecimento sobre os povos indígenas do Brasil e para a construção de uma memória que lhes confira um espaço de destaque e não marginalizado na história e cultura do país.

 

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