Causo: Assombração
Rolando Boldrin
Aquele moço estava esperando a condução
no ponto da frente do cemitério da Consolação, na capital.
Era uma sexta-feira e faltavam cinco
minutos para a meia-noite.

De repente, encosta um outro moço.
O ônibus não chegava, deu meia-noite, e
este moço olha pro relógio, pros lados, coisa e tal... E o primeiro moço então
resolve puxar conversa:
-- O amigo por acaso tem medo de alma
de outro mundo, assombração, essas coisas?
O moço, com desdém:
-- Eu não, rapaz. Ocê acha que vou ter
medo dessas bobagens de gente morta?
E o outro responde:
-- Gozado, eu também quando era vivo
num tinha medo, não!
Rolando Boldrin.
História de contar o Brasil. São Paulo: Nova Alexandria, 2012.
Fonte: Língua
Portuguesa: Singular & Plural. Laura de Figueiredo; Marisa Balthasar e
Shirley Goulart – 6º ano – Moderna. 2ª edição, São Paulo, 2015. p. 48.
Entendendo o causo:
01 – Onde e em que
circunstâncias os dois moços se encontram?
Os dois moços se
encontram em um ponto de ônibus em frente ao cemitério da Consolação, na
capital. Era uma sexta-feira, e o encontro ocorreu cinco minutos antes da
meia-noite, enquanto aguardavam a condução.
02 – Qual é a pergunta que o
primeiro moço faz ao segundo para puxar conversa?
O primeiro moço pergunta ao segundo:
"O amigo por acaso tem medo de alma de outro mundo, assombração, essas
coisas?".
03 – Como o segundo moço reage
à pergunta sobre ter medo de assombração?
O segundo moço
responde com desdém, afirmando: "Eu não, rapaz. Ocê acha que vou ter medo
dessas bobagens de gente morta?". Ele demonstra total descrença e falta de
medo em relação a fantasmas ou assombrações.
04 – Qual é a frase final do
causo e o que ela revela sobre a identidade do primeiro moço?
A frase final do
causo é: "Gozado, eu também quando era vivo num tinha medo, não!".
Essa frase revela a verdadeira identidade do primeiro moço: ele é, na verdade,
uma assombração ou um espírito de alguém que já morreu, surpreendendo o outro
moço e o leitor com a revelação.
05 – Qual é o elemento
principal que torna este causo um "causo" e não apenas uma história
comum?
O elemento
principal que o torna um "causo" é o seu final inesperado e cômico,
conhecido como "punchline". A reviravolta na identidade do primeiro
moço, revelada na última fala, transforma uma conversa trivial em uma anedota
com um toque de humor e suspense, característica marcante desse gênero narrativo
oral.
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